terça-feira, 22 de novembro de 2011

CENTRO PROFISSIONALIZANTE DO NOVA NATAL ABANDONADO PELO PODER PUBLICO

Construido em 1991 e inaugurado em 1992 pelo então governador José Agripino Maia, o  Centro Profissionalizante Anita Louise Catalão (a época) situado a rua do aboio s/n, no Nova Natal, foi uma homenagem da comunidade a primeira dama do estado que ouvindo a solicitação da população carente, implantou o núcleo de profissionalização para jovens e adultos onde se aprendia: serigrafia, corte e costura, cabeleireiro entre outros.

Com  mudanças de governos, o centro virou disputa eleitoral por parte de alguns políticos que colocaram na direção do prédio cabos eletorais sem a minima condição administrativa de tomar contar deste patrimônio publico. Hoje o centro esta completamente abandonado pelo poder público.

FOTOS: CRISTIANO BARBALHO (ZÉ NEGÃO)

( A ENTRADA)
 (A FRENTE DO CENTRO)
 (A NOVA DENOMINAÇÃO DO CENTRO)
(A AÇÃO DO VÂNDALOS NO LOCAL) 
(O LIXÃO QUE ESTA SE FORMANDO NO LOCAL) 
(AS DEPENDÊNCIA DA INSTITUIÇÃO) 

ATÉ QUANDO O NOVA NATAL
VAI ESPERAR PARA TER SEU
CENTRO PROFISSIONALIZANTE DE VOLTA?


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

BURAQUEIRA E CRATERAS NAS RUAS DO NOVA NATAL

FOTOS: CRISTIANO BARBALHO (ZÉ NEGÃO)
 Cratera se formou ao lado do Mercadinho Zé Barateiro depois de um serviço mal feito pela prefeitura do Natal na esquina da rua do pastoril com a rua do fandango.
  
Além da Cratera que se formou um poste da Telemar continua derrubado no local ao lado da Escola Estadual Paulo Pinheiro.

 
Aqui um buraco entre a escola e a AME do Nova Natal.
Cratera se formou também na rua dos violeiros ao lado da igreja evangélica Assembléia de DEUS, os moradores reclamam que um lixão também esta se formando no local.

ESTAMOS DE OLHO E VAMOS COBRAR A AÇÃO DO PODER PUBLICO.




quinta-feira, 8 de setembro de 2011

HOSPITAL DA BONECAS EM NOVA NATAL

Você tem uma bonequinha tipo esta acima pra consertar?

Você não sabe onde é que conserta?

Você gosta mesmo dela e não a quer perder?

Você esta no caminho certo!







HOSPITAL DAS BONECAS - NATAL
Endereço: Rua das Pastorinhas, 3136 - Nova Natal
Natal/RN - Tel:(84) 8759-2385 | 8869-0778

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

FRENTE PARLAMENTAR DE COMBATE AO CRACK TRÓXE ROMÁRIO A NATAL

A VINDA DE ROMÁRIO A NATAL COMO DEPUTADO FEDERAL

 Dep. Federal Romário ao lado do Pte.da ALRN Dep.Estadual Ricardo Motta,
Dep.Estadual Leonardo Nogueira e a Pte. da APAE/RN
 
 
 
Depois das boas vindas ao deputado craque do Brasil o Dep. Fed. Fábio Farias
deu Inicio aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Cobate ao Crack
 Romário parabenizou a iniciativa de Fábio e agradeceu ao convite.
Ele recebeu do pte.da ALRN reconhecimento pelo sua conduta como parlamentar em Brasília-DF.


 PROMESSA CUMPRIDA.
PARABÉNS A COMISSÃO PARLAMENTAR DE COMBATE AO CRACK DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
E EM ESPECIAL AO DEP. FED.FÁBIO FARIAS







quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11 DE AGOSTO UM DIA PRA LEMBRAR DAS LUTAS E CONQUISTAS



Gostari muito de agradecer a DEUS pelo tempo que passei na UMES/Natal
APRENDENDO E ENSINANDO
OUVINDO E FALANDO
PEDINDO E AJUDANDO
LUTANDO E CONQUISTANDO!

Hoje existe uma UMES antes de Silvanio Medeiros dos Santos
e uma depois.

Nossas Lutas foram marcadas por idéais e planejamentos de equipe.

OBRIGADO aos ex-companheiros que acreditaram em mim e dedicaram
a me ajudar a realizar a semana cultura dos estudantes de Natal
em 08 dia de eventos por toda cidade.

Silvâno Medeiro dos Santos
Márcio Hebert
Esmênio Bezerra
edson cravalho
Jona Torres
Alzamir
Tatiane Pires
Rosângela Guedes
Keligton Gama
Francisco Viana
Claúdio Virgulino
Claúdio
Maxwel
Allan Lima
Marcelo Justino
Arlindo
Armando
Luiz virgia
Alex
Ridalvo Felipe

OBRIGADO GALERA
POIS APRENDI MUITO COM VCS TODOS!

ZÉ NEGÃO PRODUÇÕES

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ÚLTIMA NOTICIAS

 
  1. Moradores da Rua dos Repentistas reclamam do lixão naquela rua
  2. Moradores da Rua dos Violeiros reclamam do lixão no campo da renascer
  3. Comerciantes reclamam dos constantes assaltos na Avenida da Chegança e Pastoril
  4. Policia do Quarteirão intensifica policiamento em Nova Natal
  5. Conselho Comunitário se organiza para o desfile civico
  6. twitter.com/novanatal chegará em breve a 400 seguidores
 

quinta-feira, 14 de julho de 2011



A Paróquia de Santa Luzia se alegra em festejar mais uma vez a Festa de Santa Maria Madalena, padroeira da comunidade Nova Natal. 

A festa traz como tema central: "Ó Graciosa Flor de Magdala ferida pelo amor de Cristo, fazei do nosso coração fogo ardente de Amor". E terá seu início no dia 15.07 (sexta-feira) e encerrará no dia 24.07 (domingo). 

Todos os dias haverá Celebração da Santa Missa as 19h30.

Batizados, dia 17.07 (domingo), as 10h30. 
Reza da Coroa de Santa Rita, dia 22.07 (sexta-feira), as 18h30. 
O encerramento se dará com a procissão pelas ruas da comunidade a partir das 16h00 e logo em seguida a missa solene de Santa Maria Madalena e apresentação do Auto de Madalena.

Na programação social, teremos: 
Barracas, Bazar, Artigos Religiosos, Atrações Culturais, e muito mais!!!!
15.07 - Decreto Final (canta Jovem Guarda) - Baile da Família;
16.07 - Forró Maçã c/ Mel;
17.07 - Banda Filhos de Davi;
18.07 - Forró Maltrata Coração;
19.07 - Rei Pop Show;
20.07 - Banda Restauração;
21.07 - Banda Missão de Cristo;
22.07 - Banda Leão de Judá;
23.07 - Pe. Humberto Negreiros & Amigos - Jantar de Confraternização;
24.07 - Auto de Madalena e MadaDance;
 
 
COLABORAÇÃO COMUNITÁRIA





terça-feira, 12 de abril de 2011

O NOVA NATAL NADA EM LIXO E O POVO É QUEM PAGA A CONTA


EI!.. PREFEITURA DO NATAL, URBANA,  CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL, CONSELHO COMUNITÁRIO DO NOVA NATAL, ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO NOVA NATAL, POPULAÇÃO EM GERAL
A cidade do Natal esta em completo abandono no tocante a limpeza publica. Avenidas, ruas, vielas, terrenos baudíos, praças, quadras de esportes e outros estão simplesmente servindo de depósito a céu aberto de lixões.

 
 
 
 

A população do bairro lagoa azul, onde se concentra uma boa parte da população da zona norte de Natal encontra-se as margens do abandono da prefeitura do Natal através da Urbana, pós cobraça isorbitante do IPTU/2011, seja nos loteamentos José Sarney, Boa Esperança, nos Conjuntos Gramoré, Nova Natal ou Cidade Praia, os lixóes se formaram nas comunidades e ninguém da urbana aparece para da explicação e remove-los das ruas. Que decepção para a população prefeita, que papelão da prefeitura em tratar seu municipes como ratos em vês de cidadão.
  
VOCÊS LEMBRAM QUE A ÚLTIMA CAMPANHA PARA PREFEITO E VEREADORES DE NATAL?
FOI EM 2008

VOCÊS SABIAM QUE A PRÓXIMA ELEIÇÃO PARA PREFEITO E VEREADORES SERÁ O ANO QUE VEM?
É EM 2012.
   
"O VOTO É A NOSSA ARMA..."
Cristiano Barbalho

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MANUAL DO CIDADÃO



ASSESSORIA COMUNITÁRIA



Atender bem e informar o cidadão dos seus direitos é obrigação dos Administradores Públicos. Porém, às vezes percebemos falta de boa vontade ou divulgação insuficiente dos serviços públicos a disposição de todos.

Muitos cidadãos procuram os gabinetes com problemas simples, os quais são encaminhados diretamente (via requerimento) aos órgãos competentes. Então, constatamos o equívoco generalizado de que só a interferência de um vereador poderia solucioná-los no ambito do municipio. De fato, lamentamos saber que políticos que se aproveitam desta desinformação para fazer o cidadão-eleitor entender que recebeu um favor, tornando-o um eterno devedor.

Baseados nesses fatos, e para esclarecê-los, reproduzimos o Manual do Cidadão. Este material não tem a pretensão de resolver todos os problemas, mas apenas facilitar e informar sobre a utilização dos serviços públicos mais comuns, onde solicitá-los e os procedimentos a serem adotados.

Procuramos manter as informações atualizadas, mas agradecemos se puder colaborar com suas sugestões e comentários.

Quanto mais informada a população, quanto a seus direitos e deveres, melhor será também a qualidade dos seus representantes políticos.


CIDADÃO, CIDADANIA E DIREITOS

CIDADÃO, CIDADANIA E DIREITO. DISTINÇÃO ENTRE O CIDADÃO DA ATIGUIDADE E O CIDADÃO ATUAL

CIDADÃO, na antiga Roma era o indivíduo que se situava na classe social mais alta e titular de inúmeros privilégios, não concedidos a outras classes. Hoje todo indivíduo é cidadão, ou seja, é titular de direitos, mas possui também, obrigações.

CIDADANIA é a qualidade de ser cidadão. Direito é a faculdade que tem o cidadão de fazer ou não fazer alguma coisa, usufruir de um benefício, ou tomar para si algo que satisfaça uma necessidade.

DEVERES – Assim como o cidadão possui direitos, expressamente reconhecidos até na Constituição, também tem ele que retribuir com obrigações, igualmente expressas na lei. Um país tem sua organização estabelecida por leis e estas ajustam a ordem de tal modo que, com a criação dos poderes, com autoridade, podem ser garantidos todos os direitos dos cidadãos. A manutenção e permanência dos poderes, são, por sua vez, garantidos pela colaboração dos cidadãos que cumprem suas obrigações.


A DISTRIBUIÇÃO DAS AUTORIDADES

Tendo em conta a vastidão do território nacional, e, para atender à manutenção da ordem e o bem-estar dos cidadãos, três são as esferas de atuação do Poder Público:


Esfera Federal: é uma só e a mais ampla, atingindo todo o território.

Esferas Estaduais: são inúmeras existentes dentro do país, cada uma delimitada por lei.

Esferas Municipais: existem em grande número, dentro de cada Estado, com limites territoriais também fixados por lei.

Destas três esferas, a que se encontra mais estreitamente ligada aos cidadãos é a terceira, naturalmente chamada de Município, cuja autoridade maior é o Prefeito. A colaboração do indivíduo, que se transforma em obrigação, é exigida nas três esferas, principalmente no que diz respeito a contribuição de natureza econômica, denominada Imposto (de Renda, de propriedade de bens, de propriedade imóvel, etc.), mas é na esfera municipal que o indivíduo sente, de perto, a presença da autoridade, seja por força de sua atividade ou profissão, seja pelo seu relacionamento com outros munícipes.

GABINETE ITINERANTE

A proposta do Gabinete Itinerante é ir ao encontro do povo (munícipes) nas diversas regiões adiministrativas da cidade do Natal, proporcionando atendimento fácil e rápido às pessoas, acesso direto ao vereador, sem que elas precisem se deslocar até a Câmara Municipal do Natal. O contato estende-se também a associações e instituições que atuam na melhoria das condições de cada região e dos seus moradores. Este é o grande diferêncial.


O EXERCÍCIO DA CIDADANIA


A maior parte dos direitos assegurados aos cidadãos, tanto pela Constituição, como pelas leis ordinárias, são a maior preocupação das autoridades, entre elas a da esfera municipal, que cuida do convívio das pessoas dentro de uma mesma cidade.

Para conhecer melhor a atividade do Prefeito Municipal, que tem como maior compromisso atender os interesses e as necessidades dos munícipes (direito), devemos saber que, devido à multiplicidade de suas atividades, deve ele contar com a colaboração de grande número de auxiliares, cada qual com a sua atuação em áreas separadas, a partir da divisão em Secretarias,como, por exemplo, Secretaria da Educação, Secretaria de Obras, Secretaria de Transportes, etc..., cada uma delas tendo um responsável principal, naturalmente usando o nome de Secretário.

Para facilitar, ainda mais, o desempenho das atividades, as secretarias se dividem em Departamentos, e estes, por sua vez, se subdividem em Setores, Unidades, etc...


OS DIREITOS NAS OUTRAS ESFERAS


Foi mencionado no item anterior, que a maior parte dos direitos assegurados ao cidadão encontra-se concentrada na esfera municipal. Mas, são igualmente importantes embora em menor número, os casos em que o indivíduo pode solicitar providências em seu favor, tanto na esfera estadual como na federal. Vale ressaltar, nesse passo, que os auxiliares diretos do Governador também são chamados de Secretários, tendo cada um, sob sua conta, a respectiva Secretaria.

As mas importantes delas, para o fim de atendimentos dos direitos do cidadão, pessoa física, são as Secretarias: da Segurança Pública, da Fazenda, da Habitação e do Meio Ambiente que possuem as suas áreas de atuação bem delimitadas.

Já na esfera federal, os auxiliares do Presidente da República são Ministros, que, como os Secretários das outras esferas, têm a sua área também delimitada.

ASSESSORIA JURIDICA

Esclarecimentos

Além da Defensoria Pública, algumas instituições mantêm serviço de orientação e encaminhamento às pessoas carentes residentes no município. Atendimento nos ramos de Direito Previdenciário, Trabalhista, Civil e Direito do Consumidor e da Família.

GAVETAS LIMPAS
Por quanto tempo documentos de contas já pagas devem ser guardados? A pergunta aflige o consumidor atolado em extratos bancários, recibos de aluguel, faturas de luz, água e telefone, carnês de IPTU, IPVA, mensalidades escolares, planos de saúde e declarações de imposto de renda. De acordo com o Código Civil, você deve guardar recibos e outros comprovantes de pagamento por pelo menos cinco anos. Se você conseguir trocar os recibos do ano todo por um único documento, pode liberar ainda mais espaço nos arquivos. Esta dica vale para o caso de recibos de aluguel, condomínio e até mensalidade escolar. Se quiser, entre em contato com a empresa responsável e peça o documento de quitação. Sobram papéis, e falta de espaço para estocar tantos documentos atuais ou velhos que se amontoam nas gavetas. Se esse é o seu problema, é sinal de que está na hora de limpar as gavetas.

Água, luz, gás, telefone, Imposto de Renda, IPTU E IPVA: esses tipos de taxas devem ser guardados por cinco anos.

Notas fiscais de produtos e certificados de garantia: arquive por toda vida útil do produto/serviço, a contar da aquisição do bem, uma vez que, mesmo após o término da garantia contratual, ainda há possibilidade de aparecerem vícios ocultos. Produtos sem garantia , deve-se guardar as notas por até 90 dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Aluguel: o locatário deve guardar o contrato, os recibos e o termo de entrega de chaves por três anos.

Condomínio: armazene enquanto permanecer no imóvel. Para que não haja um volume grande de documentos, o condômino pode solicitar à imobiliária uma declaração de que está em dia com suas contas.

Compra de imóvel (terreno, casa, apartamento): a proposta, o contrato e todos os comprovantes de pagamento devem ser arquivados pelo comprador até a lavratura e o registro imobiliário da escritura (somente para casos onde haja uma efetiva relação de consumo. Contratos entre particulares são de natureza jurídica diferente)

Consórcio: guarde os comprovantes até que a administradora oficialize a quitação do bem

Mensalidade escolar: arquive-as durante cinco anos

Convênio médico: a proposta, o contrato e os recibos referentes aos 12 meses anteriores ao último reajuste devem ser guardados por todo o período de contratação.

Contracheque (holerite): arquive durante cinco anos para possíveis cobranças de direitos trabalhistas

Seguro: a proposta, apólice e os recibos de pagamento devem ser guardados por mais um ano, após o tempo em que ele estiver vigorando

Cartão de crédito: as faturas devem ser guardadas por um ano

Contratos: contratos em geral precisam ser conservados até que o vínculo entre as partes seja desfeito, e em se tratando de financiamento, até que todas as parcelas estejam quitadas e o bem desalienado

Pagamento de empregados: o comprovante de pagamento de empregados urbanos deve ser guardado por cinco anos e de empregados rurais por dois anos

Dívidas: o consumidor deve pedir à empresa um comprovante de quitação do financiamento, que ficará guardado por no mínimo dois anos

Multas e documentos do veículo: os comprovantes de multa precisam ser guardados por dois anos. O documento de licenciamento e pagamento do seguro obrigatório deve permanecer com o dono do veículo pelo período de um ano, quando perde o valor e é trocado por um novo documento. O certificado de compra e venda fica com o proprietário até que o automóvel seja vendido ou trocado

Artigo 202: os documentos fiscais, bem como faturas, duplicatas, guias, recibos e todos os demais documentos relacionados com o imposto, deverão ser conservados, no mínimo, pelo prazo de cinco anos e, quando relativos as operações ou prestações objeto de processo pendente, até sua decisão definitiva, ainda que esta seja proferida após aquele prazo (Lei nº 6.374/89, art. 67, § 5º).

Artigo 230: os livros fiscais deverão ser conservados, no mínimo, por cinco anos, contados da data do encerramento do mesmo.


EXERCENDO A CIDADANIA | FIQUE DE OLHO

-  Poços e valas sem proteção devem ser fechados ou aterrados;

- As chaminés instaladas em residências e comércios devem ter altura suficiente para dispersão atmosférica e ser dotadas de filtros;

- As caçambas e coletores devem ser colocadas em locais onde não há circulação de pedestres ou veículos;

- O lixo hospitalar deve ser acondicionado de forma a não apresentar riscos à população e seu transporte e destino final deve ser feito por veículo especial;

- Somente a Prefeitura pode autorizar ou não a armação de palanques, coretos ou barracas provisórias nas vias públicas para a realização de eventos;

- A poda ou replantio de árvores pode ser feita somente pela Prefeitura;

- Os terrenos não edificados, com frente para vias públicas e logradouros, devem ser fechados com muros;

- As calçadas das residências e comércios devem ser executadas com material antiderrapante e cimentado;

- Nas áreas urbanizadas de proteção aos mananciais, os passeios devem ser executados com grama;

- O rebaixamento de guias só pode ser autorizado pela Prefeitura;

 A abertura de gárgulas (para escoamento das águas pluviais), rebaixamento e levantamento de guias poderá ser feita pela Prefeitura, desde que for pago preço público;

- A instalação de floreiras é permitida desde que não danifique o passeio e não atrapalhe o trânsito;

- É a Prefeitura que autoriza a instalação de bancas de jornais, boxes de mercados municipais e de flores nos cemitérios e feiras livres, através de convocação;

-Em feiras de artesanato, somente é permitida a comercialização de obras e produtos que não causem risco de vida ou de poluição ambiental;

- Os serviços de transporte individual de passageiros (táxi) em veículos e de transporte de cargas somente poderão ser executados mediante autorização da Prefeitura;

- Os motoristas não podem permitir excesso de lotação e nem cobrar dos usuários quantias indevidas, sob qualquer pretexto;

- Os motoristas não podem utilizar taxímetro defeituoso e nem substituir o taxímetro;

- Os motoristas não podem utilizar tabelas não autorizadas, sob pena de terem suas autorizações cassadas;

- Os locais para colocação de faixas, panfletos e os materiais utilizados para publicidade visual devem ser submetidos à Prefeitura;

- A Prefeitura não autoriza qualquer tipo de publicidade sobre bebidas alcoólicas e derivados do fumo;


- Os bares e lanchonetes situados em zonas residenciais podem funcionar das 5h as 24h para não atrapalharem o sossego público, com exceção dos bares de hotéis, flats, clubes e associações. Os que não cumprirem estão sujeitos à multa e cassação do alvará de funcionamento;

- Os produtos comercializados pelos ambulantes devem estar acondicionados de forma correta e deve constar nas embalagens o nome e endereço do fabricante;

- No mês de junho, é permitido a queima de fogos inofensivos entre as 7h e 22h;

- Os cultos produzidos no interior de templos e igrejas podem ocorrer entre 8h e 22h30 e não podem exceder 80 decibéis;

- Os bares e casas noturnas devem ser providos de instalação acústica.



CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL
GABINETE DO VEREADOR CHAGAS CATARINO
A CASA DO POVO
Palácio Padre Miguelinho
Rua Jundiaí, 546, Petrópolis, Natal-RN