terça-feira, 15 de julho de 2014

PMs se revoltam por ainda não terem recebido as diárias da Copa. Enquanto isso, viaturas viram sucatas diante das dívidas do Governo do Estado junto aos forcecedores de peças automotivas

E O SALÁRIO Ó...
Viatura-PM--WR
Antes mesmo do início da Copa do Mundo, em Natal, o Governo do Estado prometeu o pagamento das diárias operacionais para os policiais militares que trabalhariam no Mundial. O valor, que variava de R$ 50 a R$ 150, para cada seis horas de trabalho, deveria ter sido pago no dia 11 de junho, ou seja, dois dias antes do primeiro jogo na capital potiguar – México e Camarões. Porém, até hoje, a quantia não foi repassada aos militares.
“Os policiais passaram por diversos cursos para a Copa do Mundo. Foram qualificados, trabalharam dedicadamente no Mundial, tanto que os índices de violência diminuíram. Todos estavam muito motivados, pois a promessa era de pagamento das diárias, dois dias antes do primeiro jogo em Natal. Só que, até agora, nada foi pago e nem existe a previsão. Os policiais estão se sentindo enganados”, destacou o sargento Eliabe Marques, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN).
O coronel Araújo Silva, comandante geral da PM no RN, confirmou a denúncia. “Realmente não pagamos as diárias para os policiais que trabalharam na Copa do Mundo. Nem para aqueles que trabalharam nos jogos e nem no Fifa Fan Fest. Pagamos apenas as diárias dos eventos testes”, admitiu o coronel, que garantiu já ter feito o pedido de recursos para que os PMs recebam o que têm de direito. “O Governo está fazendo o pagamento do 13º dos servidores. Depois disso, ele vai começar a pagar algumas dívidas que estão em atraso. Já entramos em contato com o Governo, falando dessa situação, e estamos esperando uma resposta da Secretaria de Planejamento, para começar a fazer o pagamento dessas diárias”.
Enquanto isso, Eliabe também destacou o crescimento da violência com o final da Copa do Mundo. “Estávamos bem otimistas com a Copa do Mundo, principalmente por todo o resultado positivo que tivemos, com a diminuição da violência. Mas com o fim da Copa tudo voltou ao que era antes. Vou te falar uma coisa, a violência chegou a um ponto tão crítico que até os próprios policiais estão com medo”. O presidente da ASSPMBM ainda frisou que o aumento dos crimes está diretamente ligado ao fato do Governo não “cumprir com a palavra”.
“Esse caso da Copa do Mundo é um exemplo muito bom. Falaram que iriam pagar as diárias, mas até agora nada. Se o Governo pagasse o que promete, pode ter certeza que teríamos filas de policiais querendo ganhar diária operacional para trabalhar depois do serviço, o que aumentaria o policiamento nas ruas, mas isso não acontece. Os policiais preferem fazer serviços “por fora” do que ganhar as diárias operacionais, pois sabem que o Governo não irá pagar”.
Carros quebrados vira “humilhação” para os policiais
No último domingo (13), durante o último dia da Fan Fest em Natal, várias pessoas viram algo, no mínimo, constrangedor. Com a viatura sem ligar, policiais militares tiveram que empurrar o veículo até que conseguissem fazer ele “pegar”. “Entendemos que essa situação é humilhante e extremamente constrangedora. Um absurdo total que mostra apenas o descaso que o Governo tem com a segurança pública”, reclamou Eliabe Marques.
O presidente da ASSPMBM/RN afirmou que existem muitas viaturas da corporação em situações até piores. “Temos diversos problemas com viaturas. Até mesmo pneus carecas. Viaturas que estão infringindo o código de trânsito brasileiro, já que não têm a mínima condição de estarem nas ruas. Viaturas que a qualquer momento podem quebrar, pondo em risco a vida dos policiais e das pessoas no trânsito. Além disso, algumas vezes os policiais foram atender a uma ocorrência e não conseguiram chegar até o local, pois a viatura tinha quebrado”.
A frota atual de veículos no estado passa de 400, dos quais 220 são alugados. O coronel Araújo confirmou que muitas viaturas estão sofrendo por falta de manutenção e que o Governo tem dívidas com os fornecedores. “O carro do Fan Fest foi só um problema elétrico, mas realmente temos viaturas mais velhas que estão em situações complicadas por falta de manutenção. O Governo tem dívidas com fornecedores, tanto de peças quanto os que nos alugam as viaturas. Temos algumas viaturas novas que estão chegando e que irão aumentar a efetividade nas ruas. Mas estamos na mesma situação das diárias, esperando o Governo pagamento do 13º salário para começar a quitar algumas dívidas”.

Nenhum comentário: