A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou uma visita de acompanhamento nas obras da “Rua Verde: Alameda Padre Sabino”, projeto que consiste em uma série de requalificações urbanísticas no bairro de Mãe Luiza, durante a manhã desta quarta-feira (4). Acompanhando os representantes da pasta estavam integrantes da Fundação Ameropa, ONG que está financiando a construção de um ginásio poliesportivo na comunidade.
As intervenções estão sendo realizadas no entorno da Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na segunda travessa da Rua João XXIII, e envolvem a construção e readequação de calçadas, arborização, instalação de postes de iluminação de baixo consumo e criação de uma área para eventos, dentre outras ações.
Segundo a diretora do Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística da Semurb, Ana Karla Galvão, a obra já está com 60% dos serviços concluídos. “A previsão é que tudo fique pronto no início do próximo ano. Só não vamos concluir tudo este ano porque o piso da área de eventos é um pouco complicado, e requer mais tempo”, afirma Galvão.
A presidente da Fundação Ameropa, Nicole Miescher, acompanhou a visita e elogiou o ritmo das obras. “Estou surpreendida positivamente. Geralmente, esse tipo de projeto demora anos para sair no papel. O que está acontecendo aqui no bairro de Mãe Luiza é uma exceção”, comentou. Ela acrescentou que o Ginásio Poliesportivo da Escola Dinarte Mariz, cuja construção está sendo financiada pela ONG, está quase concluído e deverá ser inaugurado em fevereiro de 2014.
Acessibilidade
Além das obras da Rua Verde, a Semurb está desenvolvendo ainda outros dois projetos urbanísticos em Mãe Luiza. O primeiro é o de acessibilidade que também contemplará a Segunda Travessa João XXIII e inclui a construção e ampliação de calçadas, além da instalação de onze “Arcadas da Memória”, estruturas que vão conter grafismos em preto e branco que contam a história do bairro. Este projeto que já foi apresentado à comunidade e está em fase de orçamento, deverá ser licitado no início do próximo ano.
O segundo ainda está sendo elaborado e vai beneficiar os moradores da Rua João XXIII, principal via de acesso ao bairro. Ela (Rua) deverá receber também as mesmas requalificações urbanísticas realizadas nas outras áreas. Além desses projetos de urbanização, o Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística da Semurb planeja ainda a realização de ações de conscientização ambiental com os moradores da comunidade para evitar o descarte incorreto do lixo e incentivar a prática da coleta seletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário