segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Henrique Alves: “O RN piorou muito na gestão de Rosalba Ciarlini”

Por Alex Viana – Portal JH
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, disse na manhã desta segunda-feira, durante entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94, que o Rio Grande do Norte piorou durante a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
“Há três anos o povo quis mudar, é tanto que elegeu a candidatura que veio com a bandeira da oposição, que foi a governadora Rosalba; três anos depois a situação se agravou e está aí a rejeição, os números negativos da sua administração. Ou seja, a situação que não era boa ficou muito pior, na nossa avaliação muito clara”, afirmou o deputado.

Henrique Alves disse que entre as razões do rompimento do PMDB com o governo estadual esteve o fato de que a relação entre o partido e o governo “não estava ampliando os horizontes do Rio Grande do Norte”.
“Saímos da base política da governadora, rompemos com seu governo – com todo o respeito a ela do ponto de vista pessoal – mas nos colocamos sempre à disposição para o que ela precisar junto ao governo federal”, afirmou o parlamentar.
Segundo Henrique, o PMDB agora irá buscar “com os partidos que estão com o mesmo posicionamento” a construção de uma chapa majoritária para disputar o governo.
“Do ponto de vista político, nós vamos buscar com os partidos que estão com o mesmo posicionamento, uma construção majoritária para mudar o Rio Grande do Norte e reconstruirmos o Estado, que está muito abalado na sua estrutura”, considerou o peemedebista.
Henrique relatou ter sido parceiro esforçado em diversas manifestações públicas ao lado da governadora, em Brasília, acompanhando em visitas a ministérios e órgãos federais.

“Tentamos de todas as maneiras viabilizar, ajudar o Estado, mas chegou uma hora que ficou muito difícil essa participação, essa parceria”, disse, citando o conselho político, que não se reuniu uma vez sequer. “Eram coisas isoladas, pontuais, sem consequência, sem resultado, sem uma finalização, até que isso foi criando um mal-estar muito grande”, observou.
ELEIÇÕES 2014
Sobre pré-candidatura de Carlos Eduardo Alves, Henrique descartou. Entretanto, disse que se o prefeito quiser integrar com o seu PDT a base de partidos em torno do PMDB, quer contar com ele. “Volto a dizer que a candidatura que nós queremos é a própria do PMDB, mas se o prefeito Carlos Eduardo puder vir somar também nós queremos contar com ele, porque ele é uma liderança importante, vitoriosa na cidade do Natal”.
Instado a dizer se o vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD e pré-candidato a governador, seria “carta fora do baralho”, Henrique disse que sim. Segundo Henrique, se o PMDB for disputar o governo, não poderá considerar outras candidaturas. Entretanto, ele deixou em aberto a possibilidade de composição com o PSD.
“É, se o PMDB vai disputar, vai pleitear – volto a dizer – não vai impor, a candidatura majoritária ao governo do Estado é natural que outros espaços poderão ser negociados, discutidos com os outros partidos. Tenho muito respeito ao governador Robinson Faria, que está com uma luta aí quase que solitária, há muito tempo com sua candidatura, tem uma trajetória de luta como deputado estadual, seu filho deputado federal. Portanto é um nome que queremos ter para discutir as ideias de um futuro para o RN. Mas volto a dizer que o partido vai pleitear a candidatura majoritária ao governo do Estado, respeitando o que cada um entenderá como seu direito e o resultado que sair vai ser de direito”, frisou.

Nenhum comentário: