terça-feira, 8 de abril de 2014

Nominuto.com assume erro em notícia sobre temporal em Natal

Em nota divulgada hoje (8) no Blog do Diógenes, o portal de notícias nominuto.com reconheceu o erro na postagem de notícia sobre a possibilidade de temporal no litoral do Rio Grande do Norte. Segundo o departamento de meteorologia da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecurária), as chuvas que ocorrem em Natal estão dentro da normalidade e devem ocorrer até agosto. A empresa descarta a possibilidade de temporal.
Leia nota assinada pelo editor-geral do portal nominuto.com, Diógenes Dantas:
Nominuto.com errou ao registrar notícia sobre temporal em Natal
O portal de notícias nominuto.com errou ao registrar no domingo (6) o alerta de temporal que supostamente mobilizou os seguintes órgãos públicos: a Defesa Civil do Rio Grande do Norte, o Corpo de Bombeiros, Semurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) e a Cruz Vermelha.
O veículo de comunicação não apurou a informação com precisão, como recomendam os principais manuais de jornalismo.
O portal de notícias foi levado ao erro por informações sobre temporais no litoral da Bahia e de fortes chuvas no litoral da Paraíba, como também pelo tempo chuvoso que se verifica no litoral do Rio Grande do Norte nas últimas semanas.
Além disto, o portal nominuto.com se deixou envolver por rumores de catástrofe climatológica disseminados nas redes sociais.
O portal de notícias nominuto.com reafirma seu compromisso com a veracidade dos fatos e com a qualidade da informação, que deve ser apurada com todo rigor jornalístico, princípio que busca respeitar desde o início de suas atividades, em julho de 2007.
Eventuais erros devem ser assumidos de pronto e devem servir de alerta para procedimentos futuros.
E neste instante o nominuto.com não tem vergonha de assumir o erro perante seus milhares de leitores.
Segundo a Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária), o atual período de chuvas em Natal é considerado normal. A precipitação média das chuvas é de 40 milímetros. Para consideramos um clima de anormalidade, este nível deveria estar acima dos 100 milímetros. Ainda de acordo com a Emparn, as chuvas vão continuar até o mês de agosto. A empresa afasta a possibilidade de temporal.

Nenhum comentário: