A sessão da Câmara Municipal desta terça-feira foi suspensa, por volta das 16h30 desta tarde, após tumulto provocado por permissionários, na galeria da Casa. Os manifestantes tentaram quebrar o vidro que separa a galeria do plenário e ameaçaram ocupar o prédio do legislativo municipal.
A revolta foi por causa da apresentação de uma emenda coletiva dos vereadores referente à comercialização da bilhetagem única em Natal. No projeto do Executivo que muda a Lei Orgânica, a venda passa a ser de responsabilidade exclusiva da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
A mudança, apoiada pelos permissionários, provocaria a demissão de cerca de 120 funcionários da NatalCard. Por isso, os vereadores da própria base do prefeito propuseram uma emenda ao Projeto que permitia a comercialização dos bilhetes tanto pelos Permissionários quanto pelo SETURN, ficando a prefeitura responsável pela fiscalização.
A reação dos permissionários à emenda impediu o prosseguimento dos trabalhos da Casa. Eles ameaçaram vereadores, pressionaram na tentativa de quebrar o vidro da galeria, prometeram ocupar antes mesmo de a emenda ser lida em plenário. Do outro lado da galeria, os funcionários da NatalCard não se manifestaram.
Os ânimos na Câmara voltaram a ficar tensos. Amanhã, caso não haja nenhuma nova surpresa, o projeto deverá ser votado. A pressão, tanto do lado dos permissionários como da NatalCard, será grande. A Casa deverá reforçar a segurança para impedir os excessos que ocorreram na sessão desta tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário