O encontro que reuniu cerca de seis mil jovens no Shopping Metrô Itaquera, zona leste da capital, no último sábado (7), parece não ter sido uma situação isolada. Pelo Facebook, novos eventos estão sendo organizados em shoppings de São Paulo. No caso da semana passada — que também começou nas redes sociais —, houve um princípio de confusão depois que parte do grupo se exaltou, assustando clientes e lojistas, segundo nota do centro comercial.
Na página criada para promover o evento “Shopping Aricanduva lotadão”, marcado para este sábado (14) no estabelecimento na zona leste da cidade, o encontro é descrito como uma diversão para dar uma “tumultuada”, “uns beijos”, “conhecer novos amigos” e “tirar várias fotos”. Dos mais de 48 mil convidados, 5.100 haviam confirmado presença até por volta das 21h30 de segunda-feira (9).
No texto, os organizadores demonstraram preocupação com possíveis brigas e fizeram um apelo para que elas sejam evitadas. Em uma postagem, um dos responsáveis disse que o encontro é “diferente do de Itaquera”, porque a disciplina seria mantida. Ele pediu para que todos curtissem “tranquilos, sem correr”. E acrescentou: “É saber chegar e saber sair. Não quero ver tumulto e nem roubos. Na humildade”.
Na página, internautas fizeram enquetes. Em uma delas, a maioria declarou que vai para o evento com a finalidade de curtir (267) e de beijar na boca (124). Quarenta e uma pessoas disseram que iriam para tumultuar e 25, para roubar.
O R7 conversou, via Facebook, com um dos organizadores. Segundo ele, os encontros em shoppings criados por meio de rede sociais estão se tornando populares entre os jovens. Ele explicou que o do próximo sábado tem a finalidade de “juntar todo mundo do Face” para que os internautas se conheçam pessoalmente. Disse também que o evento tem a ver com funk, já que a metade que vai curte o gênero musical.
Questionado sobre a possibilidade de ocorrer algum tipo de confusão, assim como houve em Itaquera, ele respondeu que tinha essa preocupação, mas que estava tentando da melhor maneira fazer com que não houvesse incidentes. Um dos argumentos usados por ele para convencer os participantes é que, se tudo correr bem, o evento poderá ser realizado várias vezes.
"Rolê" em Guarulhos
O outro encontro articulado pela rede social é o “Rolê no Shopping Internacional de Guarulhos”, que teve mais de 49 mil convidados e 2.993 confirmados até 21h30 de segunda-feira. A forma de apresentar o evento, agendado para o dia 21 no centro comercial na Grande São Paulo, é muito semelhante à adotada pelos organizadores do “Shopping Aricanduva lotadão”. Há também a mesma preocupação com a violência. O responsável chegou a postar que “se for para roubar, pode esquecer”, alegando que há muitos seguranças no centro comercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário