Ingressos para a Copa 2014 não chamam atenção apenas dos apaixonados por futebol. Fraudadores também veem uma oportunidade de negócios ilícitos e tentam ludibriar o torcedor com falsas promoções, sorteios, cartas e e-mails de entradas para o Mundial. A reportagem do R7 teve acesso a um desses correios eletrônicos com o atrativo título: “Parabéns, você foi o ganhador de um par de ingressos para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014!”. Procurada, a Fifa fez um alerta para a tentativa de associação indevida da sua marca.
Em nota, a entidade máxima do futebol esclarece que essas correspondências não têm relação ou autorização e deve ser consideradas fraudes. A orientação é para que nenhuma informação pessoal seja fornecida aos correspondentes e o ideal seria encaminhar a fraude às autoridades locais.
— Muitas dessas correspondências parecem ser oficiais em razão do uso de marcas registradas de titularidade da Fifa, de assinaturas de membros da Fifa ou personalidades do futebol, além de endereços de e-mail falsos da Fifa, na tentativa de persuadir o destinatário a fornecer informações pessoais (incluindo dados da conta bancária) ou mesmo realizar um depósito/transferência de dinheiro para a liberação do prêmio. Além disso, por vezes, tais e-mails fraudulentos são utilizados para disseminar algum tipo de vírus nos computadores.
Técnicos de informática explicam que ao clicar no link sugerido pelo e-mail, aparecerá a opção para baixar uma espécie de robô que trabalharia para roubar arquivos e até mesmo senhas do usuário.
A primeira fase de solicitações de ingressos para a Copa 2014 começou em 20 de agosto e termina em 10 de outubro, unicamente no site oficial. Só depois disso, será realizado um sorteio para determinar quais pedidos serão atendidos. Os clientes serão notificados por e-mail ou SMS e também podem acompanhar o pedido online ou por atendimento telefônico automático.
A Copa do Mundo no Brasil acontece de 12 de junho a 13 de julho em 12 cidades-sedes: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário