sábado, 14 de junho de 2014

Laranja atomica

São Paulo, SP - Folhapress - A Holanda humilhou a Espanha com uma goleada por 5 a 1, de virada, na estreia de ambas na Copa do Mundo, ontem, na Fonte Nova, em Salvador, em reedição da final de 2010, que foi vencida pelos espanhóis por 1 a 0.
Thiago Calil/Folhapress
Os craques e carrascos holandeses comemoram mais um gol na vitória arrasadora sobre a Espanha, do decepcionado CasillasOs craques e carrascos holandeses comemoram mais um gol na vitória arrasadora sobre a Espanha, do decepcionado Casillas


Xabi Alonso, de pênalti, abriu o placar para os atuais campeões mundiais. De Vrij, Van Persie e Robben, duas vezes cada um, marcaram para os holandeses. Foi a pior estreia de uma equipe detentora do título. Às 19h desta sexta, Chile e Austrália fecharão a primeira rodada do Grupo B. O gol de cabeça do holandês Van Persie no primeiro tempo encerrou a invencibilidade do arqueiro Casillas.


O espanhol somava 476 minutos sem sofrer gols em Copa do Mundo. Estava a 37 minutos de igualar o recorde do italiano Walter Zenga na Copa de 1990. Naquele Mundial, Zenga só foi superado na semifinal, pelo argentino Claudio Caniggia.

O último jogador que havia conseguido vencer Casillas fora o chileno Rodrigo Millar, ainda na primeira fase da Copa de 2010. Depois daquele jogo, a Espanha conseguiu quatro vitórias por 1 a 0 no mata-mata rumo ao título.

Histórica
O dia que todo torcedor da Espanha deseja esquecer ficará registrado na história das Copas. A derrota por 5 a 1 é a pior estreia de um campeão que entra no torneio para defender o título. Até ontem, os campeões mundiais já haviam perdido três vezes no primeiro jogo, mas nunca por goleada. A primeira vítima foi a Argentina, em 1982. Com Maradona em seu primeiro Mundial, os sul-americanos caíram para a Bélgica, por 1 a 0 em Barcelona. Então vice-campeões europeus, os belgas haviam vencido apenas um jogo em cinco Copas.

Campeã em 1986, a Argentina perdeu novamente na estreia em 1990. Dessa vez, o algoz foi a seleção de Camarões, também por 1 a 0, em Milão. Omam-Biyik marcou o gol da vitória, em partida que os Leões Indomáveis terminaram com nove jogadores em campo. A terceira seleção campeã a estrear com derrota foi a França. Em 2002, o time detentor dos títulos da Copa do Mundo, da Euro e da Copa das Confederações foi surpreendido por Senegal, em Seul, na Coreia do Sul. A derrota deu início a derrocada francesa, com a eliminação ainda na primeira fase. 

Ficha técnica
Espanha (1): Casillas; Azpilicueta, S. Ramos, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Iniesta e Xavi; David Silva (Fàbregas) e Diego Costa (F.Torres). Técnico: Vicente del Bosque
Holanda (5): Cillessen; Janmaat, Vlaar, De Vrij (Veltman), Martins Indi e Blind; De Jong, De Guzmán (Wijnaldum) e Sneijder; Robben e Van Persie (Lens). Técnico: Louis van Gaal
Estádio: Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Gols: Xabi Alonso (27), Van Persie, aos 43 min do 1º T; Robben (7 e 34), De Vrij,(19), Van Persie (26  2º tempo)

Nenhum comentário: