DIFÍCIL ENTENDER
Marcelo Lima
Repórter
Desde o período que foram iniciadas as obras da Cidade da Criança, muitas deixaram a infância e outras tantas nasceram. São seis anos de obras, adiamentos e promessas atravessando três governos. Agora, no último ano de gestão, o equipamento de lazer e convivência parece que vai se finalmente entregue à população.
Conforme o empresário Fabiano Moreira, da construtora Ramalho Moreira, é possível entregar a obra até o mês de julho, mas a data de abertura da Cidade da Criança fica a cargo do governo do Estado. A presidente da Fundação José Augusto (FJA), Isaura Rosado, afirmou que prefere não marcar uma data, pois ainda haverá processo de ocupação dos quiosques e outras estruturas.
Na manhã desta sexta-feira (20), no local, cerca de 60 trabalhadores da construtora Ramalho Moreira seguem engajados na finalização do serviço, que é realizado entre 7h e 17h. Restam praticamente apenas a instalação elétrica, pintura, calçada da entrada, plantação da grama e a limpeza. Muitos prédios já estão prontos. Praticamente metade dos espaços verdes já teve a grama plantada.
Na fachada, o letreiro com o nome colorido também está pronto, inclusive com a iluminação que estava ligada hoje pela manhã. Logo na entrada, há um novo prédio da administração com dois andares (térreo e superior). A Cidade da Criança também voltará a funcionar com a sua biblioteca, restaurante, quiosques, escola de iniciação artística, postos de segurança (para bombeiros e polícia militar), concha acústica, banheiros, pista de cooper e passeio de pedalinhos.
“Não marcamos a data porque vamos iniciar o processo de instalação dos espaços e isso só pode ser feito depois da entrega da obra”, declarou a presidente da FJA. Segundo ela, haverá a montagem da biblioteca infantil, a instalação do museu de brinquedos antigos “Casa de Vozinha” e do museu taxidérmico (com animais empalhados) com apoio da UFRN.
Os espaços como quiosques e restaurantes ainda não tem os ocupantes definidos. “Estamos abrindo processo seletivo para a sorveteria, o café bistrô, quiosques e pedalinhos”, acrescentou Isaura Rosado. Ela prefere não definir uma data para não se comprometer em caso de imprevistos.
Seis anos de obras
De acordo com a última medição oficial da SIN, a obra está 84,2 % concluída. Como essa verificação do andamento das obras foi feita há alguns dias, o trabalho já avançou um pouco mais. Conforme a Construtora Ramalho Moreira, a Cidade da Criança já está 90% pronta.
Com seis anos de obras, o processo de revitalização atravessou três governos e inumeráveis adiamentos de sua reinauguração: Wilma de Faria, Iberê Ferreira de Souza e Rosalba Ciarlini. Nesse meio tempo, duas empresas estiveram à frente da obra.
A primeira foi a M&K Comércio e Construções LTDA, que teve o contrato com o governo encerrado em 2012 e consumiu R$ 4.289.235,95 de dinheiro público pela parte da obra que foi realizada. Depois disso, a Construtora Ramalho Moreira foi a vencedora do processo licitatório e vai executar a outra parte da obra no valor de R$ 4.976.447, 42.
Nenhum comentário:
Postar um comentário