sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Um avião da companhia aérea Azul realizou uma manobra de emergência na tarde de ontem para evitar uma colisão em pleno ar com outra aeronave que seguia pela mesma rota. Para evitar um desastre, o piloto desceu bruscamente com a aeronave, em um procedimento semelhante a um mergulho, para perder altitude. O voo número 5114 da Azul partiu do aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 16h14, com destino ao aeroporto Santos Dumont, no Rio. Minutos depois de decolagem, quando o serviço de bordo ainda estava sendo iniciado, houve a manobra repentina. Segundos depois, o comandante pediu que todos afivelassem seus cintos de segurança, incluindo a tripulação. A Folha apurou que o comandante pediu desculpas aos passageiros e informou, pelo sistema de som da aeronave, que o procedimento foi necessário para evitar uma colisão com outro avião. De acordo com o relato do piloto da Azul aos passageiros, o problema estaria relacionado ao controle de tráfego aéreo, que não teria repassado as informações necessárias para evitar aquela situação. Procurada pela Folha, a direção da Azul Linhas Aéreas não forneceu detalhes sobre o caso. Em breve nota, comunicou que sua aeronave “teve que desviar seu percurso durante o trajeto por conta de outra aeronave, que seguia em rota próxima”. CONTROLADORES AFASTADOS O Ministério da Aeronáutica informou à Folha que os operadores de tráfego aéreo responsáveis pelo suporte ao avião da Azul foram afastados de suas funções. O comando da Aeronáutica divulgou a seguinte nota: “Confirmamos a ocorrência de ontem (19/12) durante o voo 5114 da Azul, que cumpriu a rota Viracopos-Santos Dumont. Informamos que foi instaurada uma investigação para apurar os fatores contribuintes e que os profissionais foram afastados preventivamente até a conclusão da investigação, conforme previsto em normas.” Folha

A poucos meses de realizar o primeiro voo, marcado para o dia 03 de abril, as pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante foram entregues pelo Exército do Brasil à Governadora do Estado. A solenidade de entrega aconteceu nesta manhã e contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do prefeito da cidade, Jaime Calado, do diretor do DER, Demétrio Torres e do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, além de outras autoridades civis e militares.
Para a Chefe do Executivo Potiguar o momento é de festejar. “Recebemos essa pista que é a concretização de um sonho acalentado há anos e que vai mudar o Rio Grande do Norte. Agora falta pouco para vermos tudo isso aqui funcionando. No dia 03 abril teremos o nosso primeiro voo e até lá eu garanto que os acessos estarão prontos para receber os potiguares e os nossos visitantes”, enfatizou Rosalba Ciarlini.
O tenente-coronel Sirnando, comandante do 1º Batalhão de Engenharia e Construção (1º BEC), destacamento responsável pelas obras entregues, falou em nome do Exército Brasileiro e considerou o trabalho histórico para os soldados e também para o Rio Grande do Norte. “Trabalhamos diuturnamente em jornadas sucessivas. Superamos desafios logísticos e administrativos e por isso temos orgulho de dizer que participamos diretamente da construção desse equipamento”.
O prazo de entrega das pistas do aeroporto foi antecipado pelo Exército, que teria até o dia 20 de fevereiro para entregar as pistas. A obra chegou a ter envolvidos mais de 630 trabalhadores, entre militares e civis. O convênio entre o Exército e a Infraero foi orçado em R$ 94 milhões e assinado em 2011. No contrato, ficaram sob a responsabilidade do Exército a construção das pistas de pouso e decolagem, o pátio de estacionamento das aeronaves, os sistemas de drenagem e a infraestrutura de balizamento e auxílio à navegação.
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante
O maior aeroporto de cargas e passageiros da América Latina; e único equipamento consorciado do país construído exclusivamente para a Copa do Mundo de 2014, está previsto para ser concluído em fevereiro e iniciar das operações em abril do mesmo ano. O aeroporto terá terminal de passageiros de 40 mil m², 1.500 vagas de estacionamento e capacidade de operação de 6,2 milhões de passageiros por ano. O total de investimento é de R$ 410 milhões, dos quais R$ 326 milhões de financiamento do BNDES.
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante é uma obra importante, garantida para o Rio Grande do Norte em função da Copa do Mundo de 2014 e que vai transformar a economia de todo o estado.

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