quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Assembleia recebe comissão de Policiais Civis que busca intermediação com o Governo

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta (PMN) recebeu uma comissão de agentes da Polícia Civil e servidores do Itep/RN, na manhã desta quarta-feira (21), para tentar solucionar os problemas que levaram à greve da categoria. Com as atividades paradas desde o dia 6 de agosto, os grevistas apresentaram uma pauta de reivindicações à comissão de deputados, entre elas atualização de tabela salarial, nomeação de concursados e retiradas de presos das delegacias. O deputado Ricardo Motta comprometeu-se a apresentar as solicitações à governadora Rosalba Ciarlini ainda hoje. “O Governo precisa sentar com as categorias em greve”, declarou.
Durante a reunião, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), Djair Oliveira apresentou a situação atual da categoria e afirmou que em 2010, a Polícia Civil do RN era a 4ª mais bem paga do país. Hoje, caiu para a 20ª posição. “Somos uma polícia qualificada, com profissionais de nível superior. Queremos uma atualização da tabela salarial”, declarou.
Outro fator negativo apresentado pelos policiais foi o pedido de exoneração de 52% dos escrivães recém-convocados, em virtude das condições de trabalho e baixa remuneração. Os representantes da comissão declararam que ouviram relatos de servidores que desejavam se matar, em virtude da pressão sofrida. “Sonhamos com uma polícia que funcione 24h. Que, ao acontecer um homicídio, possamos ir ao local imediatamente. Mas, com o nosso efetivo, isso é impossível. Sabemos que a população sofre com a nossa paralisação e nós queremos voltar ao trabalho”, declarou a vice-presidente do Sinpol, Renata Pimenta.
Os servidores do Itep querem a criação do Estatuto da Perícia Técnica e Científica da Polícia do RN. A categoria pede que o Governo do Estado encaminhe para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei criando tal Estatuto.
Já as reivindicações dos policiais civis são:Nomeação dos concursados; ale refeição; Serviço terceirizado de limpeza; Retirada de presos das delegacias; Carga Horária de 6 horas diárias ininterruptas; Adicional Noturno; Melhoria nas condições de trabalho com armamento adequado, colete, algemas e munições para todos os policiais civis (agentes, escrivães e delegados); Modernização da Polícia Civil; Auxílio saúde; Delegacia aberta 24h; Autonomia da comunicação; Gratificação de chefes de investigação e cartório; Atualização do salário inicial para R$ 6.050,00 e implantação da carreira única da Polícia Civil.
ALRN

Nenhum comentário: