segunda-feira, 30 de junho de 2014

Aeroporto expande mercado

Nadjara Martins
repórter

Os efeitos gerados pela chegada do novo inquilino do município de São Gonçalo do Amarante, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, já começaram a ser sentidos, principalmente pelo mercado de trabalho. De acordo com relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, somente em maio foram gerados 200 novas vagas de emprego no município, com destaque para os setores de comércio e serviços. 

Adriano Abreu
Aeroporto não tem estrutura para voos extras, como os que ocorreram na Copa. Passageiros ficaram aguardando check in na calçadaAeroporto não tem estrutura para voos extras, como os que ocorreram na Copa. Passageiros ficaram aguardando check in na calçada

O engate, para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi a abertura do terminal, em 31 de maio:  somente para área de alimentação do terminal foram geradas 125 vagas, impulsionadas pela abertura dos restaurantes Pizza Hut, Delfina, Espaço Árabe e Casa do Pão de Queijo. Outras duas filiais do restaurante Cassol abriram na cidade. Na opinião do secretário de desenvolvimento, Klênio Alves Ribeiro, a geração de emprego pode ser visto como um balanço parcial sobre o início das atividades no aeroporto.

De acordo com o Caged, 200 pessoas foram admitidas em maio, somente no setor de serviços, contra 134 demissões, gerando um saldo positivo de 66 vagas. No acumulado do ano, foram geradas 477 vagas no setor. Já no comércio o desempenho foi menor: 65 admitidos contra 54 demissões, gerando um saldo positivo de 11 vagas. 

“A nível de Estado somos o segundo maior na geração de emprego neste mês. Ficamos atrás só de Natal. A nossa principal fonte neste quadrimestre foi a contratação de empresas que foram selecionadas para trabalhar no aeroporto. Do nosso conhecimento, foram mais 320 contratações no total, desde a gastronomia até a gerência de recursos humanos. Fora os  indiretos”, salientou o secretário. A turismóloga Claudilane Gadelha, 25 anos, conseguiu uma vaga como atendente há duas semanas, em uma das filiais da conveniência Hudson News no aeroporto. Apesar de o emprego ser temporário, uma vez que ela atua apenas como revendedora de produtos da Copa do Mundo, Claudilane afirma que o novo aeroporto tem potencial para mudar o município, ainda conhecida como uma “cidade dormitório”. “Tenho a possibilidade de ficar fixa no aeroporto, já que me inscrevi em outra seleção”, ressaltou.


De acordo com Klênio Ribeiro, o município tem investido em programas de capacitação, preparando a população para a cadeia gerada pelo aeroporto. Ele destaca a chegada de filiais do Instituto Federal do RN (IFRN) e do  Senac. A secretaria de tributação do município ainda não tem o número de novos empreendimentos que surgiram na cidade desde o início das atividades do aeroporto. Segundo o secretário Mário David, o balanço mensal deve ser fechado na semana que vem. Entretanto, ele salienta que esses novos investimentos não vêm apenas gerar empregos, mas arrecadação para o município. Além do Imposto Sobre Serviço (ISS), há o valor arrecadado pelo licenciamento de novos empreendimentos – boa parte deles no perímetro do aeroporto. “Neste mês tivemos uma arrecadação de licenciamentos estimado em R$260 mil”, afirmou Mário David.

Porém, o desenvolvimento que se inicia na cidade só se consolidará se o aeroporto se tornar o tão falado terminal de cargas, com a capacidade de atrair indústrias. Quatro empresas já estão em negociação com o Município com o objetivo de instalar condomínios empresariais na cidade, próximos ao aeroporto: três industriais e um comercial. 

Bate-Papo - Alysson Paolinelli
CEO do Consórcio Inframérica
Alex Régis
Alysson Paolinelli, CEO do Consórcio InframéricaAlysson Paolinelli, CEO do Consórcio Inframérica

Qual a avaliação que a Inframérica faz sobre o primeiro mês de funcionamento do novo aeroporto?
Nossa avaliação é a melhor possível, executamos uma ação inédita no Brasil: a transferência total de um aeroporto de um local para outro, e tudo ocorreu de forma tranqüila e organizada. Nosso objetivo é trabalhar para que o novo aeroporto faça do Rio Grande do Norte um Estado competitivo no setor aéreo.

Os primeiros dias de funcionamento trouxeram à tona algumas falhas de estrutura. Isso atrapalhou?

Há espaços internos ainda em acabamento, como alguns banheiros e obras ao redor do terminal, na área externa, que estão em andamento que nada interferem na operação, justamente por conta do tamanho do projeto. 

Com o fim da Copa, quais são as medidas do Consórcio para fazer com que o crescimento não se perca?

Há um grande potencial de crescimento das rotas de Natal. O Consórcio trabalha com uma consultora internacional que já está trabalhando para mapear novas rotas nacionais e internacionais. Além disso, o Consórcio faz negociação direta com companhias aéreas nacionais e internacionais. Quanto mais rotas nacionais, mais rotas internacionais – pois Natal pode se tornar ponto de conexão para diversas regiões do país.

Bate-papo - Wellington Moreira Franco
Ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC)
Júnior Santos
Wellington Moreira Franco, ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC)Wellington Moreira Franco, ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC)

Como a SAC avalia o início das operações do aeroporto?
Do ponto de vista dos passageiros, São Gonçalo tem funcionado a contento durante a Copa do Mundo, processando uma média de seis e sete mil passageiros por dia nos dias de Copa. É normal, no entanto, quando se inaugura um aeroporto, que ocorram ajustes operacionais durante alguns dias. Há uma curva de aprendizado. Ainda não chegamos ao alto dessa curva no Governador Aluízio Alves. Mas há um diálogo que tem se aprofundado entre a Inframérica e os órgãos públicos que atuam no aeroporto.
Nas primeiras semanas, o aeroporto sofreu algmas críticas quanto ao funcionamento, principalmente devido às obras ainda inacabadas dentro do terminal e lojas ainda fechadas. Como a SAC avalia esses problemas? Não há problema com obras dentro do terminal se elas não atrapalharem o fluxo de passageiros. É preciso lembrar que São Gonçalo foi entregue seis meses antes do prazo contratual. É um aeroporto novo. Muito foi feito, mas ainda há muito a fazer.  

E quanto ao alfandegamento provisório do aeroporto? Pode atrapalhar a atração de voos?

Há um diálogo que vem sendo aprofundado entre os órgãos públicos e os operadores do aeroporto a fim de solucionar essa e outras questões. Não creio que isso vá prejudicar a operação ou a competitividade do aeroporto, um dos mais modernos do Brasil.

PSL homologa neste sábado, Araken Farias, candidato ao Governo do RN. Partido vai para a disputa pelo RN com chapa puro sangue e apoio do PTC

ESPAÇO CUXÁ
65ie56i3i
O advogado e ex-diretor estadual do PROCON, Araken Farias, será candidato ao Governo do Estado. A homologação do nome dele foi feita na manhã deste sábado, em convenção do PSL realizada no Espaço Cuxá, em Natal. O PSL terá o apoio do PTC nas eleições deste ano.
Mesmo com a aliança, no entanto, o PSL de Araken terá uma chapa puro-sangue. O advogado será candidato ao lado do ex-vereador de Caicó Paulo Roberto, homologado como vice-governador. Paulo Roberto, vale lembrar, já foi presidente da Câmara caicoense e foi vereador do Município por cinco mandatos.
O candidato ao Senado pelo PSL será Roberto Ronconi e a sigla lançará, também, mais quatro nomes para deputado federal e oito para estadual. Durante o discurso da convenção, Araken Farias afirmou ser opção para o governo, além de Henrique Alves e Robinson Faria. “Esses dois nomes não representam, realmente, uma mudança para o governo do Rio Grande do Norte”, ressaltou.
“Henrique se apresenta como renovação, como o candidato do PMDB, mas faz 44 anos que ele é deputado; novo em quê? De novo? Henrique já demonstrou que não tem capacidade de administrar, ele mesmo deu entrevista, há três anos, dizendo que não queria ser governador, dizendo que a casa dele era a Câmara Federal, que não tinha nada a ver com o estado do Rio Grande do Norte. Eu não sei nem se Henrique mora no Rio Grande do Norte, ele tem uma casa aqui também, Henrique mora no Rio de Janeiro, efetivamente”, afirmou Araken

Tribunal de Contas do Estado realiza busca e apreensão inédita no DER/RN. Estruturas temporárias custaram R$ 43 milhões aos cofres públicos

SOB INVESTIGAÇÃO
65u653u356u
Nem com o pedido formal do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Governo do Estado (mais precisamente do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do RN, o DER), deu publicidade aos gastos feitos para a instalação de estruturas móveis para a Copa do Mundo. Tanto é que o mundial já acabou e, até o momento, o DER não respondeu aos questionamentos, o que fez o TCE realizar uma busca e apreensão no órgão para recolher documentos referentes ao caso.
A informação foi confirmada pelo próprio Tribunal de Contas do Estado na manhã de hoje. O conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, responsável pela inspeção nas contas do Governo sobre os gastos com essas estruturas móveis, comunicou na ultima sessão plenáriada Corte de Contas que determinou, em caráter liminar, a medida cautelar de busca e apreensão no DER.
Carlos Thompson explicou que o Plenário do TCE aprovou na sessão de 3 de junho, à unanimidade, a realização de inspeção, inclusive in loco, pela Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Copa 2014 (CAFCOPA) nos referidos contratos, com o objetivo específico de verificar os questionamentos formulados na Representação do Ministério Público do RN e Ministério Público de Contas.
Porém, as cópias dos processos de despesas referentes às licitações que deveriam ser entregues até o dia 18, o que não ocorreu, forçando a medida tomada por Carlos Thompson. “A conduta tornou inviável o andamento dos trabalhos por parte do Corpo Instrutivo”, justificou o conselheiro.
Na sua decisão, Carlos Thompson alertou que, diante do trabalho de desmontagem da estrutura a ser executado logo após a última partida de futebol, fato este que pode prejudicar toda a apuração pela CAFCOPA, “tem-se por configurado o fundado receio de grave lesão aopatrimônio público”.
A busca e apreensão, inédita no TCE, foi cumprida nesta segunda-feira pelos inspetores do Tribunal. Eles contabilizaram cerca de três mil páginas que foram transformadas em nove volumes. A Comissão vai analisar toda documentação, concluir a inspeção in loco nos próximos dias, emitir informação técnica sobre todos os achados de auditoria e encaminhar para o conselheiro Thompson Fernandes, que é relator dos processos relativos à Copa em Natal.
Estruturas temporárias custaram ‘fortuna’ aos cofres públicos e só beneficiaram a Fifa
O pedido de inspeção nos contratos firmados pelo Governo do Estado para a estrutura temporária foi formulado pelo Ministério Público de Contas e do RN. As estruturas temporárias em questão são para fins de bilhetagem, controle de entrada e saída de torcedores, transmissão de TV e rádio, além de patrocinadores e autoridades.
O problema é que, apesar delas beneficiarem apenas a Fifa, segundo a visão do MPRN e MPjTCE, essas estruturas teriam custado cerca de R$ 43 milhões aos cofres públicos. O secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, que também é diretor do DER, informou que o Estado vem tentando reduzir os custos, mas ocumprimento do contrato é obrigatório.
Na representação, o MPJTCE explica que em razão do êxito na candidatura, o Estado assumiu a condição de responsável pelo estádio que sediará os jogos, e assinou documento intitulado Stadium Agreement (Contrato de Estádio). O Município de Natal, por sua vez, assumiu o papel de cidade-anfitriã do evento – e, para tanto, teve que assinar o documento denominado Host City Agreement (Contrato de Cidade-Sede).
Na Representação, o procurador geral de Contas, Luciano Ramos, enumera dezessete itens que deverão ser analisados, entre eles, a verificação das razões que levaram o governo a atrasar o pagamento dos funcionalismo no segundo semestre de 2013. A representação do procurador também pede para se apurar o impacto da opção de construção da Arena das Dunas via Parceria Público-Privada no endividamento do Estado, bem como observância da LRF no planejamento desta despesa.
Por ter sido escolhido para sediar quatro jogos da Copa do Mundo Fifa 2014, o Município de Natal, no papel de Cidade-Sede, assinou o documento denominado Host City Agreement (Contrato de Cidade-Sede) e, posteriormente, o First Amendment to the Host City Agreement (Primeiro Aditivo ao Contrato de Cidade-Sede), assumindo assim uma série de obrigações para sediar o evento denominado FIFA Fan Fest.
“Num primeiro momento, cabia ao Município providenciar, sem ônus para a FIFA, localização adequada para realização do evento. Em seguida, o Município se tornou responsável por organizar, de acordo com as exigências da FIFA, a própria realização do evento, competindo a ele, a suas expensas, a adoção de todas as medidas operacionais e logísticas para o Fan Park da Copa do Mundo da FIFA”, argumenta o procurador-geral Luciano Ramos. A nova obrigação foi imposta pela FIFA, por meio de um autêntico contrato de adesão, padronizado para todas as cidades-sede.

Policial militar é agredido com soco durante blitz da Lei Seca em Capim Macio. Na madruada deste domingo, 40 pessoas foram flagradas em algum tipo de delito.

DERESPEITO TOTAL
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Uma nova blitz da Lei Seca realizada no bairro de Capim Macio, mais precisamente na rua Walter Duarte, resultou em 40 pessoas flagradas em algum tipo de crime. Além disso, de acordo com a Polícia Militar, um policial que participa das abordagens foi agredido por um passageiro de um dos carros parados na blitz.
O homem, de acordo com o tenente Isaack, do CPRE, tentou entrar em uma área de isolamento da blitz e, em determinado momento, ao ser impedido pelos policiais, o agrediu com um soco. Diante do descontrole, ele recebeu voz de prisão por agressão e desacato.
Nessa mesma blitz, um funcionário da Prefeitura de Natal que, inclusive, estava em um veículo institucional, foi flagrado sob efeito de álcool.
Outras sete pessoas foram flagradas e vão responder por crimes de trânsitos e 32 vão responder administrativamente por terem se negado a realizar o teste do bafômetro. No total, os policiais da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual realizaram 96 testes.
Na última quarta-feira (25), uma mulher havia se irritado ao ser parada em blitz no mesmo local e acabou mordendo um policial. Ela também foi submetida a um Termo Circunstanciado de Ocorrência por desacato.
Fonte: Portal BO

Brincadeira com fósforo deixa irmãs gêmeas com queimaduras graves em Felipe Camarão. Moradores apagaram o incêndio e prestaram os primeiros socorros às vítimas, que estão na UTI do Hospital Walfredo Gurgel

INCÊNDIO
87io578i578i
Por pouco, um incêndio não termina em tragédia, em uma residência na Rua do Fio, no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. O caçula de uma família de cinco irmãos, de apenas quatro anos, resolveu ‘brincar’ com fósforo próximo a um colchão e, rapidamente, o fogo de alastrou. Duas meninas (gêmeas) sofreram queimaduras de terceiro grau, sendo socorridas imediatamente pelos vizinhos. Elas foram internadas na UTI do Setor de Queimados, no Hospital Walfredo Gurgel. O estado de saúde das irmãs é considerado gravíssimo.
Segundo os moradores, no momento do incêndio, a mãe das vítimas, a dona de casa, Ana Madalena, havia saído de casa para trocar uma sandália em um mercadinho local. Ela também saiu ferida ao tentar socorrer os filhos em meio às chamas.
Os familiares estão desesperados e fazem orações pelo restabelecimento dos filhos na porta do hospital. Pouca coisa sobrou no imóvel, que teve as chamas debeladas pela própria vizinhança.

Mãe pede cirurgia salvadora para bebê com órgãos expostos, na cidade de Touros. Primeira cirurgia do recém-nascido está marcada para hoje no Varela Santiago

RISCO DE MORTE
Hospital-Infantil-Varela-Santiago---UTI-Neo-Natal--WR-(10)
O bebê que nasceu com má formação múltipla, há 12 dias na Maternidade Escola Januário Cicco, deve passar por sua primeira cirurgia na tarde desta sexta-feira (27). Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Varela Santiago, para onde foi transferido há dois dias, o recém-nascido deve passar por uma série de procedimentos cirúrgicos para que possa ter uma vida com mais qualidade de vida.
Segundo a coordenadora da UTI Neonatal do Varela Santiago, Lana Patrícia, o caso do bebê é raríssimo e sua sobrevivência depende muito das inúmeras intervenções que ele terá ainda que enfrentar. Ela disse que não há uma explicação científica para os problemas apresentados pelo recém-nascido e que o caso deve ser alvo de pesquisa, para saber o que pode ter provocado a má formação múltipla.
“É um caso muito complexo e vamos tratar primeiro a má formação abdominal, que fez com que os órgãos internos do abdômen, como intestinos e bexiga, que são ainda primitivos, ficassem expostos. Depois, será tratada a questão da coluna vertebral, que foi provocada pela má formação do tubo neural, causada pela falta de ácido fólico no período pré-gestacional”, explicou.
Lana disse ainda que cada cirurgia que o recém-nascido terá que enfrentar representa um risco de morte para ele, devido à fragilidade do organismo e a gravidade do caso. “A sobrevivência dele vai depender muito das intervenções, já que cada uma possui um risco próprio, além do risco de infecção, já que são cirurgias complexas”, afirmou.
Para a mãe do recém-nascido, Andreza Raclene, o fato do filho estar reagindo bem enquanto aguardar as cirurgias que devem salvar a sua vida na UTI Nenonatal, faz com que o momento seja de esperança e expectativas. Ela disse estar bem, apesar da apreensão e que acompanhará o procedimento cirúrgico, que será realizado no Hospital Varela Santiago.
“Espero que dê tudo certo e que meu filho possa ter uma vida normal. Sou mãe pela primeira vez, estou angustiada com a situação do meu bebê e peço que todos orem por ele e por mim”, desabafou.
Ainda segundo Andreza, apesar de sofrer de hidrocefalia bilateral – acúmulo de água no cérebro, meningomielocele sacral – má formação congênita no tubo neural, tecido que dá origem à coluna vertebral e onfalocele – má formação que atinge a parede abdominal e deixa os órgãos expostos, seu filho está lutando muito para viver. Por cuasa da má formação múltipla não é possível identificar o sexo do bebê.
Problemas foram detectados na gravidez
Andreza Raclene, que mora na comunidade de Areias Alvas, no município de Touros, explicou que a má formação foi detectada quando ela estava com cinco meses de gestação e que depois disso, passou a fazer o pré-natal na Capital. Ela disse que os médicos que acompanharam seu caso orientaram que a cirurgia para tentar corrigir um dos problemas deveria ser feita logo após o nascimento, agendado para a última quarta-feira.
“No entanto, dez dias antes, dei entrada na maternidade com sangramento e a cesárea foi feita no dia 15 passado. Mas, até agora, a cirurgia não foi feita e meu filho já está há 12 dias esperando por isso. Ele nasceu respirando bem, mas teve que passar a respirar com a ajuda de aparelhos depois de alguns dias e há dois, foi transferido para o varela, onde deve fazer a cirurgia ainda nesta sexta-feira. Vou esperar e confiar que vai dar certo”, disse.

Dono de moto cinquentinha em Natal terá agora que emplacar, registrar e usar capacete. Para quem já era proprietário desses ciclomotores, será concedido um período de 18 meses para fazer a regularização

DISCIPLINADO
{26d4238c4ef857b55b2a6ee711adaead}_cinquentinhas01
Os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (25), o projeto de lei de autoria dos vereadores Felipe Alves (PMDB) e Hugo Manso (PT) que pretende disciplinar o uso dos veículos ciclomotores de até cinquenta cilindradas no município. Com a aprovação, ficou determinada a obrigação do registro e do licenciamento das “cinquentinhas”, além do emplacamento e do uso obrigatório de capacete para os condutores dos veículos. Para quem já era proprietário desses ciclomotores, será concedido um período de 18 (dezoito) meses para fazer a regularização do veiculo a partir da vigência da lei. O projeto segue agora para a sanção do poder executivo municipal.
Condutores, em sua maioria jovens, e alguns até menores de 18 anos, apostam na impunidade, uma vez que trafegam livres e despreocupados pela ausência de identificação de suas motonetas. Foto: Divulgação
Condutores, em sua maioria jovens, e alguns até menores de 18 anos, apostam na impunidade, uma vez que trafegam livres e despreocupados pela ausência de identificação de suas motonetas. Foto: Divulgação
O projeto já aprovado na Câmara vai possibilitar uma maior ordenação do trânsito na capital potiguar, como também contribuirá para a melhoria na segurança publica dos munícipes. Isso porque, os condutores, em sua maioria jovens, e alguns até menores de 18 anos, apostam na impunidade, uma vez que trafegam livres e despreocupados pela ausência de identificação de suas motonetas, circulando sem capacetes, estacionando em locais proibidos, ultrapassando semáforos, causando acidente, enfim colocando em risco a vida de muitos natalenses, de maneira imprudente.
O projeto também proíbe a modificação da estrutura original de fábrica para aumentar a capacidade de cilindradas dos motores dos ciclomotores, podendo o proprietário ser responsabilizado Cível e Criminalmente pela procedência do equipamento veicular. Por fim, determina a criação e manutenção de um banco de dados municipal que controlará as informações dos proprietários dos ciclomotores, bem como possibilitará a transferência de propriedade.
Felipe Alves destacou a importância do projeto e lembrou que a iniciativa foi construída, após um grande debate que envolveu o Ministério Público Estadual, SEMOB, Detran, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar e os donos de concessionárias.
O vereador disse ainda que a regulamentação desse tipo de veículo proporcionará avanços nas áreas da segurança e de saúde pública na capital potiguar, vez que deve diminuir consideravelmente a ação de pessoas irresponsáveis e criminosos, hoje protegidos pela falta de identificação desses veículos, como também haverá uma queda no número de acidentes de trânsito envolvendo os condutores dessas motonetas: “A sociedade clamava pela aprovação de uma medida nessa natureza e a Câmara Municipal atendeu os anseios da população, aprovando o nosso projeto”, finalizou o líder do PMDB no legislativo municipal.

Empresário natalense marcado com “gordinho da Mercatto”” é candidato a deputado federal. Empresário viu sua popularidade aumentar após episódio na padaria

ELEIÇÕES 2014
Alexandre Azevedo, o "gordinho da Mercatto". Foto: Divulgação
Alexandre Azevedo, o “gordinho da Mercatto”. Foto: Divulgação
Na convenção estadual do PSD, realizada nestedomingo, a maior surpresa sem dúvida nenhuma foi o anúncio da candidatura para deputado federaldo empresário Alexandre Azevedo, mais conhecido como “gordinho da Mercatto”.
Alexandre Azevedo se tornou bastante conhecido ao ter um vídeo divulgado em que o mesmo se levantou em defesa de um garçom que estava sendo humilhado pelo desembargador Dilermando Mota na padaria Mercatto.
Após o episódio, o empresário foi destaque na mídia local e nacional com matéria exibida no SBT.

Família garante ter encontrado camisinha com esperma em caixa de leite. Após consumirem a bebida láctea, vítimas apresentaram ferimentos nas bocas

CRIME CONTRA A SAÚDE
bs9iqmrli4u89frdtw21btytr
Uma família da região do Barreiro, em Belo Horizonte, teve uma surpresa desagradável ao saber que, há mais de 15 dias, estava tomando um leite que supostamente estaria contaminado. O caso foi descoberto nesse domingo (22) após uma das vítimas abrir a caixa do produto e afirmar ter encontrado um preservativo com esperma.
De acordo com a artesã Dilma Marinho, de 49 anos, nesse fim de semana, a irmã resolveu reutilizar a caixa o leite da marca Quatá para plantar uma muda. Ao cortar a embalagem, a dona de casa se assustou.
“Minha irmã encontrou uma camisinha aberta com resto de esperma. Jamais imaginamos que isso poderia acontecer”, explicou Dilma.
Ainda na versão da consumidora, a família abriu outras três caixas e também encontrou preservativos. A embalagem de leite, com 12 caixas, foi comprada no último dia 4. “Estava em promoção e pagamos R$ 1,98 por cada caixinha. Passamos mal depois de alguns dias, mas nunca pensamos que seria por causa do leite”, explicou a mulher.
A artesã contou que ela, a irmã e o sobrinho ficaram com as bocas feridas e o jovem também teve diarreia. No boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, os denunciantes também alegaram que tiveram sangramento nas bocas.
Dilma disse que tentou entrar em contato com a empresa durante o fim de semana, mas não conseguiu contato pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A caixa de leite que estava com o preservativo usado foi recolhida pela Polícia Civil.
Nesta segunda-feira (23), a família conseguiu falar com o serviço. “Eles ficaram de vir até minha casa recolher as outras caixas produto e ofereceram auxílio no atendimento médico, mas queremos saber o que realmente aconteceu”, disse a vítima.
Dilma não descarta entrar na Justiça contra a empresa.
Resposta
Em resposta à reportagem de O TEMPO, a empresa Nova Mix, que fabrica o leite Quatá, encaminhou uma nota à imprensa afirmando que a denúncia é inverídica.
“Obviamente que tal queixa não pode ser reconhecida como verídica, posto que a produção do leite longa vida é totalmente automatizada, sendo que durante o processo de fabricaçãodo produto em questão, o leite passa pelo equipamento de esterilização, onde são eliminados todos os micro-organismos capazes de provocar a deterioração/contaminação do mesmo, através do aquecimento do leite a 144°C e posterior resfriamento”, afirma a nota.
“Ainda dentro do próprio equipamento de esterilização existe o homogeneizador que é destinado à quebra dos glóbulos de gordura do leite, onde o produto é forçado a passar por uma abertura de 0,1 mm, a uma pressão de aproximadamente 200 Bar. Importante salientar, que todo o processo referido é fechado, de modo que, depois do produto entrar no sistema de esterilização, não há mais contato com o ambiente externo. Após este processo, o produto segue para a máquina de envase onde é envasado em embalagens multicamadas tipo “Longa Vida”, que são previamente esterilizadas”, continua o texto divulgado.
Ainda conforme o documento enviado pela empresa, após este processo, as embalagens entram em uma câmara de enchimento asséptica, mantida sob pressão positiva e sem nenhum contato com o ambiente externo, e ainda passa por um sistema de válvulas e bicos dosadores, que também servem como filtros, onde partículas maiores que 0,5 cm são completamente retidas, impossibilitando qualquer contaminação do produto.
“Afirmamos ser impossível tal alegação da consumidora ter ocorrido no processo produtivo, portanto, a presença de objetos estranhos conforme relatado na presente reclamação, não pode ser proveniente do produto em questão, assim, estamos considerando a ocorrência de FRAUDE e estamos tomando as providências legais junto as autoridades para o esclarecimento dos fatos e a identificação dos responsáveis”, garantiu a Nova Mix.
Por fim a resposta da empresa destaca que esse tipo de queixa de consumidor, em sua imensa maioria, são infundadas e visam na maioria das vezes prejudicar uma marca. “No caso presente, chama a atenção pelas poucas fotos divulgadas, que a consumidora ‘recortou completamente a parte superior da caixa’, pois segundo suas alegações, pretendia reutilizá-la para plantas. Obviamente que qualquer objeto poderia ter sido jogado em seu interior, posteriormente à sua abertura (recorte da tampa)”, acrescenta a nota, assinada peloadvogado da empresa, Paulo Marcio Muller Martin.

Fonte: iG

Lula vai rodar o Nordeste, enquanto Dilma foca no Sul e Sudeste. A ideia é que Lula se concentre no Nordeste, onde tem forte aceitação

CAMPANHA
Foto: Divulgação
FotoDivulgação
Com base na ideia de montar roteiros de viagens independentes para a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz InácioLula da Silva, o comando da campanha petista já começou a definir quais destinos serão prioritários para cada um.
A ideia é que Lula se concentre no Nordeste, onde tem forte aceitação. Dilma, por sua vez, deve focar a agenda em estados do Sul e do Sudeste do país.
Fonte: IG