segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sesap anuncia convocação de servidores e novos investimentos na Saúde no Seridó

2013-09-06-12.17.18Até o final de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) pretende reestruturar o atendimento do Hospital Regional do Seridó e implantar o SAMU de Caicó, numa ação articulada com a Prefeitura Municipal. Para o Hospital Regional do Seridó, a Sesap vai fazer a convocação de cerca de 50 novos servidores, entre médicos, enfermeiros e técnicos, como forma de reforçar a porta de entrada da urgência para dar suporte, principalmente, às demandas emergenciais. O anúncio foi feito na sexta feira a tarde (06), pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, após reunião com o prefeito de Caicó, Roberto Germano e com o Secretário Municipal de Saúde, Francisco Galvão Freire.
Tomando como base relatório de visita técnica, assinado por profissionais da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR), Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) e por técnicos do setor de Auditoria da SESAP, o secretário reconheceu as limitações atuais do Hospital Regional do Seridó e anunciou que dentre as metas do Governo do Estado está incluída a reestruturação do hospital, que está situado numa localização estratégica, recebendo pacientes dos diversos municípios da região e, inclusive da Paraíba.
Como parte da reestruturação, a UTI vai ganhar uma reforma e importantes equipamentos, como o aparelho de autoclave, que já chega na próxima semana, cinco monitores de multiparâmetro e três ventiladores mecânicos. O hospital ainda vai melhorar o abastecimento e, até o mês de outubro, deverá minimizar o déficit de insumos. “Com essas medidas vamos dar mais resolutividade ao hospital e evitar a tranferências de pacientes daquela região para Natal e Mossoró”, disse o secretário Luiz Roberto.
Além de todas essas providências, a Sesap vai remanejar para o Hospital Regional do Seridó uma parte de servidores do Estado que atualmente trabalham no Centro Regional Integrado de Saúde (CRIS), que em breve passará por um processo de redimensionamento de pessoal. Segundo avaliação da Coordenadoria de Recursos Humanos da Sesap, o CRIS possui um quantitativo de pessoas maior do que ele realmente necessita para ter um funcionamento efetivo, o que justifica o redimensionamento.
Ainda sobre o Centro Regional, a perspectiva da Sesap e da Prefeitura de Caicó é a municipalização dos serviços, com o estado repassando para o município toda estrutura de material, insumos e equipamentos. Já a estrutura física vai ser repassada para a ampliação da Unicat na região. Quanto aos servidores que não forem transferidos para o Hospital Regional do Seridó, a Sesap disponibilizará para atendimento em unidades de saúde do município, embora continuem vinculados ao Estado.
SAMU Caicó será inaugurado em outubro
De acordo com o secretário Luiz Roberto, o SAMU-Caicó, começa a funcionar assim que o Hospital Regional do Seridó receber as readequações para atender a demanda proveniente do serviço. Para isso, feita pactuação com a Prefeitura Municipal de Caicó e Secretaria Municipal de Saúde. “Já temos ambulâncias, equipamentos e os profissionais já foram treinados e qualificados. Vamos agora garantir que as readequações sejam realizadas para termos resolutividade de qualidade. Com isso vamos minimizar o referenciamento desses pacientes para outras regiões”, disse o secretário. As equipes do SAMU contarão com uma ambulância de suporte básico de vida e outra de suporte avançada de vida (UTI móvel). A expectativa da Sesap é de que o funcionamento do Samu-Caicó seja efetivado antes do mês de novembro.

Nenhum comentário: