A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está realizando uma série de testes no sistema viário da cidade para a implantação de faixa exclusiva para ônibus, a fim de priorizar o acesso dos usuários de transporte coletivo nas paradas de embarque e desembarque.
A ação vem sendo realizada em importantes vias como as avenidas Bernardo Vieira e Coronel Estevam e, indiretamente, está beneficiando o tráfego de outros veículos, contribuindo para redução de engarrafamentos.
Além desta medida, a SEMOB realiza mudanças nas paradas de ônibus ao separar o embarque e desembarque dos usuários do sistema de transporte de Natal em relação aos passageiros oriundos dos municípios da região metropolitana. A parada próxima a passarela do Midway Mall, por exemplo, hoje é exclusiva para o transporte coletivo convencional e urbano de Natal.
Já no Alecrim, os transportes alternativos e intermunicipais que chegam pela Avenida Presidente Bandeira passam a realizar o desembarque e embarque de passageiros em frente ao Centro Comercial, enquanto aqueles que trafegam pela Coronel Estevam, vindos da Zona Oeste de Natal, tiveram a parada deslocada para a mesma rua, logo após a antiga Legião Brasileira de Assistência.
O transporte coletivo convencional permanece com o embarque e desembarque de passageiros em frente à Central do Cidadão da rua Coronel Estevam, antes da avenida Alexandrino de Alencar.
O secretário adjunto de Transporte da Semob, Clodoaldo Trindade, informou que, depois da fase de testes da faixa exclusiva na Avenida Bernardo Vieira, em Lagoa Seca e das mudanças das paradas dos transportes alternativos e intermunicipais no Alecrim, a próxima meta é a criação de faixas exclusivas nas avenidas Salgado Filho e Hermes da Fonseca.
A diferença entre uma faixa exclusiva e um corredor de ônibus, é que na faixa, outros veículos, como os particulares podem trafegar por ela, quando precisam entrar à direita para pegar uma determinada rua. Já o corredor é exclusivo para o transporte coletivo e não permite a circulação de outros veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário