terça-feira, 10 de setembro de 2013

Três em cada cinco brasileiros acredita que governo atendeu a reivindicações das ruas, aponta pesquisa

13_56_19_639_fileParte da população brasileira acredita que as manifestações que sacudiram o País fez o governo reagir às reivindicações das ruas. Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), 63,3% da população considera que o governo atendeu a algumas reivindicações dos manifestantes e 0,6% disseram que todas foram atendidas, contra 32,7% que acham que os pedidos não foram atendidos.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 135 municípios de 21 unidades da federação, das cinco regiões, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2013. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.
Melhora
Um em cada quatro brasileiros considera que manifestações trouxeram melhora para o País. Para 42,6% dos entrevistados o Brasil melhorou depois dos protestos, contra 54% que não viu melhora. Não sabe ou não respondeu ficou em 3,4%.
A pesquisa ainda apontou crescimento da popularidade da presidente Dilma. A avaliação pessoal da petista aumentou nove pontos percentuais e atingiu 58% em agosto. Na última pesquisa, em julho deste ano, Dilma aparecia com 49,3% de aprovação. Ao mesmo tempo, o índice de desaprovação pessoal, que estava em 47,3% na última pesquisa, caiu para 40,5%. Outros 1,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
A presidente Dilma Rousseff também tem a maior parte da preferência dos eleitores brasileiros para ocupar o Palácio do Planalto por mais quatro anos. Candidata à reeleição em 2014, Dilma possui 36,4% das intenções de voto.
Economia e apagão
Mais da metade dos ouvidos pela pesquisa CNT demonstraram preocupação com a economia brasileira, 52,8% acham que a situação econômica do País não é boa. Segundo pesquisa, 40,5% consideram que a economia estava crescendo, mas está estagnada, contra 23,7% que ainda vê crescimento, 14,6% considera que o País parou e 9,9% tem a percepção de que o Brasil está em recessão.
A pesquisa ainda quis saber dos entrevistados a percepção deles sobre o serviço de energia elétrica. O levantamento mostra que os brasileiros perderam a confiança no sistema elétrico brasileiro. Segundo pesquisa CNT, 63,7% consideram que o Brasil terá, eventualmente, problemas com apagões e 15% acredita que o País não terá problemas com apagão de energia elétrica.
R7

Nenhum comentário: