O Google anunciou nesta quarta-feira (18) que vai lançar uma empresa no segmento de saúde chamada Calico, com o objetivo de criar tecnologias para tratar questões do envelhecimento e prolongar a vida dos seres humanos. A Calico será liderada pela Apple e pelo presidente do conselho da companhia de biotecnologia Genentech, Art Levinson.
O anúncio foi feito pelo presidente-executivo do Google, Larry Page, em seu perfil no Google +. Ele disse para os internautas não ficarem surpresos se eles investirem em projetos que “parecem estranhos ou especulativos comparados ao nosso negócio de internet”.”E, por favor, lembre-se que novos investimentos como este são muito pequenos perto de nosso negócio principal”, afirmou Page.
“Para muitos de nossos amigos e familiares, a vida foi interrompida ou a sua qualidade de vida é muitas vezes inexistente. Art é um dos loucos que acha que não tem que ser dessa maneira”, disse Tim Cook, CEO da Apple, no comunicado oficial do lançamento da Calico.
Em entrevista para a Time, Page disse que “em alguns setores, leva dez ou 20 anos para ir de uma ideia para algo tornar-se real. Saúde é certamente um deles (…) Talvez devêssemos focar nas coisas que são realmente importantes para os próximos dez ou 20 anos a partir de agora para termos essas coisas o quanto antes”.
Em junho deste ano, o diretor de engenharia do Google, Ray Kurzwell, – conhecido por previsões ousadas - afirmou que, nos próximos 20 anos, a tecnologia nos permitirá viver para sempre. Ele acredita que será possível “reprogramar” as células para recuperar o organismo de doenças e até mesmo gerar novos tecidos vivos por meio de impressoras 3D.
Além disso, outras empresas em todo o mundo desenvolvem tecnologias para identificar doenças e monitorar a saúde dos seres humanos. Alguns exemplos são a pulseira que mede o consumo de calorias, chamada Bitbit Flex, vendida por US$ 100 nos EUA, e o projeto da NASA, chamado Scanadu. Este último tem o objetivo de criar, no mundo real, algo parecido com o Tricoder da série Star Trek – um dispositivo aparentemente simples, mas que tem a capacidade de identificar e antever doenças para tratá-las antes mesmo que elas se tornem realidade.
O Canaltech viajou para os Estados Unidos para conhecer melhor essa iniciativa. Confira abaixo o nosso vídeo.
Canal Tech
Nenhum comentário:
Postar um comentário