Com vistas a Copa 2014 uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) pretende capacitar os guias turísticos, taxistas, recepcionistas dos hotéis, funcionários de bares e restaurantes entre outros agentes do trade turístico natalense sobre as peculiaridades da história e cultura potiguar.
Os detalhes sobre o projeto “Natal Cidade do Mundo” foram apresentados, nesta quarta-feira (11), pelo o historiador da Semurb, Luciano Capistrano, ao Conselho Municipal de Turismo (Contur). O evento aconteceu no auditório da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN).
Capistrano explica que a intenção é proporcionar aos agentes que exercem atividades diretamente com os turistas, a oportunidade de se qualificar sobre os elementos que compões a historia de Natal até os dias atuais. Além da importância da cidade no contexto nacional e mundial, como na Segunda Guerra.
“Vamos trabalhar o patrimônio histórico e cultural dentro de atividades já promovidas pela Semurb junto à comunidade e escolas, como o Circuito Histórico Cidade-Alta Ribeira e as palestras. Mas desta vez será com um público específico, quem trabalha com o turista, para que eles forneçam informações corretas”, comenta Luciano Capistrano.
O historiador da Semurb ressalta ainda, que conscientizando moradores e turistas, será um bom caminho para se garantir a preservação do nosso patrimônio, para que ela possa servir de contemplação hoje e no futuro, revela ele.
Essa qualificação histórica e cultural será feita em dois momentos, primeiro a realização de um minicurso onde serão abordados várias temáticas como a história e fundação de Natal, a Fortaleza do Reis Magos, personalidades, principais monumentos, ruas, praças dentre outros elementos do patrimônio cultural. E logo em seguida, as oficinas de tato com visitas in loco pelo sitio histórico acompanhadas pelos técnicos da secretaria.
Os grupos interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a Semurb e agendar a atividade pessoalmente ou pelo email luciano.capistrano@natal.rn.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário