Júnior Santos
Fila quilométrica na manhã de sábado, último dia do recadastramento biométrico. Muita gente passou a noite para guardar a vaga
Segundo o TRE, com a reabertura do recadastramento, o eleitor natalense terá uma nova chance para que seu título não fique cancelado até o próximo certame, que acontece em 2014 para a escolha de presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Mas é preciso destacar que o eleitor que não realizou a revisão biométrica até ontem está com o título eleitoral cancelado até regularizar sua situação.
Em janeiro, o TRE vai disponibilizar 25 guichês de atendimento, com trabalho em regime de plantão e com cronograma a ser divulgado pelas Zonas Eleitorais de Natal. A estrutura montada é bem diferente da existente até ontem, que contava com 120 guichês. Agora, toda a parafernalha segue para Mossoró, para que a partir de 28 de janeiro o atendimento ao eleitorado comece na Capital do Oeste.
Quem deixou para fazer a revisão biométrica no último dia determinado pelo TRE para a atualização dos dados, precisou de paciência. Apesar da estrutura montada pelo TRE para atender a população, os retardatários tinham que enfrentar mais um quilômetro de fila, que parecia interminável.
Por volta das 10h, ela começava na sede do TRE, na avenida Rui Barbosa, virava a esquina da Unicat, percorrendo a rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, passava pela rua Dr. Carlos Passos e terminava na rua Dr. João Dutra, já próximo do cruzamento das avenidas Xavier da Silveira com a Bernardo Vieira. Às 8h, a fila era um pouco maior, chegando à rua Pio Cavalcante, em Morro Branco.
Com a estrutura montada para atender a população na sua sede, a fila começou a se formar ainda durante a noite anterior. Há relatos de pessoas que chegaram para ficar na fila às 19h de sexta-feira. A movimentação mais intensa começou de madrugada. Segundo relatos de moradores, havia pessoas chegando em peso já às 3h de ontem.
Um dos retardatários era o estoquista Dechamps Burnier, de 24 anos. Ele chegou por volta das 10h10 e era um dos últimos da fila. Ele justificou que não teve tempo de ir ao TRE com antecedência. O jovem parecia conformado em ter de esperar algumas horas até ser atendido. “Não tive tempo antes, por isso tô vindo hoje. Tem pressa não, é o jeito. Imagino que eu seja atendido lá pras 16h, pelo que tô vendo”, disse Dechamps.
Meta
O TRE atendeu mais de 440 mil pessoas e atingiu um percentual de quase 85% já no final da manhã de ontem, o que ultrapassa a meta estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 80%. Na sexta-feira foram 6.281 recadastramentos, até às 19h30, quando o último eleitor foi atendido. A expectativa era que essa média permanecesse ao final do prazo do recadastramento. A estimativa é que cerca de 80 mil eleitores natalenses tenham ficado sem renovar seu título.
Esses eleitores terão limitações para emissão de passaporte, participação em concursos públicos, contratação de empréstimos em bancos oficiais, matricular-se em instituição de ensino superior e restrição de pagamentos federais. Mesmo assim, o TRE comemora os números alcançados. “Uma cidade chegar aos índices que chegamos é fantástico”, disse o coordenador da biometria, Rogério Torres.
Ao final da manhã de ontem, pouco mais de mil pessoas já haviam passado pelos guichês. Destas, 467 – até às 10h – eram pessoas do atendimento preferencial, que estavam em média esperando uma hora na fila. Já na fila maior, a espera estava entre quatro e cinco horas. Uma espera desnecessária, se for levado em conta que durante os meses de atendimento cada eleitor ficava em média 30 minutos na fila, segundo o TRE. Ontem o atendimento começou mais cedo. O horário oficial era às 8h, mas devido à demanda, a equipe de atendentes começou a receber a população às 7h15.
Fonte Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário