quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ANS anuncia nova suspensão de 150 planos de saúde de 41 operadoras por três meses

A Agência Nacional de Saúde (ANS) anunciou nesta quarta-feira (13) a suspensão por três meses da venda de 150 planos de saúde de 41 operadoras. Ela foram punidas por terem descumprido prazos para agendamento de consultas, exames e ciirurgias e por terem negado cobertura. A medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira.
Destes 150 planos, 68 tiveram a suspensão mantida do último ciclo. A suspensão de venda de planos de saúde toma como base as reclamações de consumidores à reguladora de 19 de junho a 18 de setembro deste ano quando foram recebidas 15.158 reclamações sobre garantias de atendimento.
Por conta do grande número de reclamações, todas as 98 operadoras de planos de saúde de grande porte – aquelas com número igual ou superior a 100 mil beneficiários – implantaram ouvidorias para atender o consumidor.
A exigência partiu da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estipulou o prazo limite de 31 de outubro. O objetivo, com a medida, é reduzir conflitos entre operadoras e consumidores, além de melhorar a qualidade do atendimento.
A ANS vem recebendo um número crescente de reclamações dos consumidores pelos seus canais de relacionamento (Disque ANS 0800 701 9656; em um dos 12 Núcleos da ANS existentes no país; ou via Central de Atendimento ao Consumidor em www.ans.gov.br).
De janeiro a agosto deste ano, foram 65.199 reclamações – no mesmo período de 2012, haviam sido 49.287. Houve, portanto, um crescimento de 32% nas reclamações. A Agência mantém um desempenho de 4 queixas solucionadas apenas com a intermediação de conflitos entre operadoras e clientes, em cada 5 recebidas.
O Globo

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