segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bob Dylan é processado por suposto racismo contra croatas

A declaração do músico foi feita em entrevista à revista 'Rolling Stone' francesa Foto: Getty Images
A justiça da França processou o cantor norte-americano Bob Dylan por declarações consideradas racistas, em que ele comparou os croatas à Ku Klux Klan. “Se você tem sangue de senhor de escravos ou da Klu Klux Klan, os negros conseguem perceber. Isso continua até hoje. Assim como os judeus podem sentir o sangue nazista e os sérvios podem sentir o sangue croata”, afirmou o músico à edição francesa da revista Rolling Stone, em entrevista publicada há um ano.
As declarações valeram uma denúncia do Conselho Representativo da Comunidade e das Instituições Croatas na França (CRICCF), que também processou a revista. Dylan foi interrogado pela Justiça francesa em meados de novembro, coincidindo com sua passagem por Paris para receber da ministra da Cultura, Aurelie Filippetti, a Legião de Honra, a mais alta distinção do país.
A Justiça decidiu processá-lo por “injúria” e “provocação ao ódio”. A denúncia será analisada pela sala 17 do Tribunal Correcional de Paris, especializado em delitos relacionados com a imprensa.
O cantor fez essas declarações enquanto falava da guerra de secessão dos Estados Unidos e afirmou que, se não fosse por esse conflito, os negros estariam ainda sob o jugo dos brancos. A partir destas afirmações, a comunidade croata se viu comparada ao Ku Klux Klan. “Não fala dos criminosos croatas, mas de todos os croatas”, disse o CRICCF.
Terra

Nenhum comentário: