sábado, 14 de junho de 2014

Agência de Camarões quer fazer negócios com o RN

Representantes da Agência de Desenvolvimento da República de Camarões, aproveitando a viagem à Natal para a estréia da seleção africana na Copa, contra o México (jogo ocorrido ontem na Arena das Dunas),  se reuniram com uma equipe do Governo do Estado para conhecer as potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, os temas que despertaram maior interesse da presidente da agência, Chantal Lewat, foram as tecnologias empregadas em carcinicultura e energias renováveis, além da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). 
Maísa Úrsula
Liane Marques, do RN, e Chantal Lewat, da Agência de Desenvolvimento da República de CamarõesLiane Marques, do RN, e Chantal Lewat, da Agência de Desenvolvimento da República de Camarões

O encontro serviu como um primeiro contato entre o Rio Grande do Norte e a República de Camarões. Conforme a Sedec, os representantes do país africano receberam material de divulgação sobre a economia potiguar e ficaram de analisar a possibilidade de construir parcerias com o estado.

Na oportunidade, técnicos da que integram a Coordenadoria de Desenvolvimento Comercial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Central do Investidor da Agência de Fomento do RN (AGN) apresentaram os principais destaques da economia do estado, possíveis parcerias e negócios que pudessem envolver troca de tecnologia. 

A pauta de exportação do Rio Grande do Norte também foi tema da reunião, além dos programas de incentivo que o estado dispõe, como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) e o Programa de Incentivo do Gás Natural (Progás).

A tecnologia empregada na carcinicultura potiguar foi um dos pontos que chamou a atenção das autoridades camaronesas. Uma visita à fábrica da Camanor chegou a ser agendada pela Sedec, agendada para ocorrer logo após o jogo, mas acabou sendo desmarcada pela forte chuva de ontem.

A princípio, uma delegação de 40 pessoas participaria da visita. Preocupados com a possibilidade de perder um voo que saía de João Pessoa para Manaus, os integrantes da comitiva decidiram partir antes.

Além da produção de camarão, as oportunidades em energia renovável, tanto das eólicas como de biomassa estiveram no centro das discussões. O terceiro ponto de interesse foi a ZPE de Macaíba.

Ainda de acordo com a Sedec, a presidente da Agência de Desenvolvimento da República de Camarões informou que uma equipe ficará encarregada de analisar as oportunidades de parceria expostas pelo Governo do Estado e entrará em contato com a equipe da secretaria também para encaminhar material com as potencialidades deles.

Nenhum comentário: