domingo, 5 de janeiro de 2014

OPERAÇÃO VERÃO

Apesar de os órgãos de segurança pública estaduais terem dado início a suas mobilizações referentes à Operação Verão Seguro individualmente na última semana de dezembro, desde a manhã de ontem, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aliam suas ações, sobretudo no litoral potiguar.

É o caso do que aconteceu pela manhã, na estrada de Estivas, localidade de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal. O trevo da rodovia, trecho que compõe a BR-101 e dá acesso a praias do litoral norte, contou com uma blitz educativa da Operação Praia Segura, das 8h às 12h, com a presença de equipes do Corpo de Bombeiros, PM, Polícia Civil, PRF e Samu. A campanha é idealizada pelos bombeiros e deve ocorrer até o último sábado deste mês.

emanuel amaral
Equipes fazem barreiras em Pium, Pitangui, Muriú e blitze da Lei Seca em lugares festivosEquipes fazem barreiras em Pium, Pitangui, Muriú e blitze da Lei Seca em lugares festivos

Segundo o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, este final de semana marcou a integralização da Operação Verão. “Os órgãos começaram sozinhos. A PM deu início à mobilização no fim de semana passado. Agora estamos com barreiras em Pium, Pitangui, Muriu e blitz de Lei Seca em locais de festejos. Neste fim de semana o Samu Metropolitano já disponibiliza uma viatura para cada ponto de abordagem nossa da Lei Seca. É o início da integralização”, explica Araújo.

Ontem a integralização podia ser vista em Estivas. Além dos órgãos de segurança pública, mais 25 voluntários da Academia Carcará, organização não-governamental que atua na comunidade de Extremoz, faziam entregas de panfletos, pulseiras para crianças e davam orientações aos motoristas que passavam pela estrutura montada à margem da pista.

“Tendo em vista a insuficiência no número de guardas vidas, desde 2012 os bombeiros promovem essa orientação sobre a importância do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças, o perigo de misturar álcool e direção ou como ter segurança na praia”, explicou o tenente Christiano Couceiro, do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, o projeto conta com 200 voluntários cadastrados e próximo sábado também acontecerá no litoral sul.

Quanto a números da Operação Verão, a PM preferiu não divulgar estatísticas porque, na visão do Comando Geral, a mobilização começou efetivamente ontem. No dia 28 de dezembro, a PM deu início à mobilização de seu efetivo para a operação. Uma semana antes, Samu Metropolitano e Bombeiros, deram início a suas ações.

Nenhum comentário: