terça-feira, 10 de setembro de 2013

Governo exonera Júnior Teixeira, Araken Faria e nomeia Ney Jr para o Procon

Ex-vereador Ney Lopes Júnior é o novo coordenador-geral do Procon e deve assumir cargo amanhã. Foto: Divulgação
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deu continuidade as mudanças no governo. No Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10), estão publicadas as exonerações do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júnior Teixeira, indicado para o cargo pelo PMDB, e do coordenador-geral do Procon/RN, Araken Farias, presidente estadual do PSL.
No lugar de Júnior Teixeira, responderá pelo cargo o secretário-adjunto Tarcísio Dantas, até que um novo nome seja escolhido. Já no Procon o escolhido e já nomeado é o ex-prefeito de Natal e ex-vereador Ney Lopes Júnior (DEM), advogado e jornalista com atuação justamente na área de defesa do consumidor.
Em São Paulo, de onde chega de viagem esta noite, o democrata disse a O Jornal de Hoje que sua entrada na administração estadual é também um “gesto de solidariedade” com a governadora, que enfrenta um momento de desgaste eleitoral e de crise com antigos aliados, como o PMDB, recentemente rompido com o governo.
“É muito fácil está perto quando tudo vai bem, sempre aparecem muitos correligionários. Difícil é ficar ao lado quando as coisas estão difíceis. Eu sei bem disso quando fiquei sem mandato. É um gesto de solidariedade, é nesse momento que preciso me aproximar e ajudar o governo a melhorar na minha área de trabalho”, disse Ney Lopes Júnior.
O ex-vereador enfatizou ainda que entende a postura tomada pelos peemedebistas, mas destacou que não poderia “desconhecer agora que estava pedindo votos para Rosalba há três anos”, durante a campanha vitoriosa da gestora em 2010.
Sobre o novo desafio de assumir o Procon, Ney disse ter dois principais desafios. O primeiro é aproximar o órgão da sociedade, como forma da instituição se transformar, realmente, em um equipamento “de defesa dos direitos do povo”. “Muitas vezes a população não sabe nem os direitos que têm e acabam lesador devido a esse desconhecimento”. Outro objetivo é “abrir diálogo melhor com a sociedade, como forma de garantir uma resposta mais rápida as necessidades”.
Ainda em relação ao trabalho no Procon, o ex-vereador revela planos de manter o “rigor nas ações a favor do cumprimento da lei e do código de defesa do consumidor”. Para Ney, “a nova função é uma extensão da atividade profissional a qual sempre se dedicou, mas apenas mostrando a sociedade seus direitos e cobrando o respeito às leis. Agora, é o outro lado do balcão, estarei na missão de fazer cumprir os direitos”.
A posse de Ney Júnior está prevista para ocorrer já nesta quarta-feira (11). Ney foi vereador entre 2008 e 2012, mas perdeu a disputa da reeleição no ano passado. No final do mandato, chegou a assumir a Prefeitura de Natal com o afastamento da prefeita Micarla de Sousa pela Justiça, já que o então vice-prefeito Paulinho Freire (PP) e o ex-presidente da Câmara, Edivan Martins (PV), renunciaram ao mandato.
No Executivo municipal, apesar dos poucos dias de trabalho, Ney teve como principal conquista conseguir recursos suficientes para quitar a folha salarial dos servidores. Além disso, também deu continuidade aos cortes e economias promovidas por Paulinho em sua passagem pelo Palácio Felipe Camarão.
Ney é filho do ex-deputado federal Ney Lopes (DEM), que recentemente criticou o PMDB por deixar a gestão Rosalba Ciarlini. Na época, o ex-parlamentar afirmou que a legenda estava desembarcando da administração potiguar por pressão da presidente Dilma Rousseff (PT), de quem Henrique Alves e Garibaldi Alves são aliados próximos e pretendem apoiar no próximo ano.
Ainda de acordo com Ney, o PMDB busca uma forma de não se contaminar com o desgaste sofrido pela gestora, mesmo tendo participado do governo desde o seu início, com a indicação do ex-secretário Luiz Eduardo Carneiro, da Sethas, e de mais de 300 cargos comissionados, que aos poucos estão sendo exonerados.
PSL anuncia rompimento político com Governo Rosalba
Presidente do PSL, Araken informa que partido poderá ter candidato a governador. Foto: Wellington Rocha
Presidente do PSL, Araken informa que partido poderá ter candidato a governador. Foto: Wellington Rocha
Já exonerado do cargo de coordenador-geral do Procon, o advogado Araken Farias disse ter sido pego de surpresa com a decisão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), com quem nem conversou. A notícia de sua saída do cargo foi dada pelo secretário do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, marido da gestora. Fora do governo, Araken anunciou o rompimento do partido que preside no Rio Grande do Norte, o PSL, do Democratas.
“Não fica nenhuma inimizade com ninguém do governo, mas o apoio do PSL o Democratas não terá mais. É um rompimento natural, já que foi o próprio governo quem exonerou a indicação do partido”, disse Araken em tom de despedida da função que ocupou desde o início da administração de Rosalba.
De acordo com o advogado, a decisão do governo foi considerada surpreendenete porque “o partido se mantinha aliado”, ao contrário da atitude tomada pelo PMDB, e o trabalho feito na instituição “estava sendo bem avaliado pela imprensa e também pela sociedade e consumidores em geral”.
“Apesar das muitas dificuldades do órgão, da falta de estrutura que enfrentamos, chegamos até a ficar vários dias sem energia devido ao apagão, mas sempre mantivemos o nosso trabalho. Ou seja, não houve motivo algum para a exoneração, a não ser a acomodação política de um aliado e membro do partido da governadora”, disse Araken em referência ao seu substituto, o ex-vereador Ney Lopes Júnior (DEM).
Araken conta que recebeu um chamado da Secretaria de Justiça e Cidadania para comparecer a Governadoria na tarde de ontem. Ao chegar, a primeira surpresa: a reunião seria com o chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado. Ao entrar na sala, o marido da governadora, foi bem claro, queria o pedido de exoneração do então aliado.
“O governo desprezou um partido com a força do PMDB e agora ignora um outro aliado como o PSL. O DEM deverá enfrentar dificuldades não apenas para recuperar a imagem de Rosalba, mas também para buscar a reeleição dos seus deputados estaduais e federal, pois não haverá coligação partidária disposta a se unir a legenda, como os partidos que estão deixando o governo”.
Ao relembrar as várias ações que capitaneou no Procon, Araken enfatizou os projetos que visam construir uma nova sede para o órgão e reequipar as 12 unidades da instituição pelo estado. O projeto está em andamento e deve ser concluído em breve para ser enviado ao Ministério da Justiça em busca dos recursos. “Para isso me coloco inclusive a disposição, não do governo, mas dos consumidores, de ajudar em mais esta conquista”, disse.
Araken fez questão de citar ainda a participação do Procon nas ações “De Olho na Validade” e “Recupera seu Crédito”. Ao substituto, disse esperar apenas que tenha entusiasmo para enfrentar os desafios. “Não basta ser conhecedor, mas tem que estar disponível sempre, inclusive nos finais de semana, porque as ações do órgão extrapolam os limites dele próprio”, finalizou.

Por: Portal JH

Nenhum comentário: