Por: Portal JH
Os vereadores da Câmara Municipal de Natal devem aprovar na sessão plenária da tarde de hoje o projeto que altera a Lei Orgânica do Município e permite a reeleição para presidência da Casa em uma mesma legislatura. Com isso, o vereador Albert Dickson (PP) poderá renovar seu mandato para o biênio 2015/2016.
Para mudar a legislação, são precisos pelo menos 20 votos dos vereadores. Até hoje pela manhã, o cálculo dos apoiadores de Albert é que 22 parlamentares já haviam se posicionado de forma favorável a continuidade do pepista no cargo, com divergências pontuais apenas em relação a data da eleição e a formação da mesa diretora.
Em entrevista a O Jornal de Hoje, Albert explicou que seu objetivo em continuar no cargo é voltado principalmente para transformar em realidade o projeto de uma sede própria para a Câmara. Ideia do parlamentar desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano, a proposta é erguer um prédio no bairro da Redinha, zona Norte da cidade.
Com uma sede própria, o Legislativo teria condições de economizar cerca de R$ 70 mil por mês apenas com os aluguéis dos prédios onde funciona atualmente, o Palácio Frei Miguelinho e os anexos vizinhos, onde funcionam os gabinetes, em Petrópolis. Além disso, Albert acredita que a mudança de endereço levaria mais desenvolvimento para aquela região.
Ainda de acordo com o parlamentar, o prefeito Carlos Eduardo também planeja aproveitar a iniciativa do Legislativo para erguer, no terreno vizinho onde funcionará a futura Câmara, o centro administrativo municipal. A ideia é a mesma, eliminar os gastos com aluguéis, hoje um dos maiores custos da cidade.
Atualmente, é permitida a reeleição apenas em diferentes legislaturas, ou seja, fora do mesmo mandato eleitoral. Mas, o objetivo dos parlamentares é repetir o que já é feito na Assembleia Legislativa, onde o presidente pode conseguir se manter no cargo pelos quatro anos consecutivos, mas não na mesma legislatura.
“Então, nós queremos fazer na Câmara como é feito na Assembleia Legislativa, por exemplo. Que a eleição seja permitida na mesma legislatura e não em legislaturas diferentes, como é hoje. Porque o tempo de quatro anos é importante para os projetos terem continuidade”, disse Albert Dickson.
Em uma espécie de prestação de contas das medidas tomadas durante sua administração, Albert destaca também os investimentos realizados na segurança da Câmara, principalmente após os seguidos protestos realizados no local.
Albert listou ainda a dedicação em implantar o portal da transparência, criado na gestão do ex-vereador Edivan Martins (PV), mas que recebeu apoio da atual administração para entrar em funcionamento. Para o pepista, a medida foi fundamental para melhorar a “transparência” dos atos dos vereadores.
Recentemente a Câmara voltou a utilizar o colegiado de líderes, como forma de otimizar as decisões tomadas pela Casa e agilizar votações e debates. Segundo Albert, também serviu para democratizar as decisões dos vereadores, antes submetidos às vontades da mesa diretora.
Outra conquista, na análise do vereador, foi o canal aberto para a TV Câmara. Com 10 anos completados em 2013, a emissora legislativa mais antiga do país está perto de ser transmitida pelo canal 51. Para isso, Albert está destinando investimentos para o início do processo de cabeamento. Com isso, as decisões da Câmara tendem a ser ainda mais divulgadas e acompanhadas pela população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário