sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

RN sedia Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo

Especialistas na área da saúde que representam as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 estarão reunidos nesta quinta (5) e sexta feira (6), das 8:30h as 18:30h, no Hotel Praia Mar, em Natal. Eles integram a XIII Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo criada pelo Governo Federal para propor políticas e soluções técnicas que garantam um legado social eficiente a partir das oportunidades geradas pela realização do Mundial de futebol. A pauta discutirá as principais as ações de promoção a saúde, processo de avaliação dos planos operativos nas cidades-sede e QBRN (Química, Biológica, Radiológica e Nuclear), relacionados a possíveis ataques terroristas.
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, destacou a importância da Câmara Temática para intensificar o debate entre os gestores de saúde das cidades e estados que irão sediar o mundial de futebol. “Esse é um momento importante para aprendermos e discutirmos experiências em eventos de massa, o que irá nos ajudar a desenvolver as ações de prevenção, promoção à saúde nas semanas que antecedem e durante os jogos”, destacou.
Durante os dias do encontro, os participantes irão pactuar a sistemática de monitoramento e avaliação dos Planos Operativos da Saúde das cidades-sede da Copa do Mundo e definir metas a serem alcançadas até 2014.
Também serão abordados os possíveis legados materiais (estruturas) e imateriais que cada cidade pretende alcançar em virtude do evento e do padrão de funcionamento dos serviços que ele requer. Um deles será o treinamento da Força Nacional de Saúde, que estará preparada para atuar em várias instâncias, e não só em situações de emergência e de grande demanda.
CÂMARA TEMÁTICA – Desde 2011, o Ministério da Saúde organiza reuniões da Câmara Temática da Saúde. O grupo congrega as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Nas reuniões são debatidos os planos de ações de saúde nas cidades sede. Desde maio de 2011 até agora já foram realizados 12 encontros. Entre os objetivos da Câmara destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas; ações estratégicas e apoio às ações com os municípios-sedes.
Cada cidade-sede assumiu o compromisso de elaborar seu plano operativo da saúde, de acordo com as necessidades locais, com base no Plano Mestre de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública do SUS do Ministério da Saúde. O plano nacional determina estratégias como o regime de plantão durante o período do evento na Rede de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e define a manutenção das Equipes de Respostas Rápidas em alerta 24h para investigação das notificações recebidas.

Nenhum comentário: