"Até bem pouco tempo atrás, poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem?" Renato Russo estava certo: "quem roubou nossa coragem?" Afinal, os blogs começaram com o objetivo de expor ideias e opiniões e hoje, praticamente, viramos um monte de mercenários interessados muito mais em ganhar dinheiro do que em contribuir com a construção de uma sociedade melhor. Quem nunca pensou em ganhar dinheiro com blog, direta ou indiretamente, que atire a primeira pedra.
Por outro lado, existem muitos blogueiros que criam seus blogs com o objetivo de serem referência para a sociedade, independente do assunto. Querem contribuir para a melhoria do país e do meio em que vivem. Um exemplo é a blogueira Yoani Sánchez, que chegou ao Brasil hoje para a exibição de um documentário em que ela é entrevistada. Depois de, nos últimos cinco anos, receber mais de 20 recusas do governo Cubano para poder viajar para o exterior.
Você já imaginou ter que enviar os seus textos para amigos que estão fora do país, a fim de que façam as publicações
pra você, já que na sua pátria o seu blog é proibido de ser acessado? Fora a pressão externa, com o objetivo de intimidar e calar. E daí? Você teria a coragem de continuar ou aceitaria a intimidação? O fato é que para expressar opiniões tão contrárias a regimes, governos, sistemas e pessoas é preciso ter estômago e muita coragem.
pra você, já que na sua pátria o seu blog é proibido de ser acessado? Fora a pressão externa, com o objetivo de intimidar e calar. E daí? Você teria a coragem de continuar ou aceitaria a intimidação? O fato é que para expressar opiniões tão contrárias a regimes, governos, sistemas e pessoas é preciso ter estômago e muita coragem.
Tenho a impressão que no Brasil os blogs são pouco usados com esta finalidade. Embora, venha observando já há algum tempo, a quantidade de blogs regionais que abordam mais diretamente o meio em que vivem. Temos muitos leitores no Dicas Blogger que possuem blogs com esta finalidade. Isso mesmo! Blogueiros que retratam a realidade dos seus bairros, cidades, estados e ambientes sociais. Quem nunca acessou um blog local que estava falando a respeito da sua cidade?
Acompanho pouco desses blogs, apesar de sempre ao entrar observar o estilo e posicionamento do autor. Mas vejo que a grande maioria se limita a dar informação. Quase não existem autores que, baseados nessas informações, expressam claramente suas opiniões. Que questionam, debatam ou contribuam para a formação de opinião. Aos colegas que possuem blogs desta natureza, saibam que vocês possuem uma excelente ferramenta nas mãos. A verdade, é que precisamos estar dispostos a dar a cara a tapa para escrever estes artigos e segurar a onda, seja ela positiva ou negativa.
Entretanto, como blogueiros, precisamos sim acreditar e agirmos como formadores de opinião. Blogs que trazem informação é legal, mas blogs que formam opinião também! É importante ter bom senso, já que sair falando abobrinha por aí não vai resolver nada. Assim, tudo o que escrevemos deve estar bem consolidado, senão irá ruir como um castelinho de areia. Como disse a Juliana Sardinha:
"Somos pessoas públicas - uns mais, outros menos - e , por isso, somos responsáveis por nossas condutas e posicionamentos na web. Quanto mais conhecidos ficarmos, maior será a nossa responsabilidade. Não podemos agir como crianças fazendo traquinagens. Lembro-me de ter lido, também numa matéria sobre o seminário da Info, a seguinte frase do Manoel Lemos: “Tirar algo da web é tão difícl quanto tirar xixi da piscina”." O blogueiro como formador de opinião.
Porém, não há nada errado em querer ganhar dinheiro com blogs, o contrário pode até ser um pensamento simplista e romântico dos anos 80, mas não deixa de ser uma verdade. Já que grande parte dos blogueiros, não todos, criam blogs com o objetivo de ganhar dinheiro, fato que os posts mais acessados comprovam. Contudo, na minha humilde opinião, penso que este deve ser um resultado do trabalho realizado e não o seu objetivo inicial.
E faço um convite a todos os amigos blogueiros: "Deixemos de ser tímidos". Os blogs possuem um potencial muito grande para influenciar a sociedade em que vivemos.
"Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"
(Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré)
E você, o que pensa sobre a influência dos blogs na política e no meio social? Compartilhe conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário