quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Centro de Controle de Zoonoses prorroga campanha de vacinação antirrábica em Natal


17793A Secretaria Municipal de Saúde (SMS, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação antirrábica até 30 de novembro de 2013, com postos volantes e nas micro-áreas de Natal. Adecisão foi tomada depois que, após 10 anos sem casos de raiva, a SMS registrou no último dia 09 de outubro, um caso da doença em cão atropelado no bairro do Planalto na cidade de Natal.
A SMS em parceria a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estabeleceu como estratégia emergencial para enfrentamento da situação, a elaboração de um cronograma e roteiro para carro de som para divulgar os locais de vacinação; intensificação de vacinação de cães, a partir do foco, nos bairros de Planalto e Cidade Satélite; realização de vacinação nos bairros onde a cobertura foi menor que 80% da meta; além de alertar os municípios vizinhos da ocorrência de raiva canina, entre outras ações.
O diagnóstico foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/ RN) em material enviado pelo CCZ de Natal, que tem como norma, recolher todo animal atropelado e coletar amostra do cadáver para pesquisa do vírus rábico, pois é sabido que cão ou gato de rua, que se deixa atropelar, pode estar sendo vítima de algum distúrbio neurológico.
A amostra do material infectado foi encaminhada pelo LACEN/RN para o LACEN/BA, em Salvador, para determinação da variante viral, o que vai permitir que os técnicos possam identificar a origem do vírus, se este veio do meio silvestre ou é de circulação urbana.
O caso de raiva é um indicador de que o vírus está circulando e que o município tem uma baixa cobertura vacinal, pois nos últimos anos não foi atingida a meta de cobertura, prevista.
“No momento a recomendação técnica é vacinar cão e gato, que não tenham sido vacinados na campanha ou que completaram a idade para fazer a primeira vacinação que se recomenda seja feita a partir dos três meses para cães e gatos”, destacou o gerente técnico do CCZ, Arimatéia da Silva.
Ele adiantou o CCZ Natal está mobilizando todo o seu pessoal até o final da campanha, completar a meta de cobertura vacinal para cães em toda a cidade do Natal. A população deve colaborar levando o seu animal para vacinar, alerta Arimatéia.
O Centro de Controle de Zoonoses Natal atende pelos telefones: 3232.8235/3232. 8236 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e pelo 3232.8237 para o plantão de domingo a domingo, das 6h às 18h.
Calendário dos postos volantes em outubro 2013:
PLANALTO:
16 a 18/10/2013
- Vicente Rações – Rua Santa Agrestina, 169
- Leandro Rações – Rua Mira Mangue, 397.
NOVA DESCOBERTA:
21 a 25/10/2013
- Unidade de Saúde de Nova Descoberta – Avenida Xavier da Silveira – 05.
LAGOA NOVA:
28 a 31/10/2013
- Praça SESC de Potilândia – Av. Capitão- Mor Gouveia, s/n.

Nenhum comentário: