sexta-feira, 16 de maio de 2014

Servidores da saúde fazem marcha por segurança nas unidades.‏ Além dos servidores, em greve há 31 dias, a manifestação deve reunir também moradores e líderes comunitários de bairros atendidos pelas unidades de Vale Dourado e de Aparecida, em Mãe Luíza

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os servidores da saúde se reúnem nesta sexta-feira (16), às 09h, na sede do Sindsaúde, para uma passeata até a Prefeitura de Natal, exigindo segurança nas unidades. Até o início de maio, já haviam ocorrido ao menos cinco casos graves, de invasão a mão armada, um média de um caso por mês (veja a lista abaixo).
Além dos servidores, em greve há 31 dias, a manifestação deve reunir também moradores e líderes 

comunitários de bairros atendidos pelas unidades de Vale Dourado e de Aparecida, em Mãe Luíza. As duas unidades concentram os cinco casos graves deste ano e permanecem fechadas, por falta de segurança.
Em dezembro, o Ministério Público divulgou relatório com visitas a unidades de saúde de Natal, que revelava que 12,24% das unidades visitas haviam sofrido arrombamento ou furto. `É díficil achar uma unidade que já não tenha sido vítima de furto, principalmente durante à noite. Mas agora piorou. Os assaltos acontecem dentro da unidade, com arma na mão`, afirma Célia Dantas, do Sindsaúde-RN.
Em audiência nesta quinta-feira (15), o Sindsaúde cobrou do governo uma solução para o problema, uma das reivindicações da greve. Novamente, o secretário de Saúde, Cipriano Maia, afirmou que o tema da segurança não é responsabilidade da Prefeitura.

Veja os casos de violência a mão armada neste ano
Janeiro (24) – Enfermeira é assaltada à mão armada dentro de uma sala da unidade de Aparecida, em Mãe Luíza.
Março – Bandido armado invade novamente a unidade de Aparecida e ameaça pacientes e servidores, sem roubar nada.
Abril (08) – Diretora da unidade Vale Dourado é assaltada com arma na cabeça
Maio – Bandidos tentam roubar arma do vigilante da unidade de Aparecida.
Maio (06) – Bandido armado entra no estacionamento da unidade Vale Dourado, rende pacientes e leva carro, relógio, celular e dinheiro.

Nenhum comentário: