A Fifa definiu que fará um sorteio extra para saber qual europeu ‘sobrará’ na hora de estabelecer os grupos da Copa do Mundo de 2014. O sorteio oficial será na próxima sexta-feira, a partir das 14h.
Desta forma abriu a possibilidade de ter um ‘supergrupo da morte’ com até três campeões mundiais, podendo até ser do Brasil. Esse apelido já é usado internamente por membros da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local).
Cada pote, são quatro, tem oito seleções. Somente o pote 1, com os cabeças de chave, havia sido definido até segunda-feira: Brasil, o país-sede, além de Espanha, Argentina, Alemanha, Uruguai, Colômbia, Suíça e Bélgica.
Campeãs mundiais como Itália, Inglaterra e França, e a atual vice-campeã Holanda, sobraram. E todos eles entrarão no pote com nove europeus. O europeu que ficará fora do pote 4 e entrará no pote 2 será conhecido antes do sorteio final. Esse time só poderá entrar em uma dos grupos que tem como cabeças de chave um sul-americano, para manter um equilíbrio geográfico nos grupos.
Havia a dúvida do pote dos franceses porque o time era o pior país do continente classificado para o Mundial no ranking da entidade de outubro.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, explicou porque não usaram o ranking de outubro, utilizado para definir os cabeças de chave, para definir o europeu que irá ao pote 2. Se usado esse ranking, iria a França, o que a Fifa não queria. Agora será sorte.
“Conversamos com os presidentes de todas as confederações e entendemos que, se é um sorteio, vamos sortear. O melhor é sortear um europeu para ficar no pote dois”.
Esse europeu que cair no pote 2 irá de qualquer maneira para um grupo de sul-americano (Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia). A Fifa fará um sorteio extra para isso também, separando essas quatro seleções em um pote x.
Isso serve para evitar que tenha três europeus em algum grupo, o que não é permitido.
Os potes ficaram divididos desta forma:
Cabeças de chave – pote 1
Brasil
Alemanha
Argentina
Bélgica
Colômbia
Espanha
Suíça
Uruguai
Alemanha
Argentina
Bélgica
Colômbia
Espanha
Suíça
Uruguai
Africanos e sul-americanos – pote 2 (7 países)
Argélia
Camarões
Costa do Marfim
Gana
Nigéria
Chile
Equador
Camarões
Costa do Marfim
Gana
Nigéria
Chile
Equador
asiáticos e norte-americanos – pote 3
Austrália (apesar de ser da Oceania, disputa as eliminatórias asiáticas)
Irã
Japão
Coreia do Sul
Costa Rica
Honduras
México
Estados Unidos
Irã
Japão
Coreia do Sul
Costa Rica
Honduras
México
Estados Unidos
europeus – pote 4
Bósnia-Herzegóvina
Croácia
Inglaterra
França
Grécia
Holanda
Itália
Portugal
Rússia
Croácia
Inglaterra
França
Grécia
Holanda
Itália
Portugal
Rússia
Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário