terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Samu Natal reativa seu serviço de Motolâncias

18140As Motolâncias (motocicletas com equipamentos de primeiros socorros, para atendimentos rápidos) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Natal voltaram a circular pelas ruas da cidade desde esta segunda-feira (02). Para o retorno desse serviço foram capacitados 18 profissionais técnicos de enfermagem, que ingressaram na Rede através do último processo seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a coordenadora do Samu Natal, Renata Moreira Campos, sete Motolâncias atuarão no serviço de urgência, sendo a escala composta por três duplas de motociclistas socorristas. Elas deverão atender, em média, a 20 pacientes por dia, no horário das 7h às 19h, e serão responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente.
Por serem mais rápidas no trânsito, as Motolâncias agilizam o socorro às vítimas, reduzindo consideravelmente o número de complicações em decorrência de diversos agravos, como é o caso de uma parada cardiorrespiratória.
“O atendimento das motolâncias é importante, em função do trânsito da nossa cidade, pois o paciente terá o atendimento mais rápido”, disse Renata Campos, acrescentando que a previsão é que o atendimento aconteça, em média, entre 15 a 20 minutos.
O serviço de Motolância foi implantado em 2009, mas nunca funcionou plenamente devido o município não contar com profissionais técnicos de enfermagem em número suficiente para completar a escala. O serviço nunca foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e, consequentemente, nunca recebeu verbas específicas. Encontrava-se desativado desde o final do ano passado.

Nenhum comentário: