quarta-feira, 16 de outubro de 2013

GREVE: Servidores da saúde de Natal farão ato público no Sandra Celeste

Os servidores municipais da saúde de Natal iniciaram a greve por tempo indeterminado nesta terça-feira, 15 de outubro, com uma passeata que percorreu a Av. Rio Branco e terminou com um ato público em frente à prefeitura. Nesta quarta-feira (16), a categoria promove um novo ato, desta vez no Pronto Socorro Infantil Dra. Sandra Celeste (Av. Jaguarari, 2574, Candelária), às 9h.
O Sandra Celeste está sendo ameaçado de fechar e de ter seus serviços transferidos para as UPAs de Pajuçara e Cidade da Esperança, que nem foi entregue ainda. Para Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde-RN, “ao invés de abrir mais serviços para a população, a prefeitura quer diluir os serviços já existentes e fechar o único pronto atendimento infantil da cidade. Nós somos contra esse fechamento e vamos lá amanhã em defesa da unidade”.
Neste primeiro dia de greve, cerca de 60% dos servidores das unidades básicas aderiram à paralisação. No SAMU, quatro das 12 ambulâncias estão paradas com a greve, e outras quatro estão quebradas. A greve exige o cumprimento da data base, com reajuste neste ano, condições de trabalho e abertura e melhorias nas unidades, que garantam o atendimento à população. A prefeitura de Natal oferece 8% de reajuste, a ser pago em 2014, pelos últimos dois anos, índice que corresponde à metade da inflação do período.
A greve começou unificada. Além do Sindsaúde, a passeata reuniu servidores de outras áreas, representados pelo Sinsenat, e os agentes de saúde e de endemias, que aprovaram hoje o início da greve, em assembleia convocada pelo Sindas. Os três sindicatos coordenaram a manifestação que parou o centro da cidade na manhã de hoje e reuniu cerca de 400 servidores.
No final da manifestação, o Sindsaúde-RN divulgou o calendário da greve para o resto da semana. Logo após o ato de amanhã no Sandra Celeste, os servidores municipais da saúde também participarão da audiência pública na Câmara dos Vereadores, sobre a constitucionalidade do projeto do Passe Livre.
Já na quinta-feira (17), os servidores promoverão um ato público da greve e contra o leilão do petróleo. A manifestação será às 14h, em frente ao Sindsaúde-RN. Na sexta-feira (18), a categoria faz sua primeira assembleia geral para avaliação da greve e organização dos próximos passos da luta.

Nenhum comentário: