Depois de entrar no topo da lista dos guias “Lonely Planet” entre os países para visitar em 2014, o Brasil garantiu o primeiro lugar entre as escolhas do site internacional da CNN. A Copa do Mundo é o principal motivo elencado pela CNN, que ressalta a paixão brasileira pelo futebol e a vocação festeira da nação. Segundo a lista, o Brasil “tem a seleção com histórico mais estrelado, com cinco títulos da Copa do Mundo; é a terra natal de quem se considera o maior jogador do mundo, Pelé; e gerentes e chefes costumam exigir que os empregados tirem o dia de folga para assistir aos grandes jogos.” Ainda pela CNN, a Copa do Mundo no Brasil será “no mínimo, memorável”. Como vir ao país é uma viagem longa para muitos turistas, o site recomenda aproveitar a viagem para visitar as praias do país, a Amazônia ou as Cataratas do Iguaçú.
Em segundo lugar, a CNN indica o Panamá por conta das celebrações de cem anos do Canal do Panamá, que transformaram o país em uma potência econômica da América Latina. Mianmar, um país que tem sido apontado como “destino da vez” há uns cinco anos pelo menos, volta às listas por conta de um novo plano do governo federal para incrementar a infraestrutura. Enquanto internet, caixas eletrônicos e outros itens importantes para os turistas continuam uma raridade no país, o Ministério de Hotéis e Turismo do país apresentou um plano consistente para acelerar os investimentos em infraestrutura e distribuir renda.
Em quarto lugar, o Lago Myvatn na Islândia é apontado pelos cientistas como o melhor lugar para observar a Aurora Boreal, fenômeno que em 2014 estará potencializado, o que acontece a cada 11 anos no ciclo solar. Em quinto, vem o país que promete se tornar a “maior potência turística da América Latina”, o Equador. O novo titular do Ministério do Turismo anunciou nos últimos meses um plano de US$ 600 milhões para investir no setor nos próximos quatro anos, um aumento de 300% da verba atual. A reabetura do Tren Crucero, uma rota centenária entre Guayaquil e Quito, já é uma das novidades que turistas podem aproveitar desde já.
O site da CNN ainda cita a Nova Zelândia, que em 2014 completará o projeto de uma trilha de bicicleta de 2.500 quilômetros pelo país; em sétimo as praias de Nosara, na Península Nicoya, na Costa Rica, por terem recebido um prêmio internacional de turismo ambiental, o Blue Flag; em oitavo, o Japão, com as comemorações dos 50 anos do trem-bala; em nono, os três países do Leste da África, Uganda, Quênia e Ruanda, que flexibilizaram sua política de vistos permitindo que com uma única autorização se visite os trio; a espanhola San Sebastián, capital da Cultura só em 2016, já mereceu a décima colocação. O último dos onze destinos da lista ficou com Tallinn, a capital da Estônia, que está completando um projeto de escavações de túneis sob as muralhas centenárias da cidade e tem novas atrações como o Museu dedicado a aeroplanos Lennusadam Seaplane Harbour que ocupa belos hangares.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário