Por: Carolina Souza
A falta de compromisso do prefeito Carlos Eduardo pode colocar a tranquilidade das atividades na Prefeitura de Natal novamente em risco. Isso porque desde a semana passada que estava agendada uma reunião entre o gestor municipal e o Sindicato dos Transportes Alternativos do Rio Grande do Norte (Sitoparn), para avaliar reivindicações da categoria, mas o momento não aconteceu. Segundo informou o secretário-chefe de Gabinete Civil aos motoristas, o prefeito teve um problema familiar e não pôde comparecer ao compromisso. As consequências desse desencontro podem gerar uma nova ocupação do Palácio Felipe Camarão pela categoria.
Em contato com O Jornal de Hoje, o secretário de Comunicação da Prefeitura de Natal, Heverton Freitas, afirmou que a reunião ficou remarcada para acontecer na próxima quinta-feira (8), às 9h, no Gabinete Civil. Entretanto, não se sabe ao certo se os motoristas dos alternativos irão esperar pelo momento sem antes realizarem mais uma manifestação. Se optarem pela ocupação, o Sindicato pode estar em vantagem, pois o próprio secretário de Comunicação afirmou que a Prefeitura não está tomando medidas preventivas. “Se ocuparem, não teremos como nos prevenir”.
Há pouco mais de uma semana, a sede da Prefeitura foi ocupada por uma comissão dos motoristas dos alternativos, que permaneceram no local por volta de 35h. A negociação da desocupação do espaço foi conquistada pela palavra do prefeito, que garantiu se reunir com a categoria na tarde de ontem.
Na oportunidade, o prefeito iria discutir com os membros do Sitoparn as principais reivindicações em relação ao novo projeto de Licitação de Transportes Públicos de Natal. Entre os itens levantados, está a unificação da bilhetagem entre ônibus e alternativos e redução das passagens de ônibus para R$ 2.
A reportagem procurou o presidente do Sindicato, Nivaldo Andrade, que alegou ainda não saber quais serão as próximas medidas a serem adotadas pela categoria. Chateado com a “falta de compromisso” de Carlos Eduardo, ele informou que irá reunir todos os membros interessados naquela reunião para avaliar a atitude do prefeito.
“Certamente não iremos nos acomodar, a não ser que Carlos Eduardo vá administrar Natal lá do Rio de Janeiro, já que esta parece ser a cidade que ele administra. Caso ele retorne à Prefeitura e passe por aquela porta, ele poderá estar acompanhado de uma categoria que agora não está mais sensível à situação”, disse Nivaldo. Perguntado sobre a possibilidade uma nova ocupação do Palácio Felipe Camarão, o presidente do Sitoparn não confirmou nem negou. “Nesse primeiro momento não iremos informar o que será feito. Quando algo acontecer, toda a mídia estará sabendo, podendo assim divulgar para a população”, disse.
Ainda segundo Nivaldo Andrade, problema familiar não justifica a falta de compromisso do por parte do prefeito. “Ele tem que compreender que quem elegeu ele para essa função não foi apenas a sua família, mas a família de outras milhares de pessoas. Nós estávamos relutando em nos unir a outros protestos, como a Revolta do Busão. Mas agora não iremos mais recuar e, a partir de agora, podemos tomar atitudes mais radicais”, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário