As atividades acontecem na Cozinha Show na Praça das Flores, Pavilhão e quiosques de degustação e duelo dos curiosos, Oficina e concurso Prato de Mãe para a comunidade de Mãe Luíza, Festival Pratodomundo no Beco da Lama e Adjacências, Festival do Camarão nos restaurantes de Natal e Grande Natal
A cozinha do Rio Grande do Norte e seu caldeirão de sabores realçados pelo encontro das culturas indígena, ibérica e africana, será tema de um diálogo para lá de saboroso: De 14 a 17 de novembro, acontece o I Circuito Gastronômico de Natal. O evento, promovido pela Prefeitura do Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes, integra o calendário do Roteiro dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN e abrange vários bairros de Natal, em atividades de qualificação profissional, entretenimento e valorização da gastronomia potiguar.
Dividida em pólos de atividades, a programação será gratuita e incluirá palestras para o público, oficinas interativas, cozinha ao vivo, degustações, quiosques de especialidades e concursos.
O circuito também integra festivais parceiros como o 10º Festival Pratodomundo, no Beco da Lama e Adjacências, que terá início dia 16; e o Circuito Festa do Camarão, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) nos restaurantes da cidade, até dia 31 de dezembro.
O Circuito contará com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e terá parcerias de Serviço Brasileira de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae/RN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), Flor de Sal-Cinsal, TecNox, Lojão das Carnes, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Canessa & Montanares, Supermercado Nordestão e SAMBA. A produção do Circuito é da Lógica Eventos Culturais e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte); e os festivais parceiros terão realização da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Abrasel.
Programação
O início das atividades será na Praça das Flores (Petrópolis), com a cozinha ao vivo, o pavilhão de quiosques para degustações e o concurso “Duelo dos Curiosos”.
Mais atividades em Mãe Luíza, com oficinas para a comunidade e o concurso de culinária caseira “Prato de Mãe”. Também está programada uma oficina no Mercado do Peixe sobre manipulação do pescado, cortes e produtos com potencialidades gastronômicas, além de visita com oficina na Feira do Alecrim. No Beco da Lama, a programação terá oficinas no sábado, a partir do dia 16.
A “Cozinha Show” e os quiosques de degustação serão montados na Praça das Flores. Todas as tardes haverá o duelo de curiosos, um concurso com pessoas da cidade que adoram cozinhar. À noite, haverá oficinas com chefs profissionais do RN, de outros estados e de Portugal. A tenda tem capacidade para mais de 200 pessoas. O pavilhão vai estar equipado com mesas e cadeiras para degustações na Praça.
Os temas das oficinas giram em torno da cozinha autoral brasileira, ingredientes frescos, da preservação dos sabores e saberes, a valorização dos ingredientes nativos, além de histórias e origens das culinárias nordestinas (sertão e litoral), brasileira e suas conexões com Portugal.
Entre os nomes confirmados está a renomada chef e pesquisadora paulista Ana Luíza Trajano (Brasil à Gosto), um dos mais importantes nomes da cozinha autoral genuinamente brasileira. Ela participa de oficina e também vai autografar seu novo livro “Cardápios do Brasil” (editora Senac), fruto de uma pesquisa que durou mais de sete anos e várias expedições pelo Brasil.
Também ministrarão oficinas o chef português Paulo Matos (Aquapura Douro Valley) e a enóloga e produtora portuguesa Jacira Matos. No encontro das culinárias nordestina e portuguesa, a pesquisadora e chef Adriana Lucena fará palestra sobre as heranças da culinária potiguar.
De Pernambuco virá o chef Douglas Van Der Ley (“É!”). De Minas Gerais, o chef Marco Tullio Abras. De Natal, estão confirmadas as oficinas de Tadeu Lubambo, François Schimtt, Cacau Wanderley, Sanylle Faraj, a sommelier Adriana Dall Onder, Totoia, bartender Gueto, entre outros.
O evento conta com a coordenação de Walde Faraj e o cerimonial da cozinha será conduzido pelo Chef Arthur Coelho (noite) e Gabriel Camilo (tarde).
O Circuito Gastronômico de Natal vai envolver profissionais que atuam em vários segmentos da cadeia produtiva da gastronomia potiguar, além de incorporar a ações de entidades que já promovem o fomento e melhoria do setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário