sábado, 17 de agosto de 2013

Vereador Hugo Manso quer fórum para debater o transporte coletivo

O vereador Hugo Manso, do PT e da bancada considerada “independente” na Câmara Municipal de Natal, está sugerindo ao prefeito Carlos Eduardo, que ele convoque um fórum de debates para discutir sobre os problemas do transporte coletivo na capital antes de autorizar qualquer aumento tarifário para o setor. “O prefeito precisa ouvir críticas, sugestões, opiniões e alternativas de empresários, técnicos e usuários do setor, para em seguida iniciar o processo de licitação”, disse o petista, acrescentando: “O prefeito poderia até falar em reajuste de tarifa, desde que associasse a um conjunto de melhorias dos transportes coletivos em Natal”, disse ele.
Hugo Manso entende que existe erro de prioridade para o setor que segundo ele, deverão ser revistos. Cita por exemplo, a construção de terminais de integração sofisticados com ar-condicionado e internet, enquanto centenas de outras paradas normais estão literalmente abandonadas como a que atende ao ônibus circular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que fica no Conjunto Mirassol. “Outro problema grave é a acessibilidade para cadeirantes às paradas de ônibus”, lembra o vereador do PT.
PROBLEMAS COMUNS
O vereador Hugo Manso constata ainda, que a frota de ônibus está envelhecida e sem oferecer o mínimo de conforto para os usuários, além da dupla função exercida por motoristas. “É um conjunto de fatores que deve ser discutido. Acredito que a cidade está precisando de uma nova engenharia de trânsito”, afirmou Hugo Manso, sugerindo, inclusive, que cidades como Parnamirim, São Gonçalo e Macaíba deveriam entrar nessa discussão, já que fazem parte da Grande Natal e têm problemas comuns que devem ser discutidos conjuntamente.
Ex-vice de Micarla, vereador Paulinho Freire afirma: “Dizem que tudo de ruim é culpa dela”
A sessão na Câmara Municipal de Natal desta última terça-feira foi destinada a debates sobre os problemas do transporte coletivo, particularmente o aumento da tarifa que passará de 2,20 para 2,40 reais. Vários vereadores pronunciaram-se, entre eles, Paulinho Freire, do PP, que defendeu uma ampla discussão sobre o assunto, inclusive para que haja mais transparência com relação ao sistema tarifário, planilha de custos, lucros, condições de trabalhos, percentuais de majoração e outras variáveis. “Defendo isso, para que não aconteçam injustiças”, disse o vereador do PP.
Paulinho Freire também se reportou sobre reclamações feitas por gestores atuais com relação a antecessores. “Existem pessoas dizendo que tudo de ruim que aconteceu é culpa de Micarla. Não quero defendê-la, mas a administração dela passou e isso não pode continuar. Os atuais gestores têm que procurar soluções para resolver os problemas e não ficar reclamando o tempo todo”, disse Paulinho Freire. Eudiane Macedo, do PHS, considerou o aumento do preço das passagens “injustificável”, lembrando que linhas estão reduzidas e ônibus sucateados prestando um péssimo serviço à população.
A vereadora Amanda Gurgel, do PSTU, entende que a Câmara Municipal de Natal deve se posicionar o aumento das tarifas de ônibus e que compete a Prefeitura de Natal garantir transporte público, através de empresas privadas, de boa qualidade para a população.

Nenhum comentário: