O Cine Natal, projeto realizado pela Prefeitura do Natal por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e construído a partir dos anseios do setor audiovisual potiguar, dá a largada em 2013 com o seminário “E por Falar em Cinema…”, programado que acontecerá entre os dias 4 e 6 de novembro, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), Cidade Alta.
O evento nasce com o objetivo de fomentar diálogos, abrindo a oportunidade de intercâmbio e troca de experiências com cineastas e profissionais do audiovisual. O Seminário constará de debates pela manhã, das 8h30 às 12h nos dias 04 e 05; uma oficina/leitura de roteiros de ficção na quarta-feira (06), e exibição de filmes nos dias 4 e 5, às 20h, na Casa da Ribeira (antes estava marcado para o Moviecom, mas motivos técnicos levaram as exibições para a Casa da Ribeira). O Seminário conta com apoio cultural do Consulado de Portugal e do Sesc RN.
No dia 04 de novembro será debatido o tema “O cinema na TV: Caminhos para realização de conteúdo audiovisual para Televisão e Web”, onde estarão na pauta assuntos como conteúdo audiovisual terceirizado, cinema digital, Lei 12.485 (que regulamenta a participação de conteúdos audiovisuais da cultura brasileira na televisão), novas plataformas e políticas públicas para o audiovisual na televisão.
A mesa contará com a presença do Diretor-Executivo da SescTV, Valter Vicente Sales; do Diretor executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão, Mauro Alves Garcia; da Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MINC), Lina Rocha Fernandes Távora. E ainda, do Rio Grande do Norte, participam nesta mesa o jornalista Iano Flávio Maia, membro do Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social) e funcionário da TV Universitária/UFRN; e do antropólogo, produtor cultural e consultor Josenilton Tavares, como mediador.
No dia 05 de novembro, das 8h30 às 12h, será a vez do Encontro dos Diretores de Cinema, que vão conversar sobre o tema “Na Mesma Direção: O cinema Iberamericano e seus contadores de histórias”. Estão confirmados os cineastas Claudio Assis (Amarelo Manga, Baixio das Bestas, Febre do Rato), o espanhol Santiago Zannou (El Truco del Manco, Alacrán Enamorado e El alma de La Roja) e o produtor e diretor português Alexandre Cebrian Valente (Eclipse em Portugal). Também participam deste debate o documentarista Paulo Laguardia e o repórter fotográfico e diretor da Zoon e Goiamum Audiovisual, Henrique José. Além de debater realidades diferentes com profissionais brasileiros e estrangeiros consagrados, este encontro deverá proporcionar uma abertura e intercâmbio com realizadores locais.
Todos os debates são abertos ao público em geral, interessados em ampliar conhecimentos neste campo, como também para profissionais do audiovisual, estudantes de comunicação e cinema, realizadores, entidades que trabalham com audiovisual, TVs privadas e públicas, canais a cabo, universidades entre outros. Interessados em garantir presença devem enviar nome para o emailcinenatalfuncarte@gmail.com ou falar com Rafael Duarte, no turno das 14h às 17h
EXIBIÇÕES
Também estão programadas as exibições dos longas “Eclipse em Portugal”, do diretor e produtor de cinema português Alexandre Cebrian Valente, e “Febre do Rato”, longa premiado do diretor Cláudio Assis, que também participa do encontro. Os filmes serão exibidos, respectivamente, nos dias 04 e 05 de novembro, às 20h, na Casa da Ribeira. A entrada é franca.
Na quarta-feira, haverá oficina com o roteirista Marcelo Caetano, com participantes do edital de curtas-metragens de ficção.
O Cine Natal contará ainda com o co-patrocínio a festivais, por meio de edital, e a realização de três curtas-metragens de ficção oriundos do I Edital Cine Natal de Roteiros de Ficção, com verba de R$ 45 mil. Os filmes vencedores serão lançados em maio de 2014 e terão o selo Cine Natal.
O Cine Natal contará ainda com o co-patrocínio a festivais, por meio de edital, e a realização de três curtas-metragens de ficção oriundos do I Edital Cine Natal de Roteiros de Ficção, com verba de R$ 45 mil. Os filmes vencedores serão lançados em maio de 2014 e terão o selo Cine Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário