quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Preparativos Copa em Natal: Suvisa inicia projeto para elevar qualidade sanitária de alimentos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária, está iniciando no Rio Grande do Norte os trabalhos de apresentação do projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação, como um dos preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2014. Esse projeto que é um piloto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem por objetivo classificar os serviços de alimentação, priorizando os aspectos de higiene e melhoria do perfil sanitário dos restaurantes, bares, lanchonetes e similares, garantindo com isso um alimento de qualidade ao consumidor.
O projeto está sendo implantado de forma voluntária, em cidades-sedes da Copa do Mundo, bem como em municípios que compreendem a rota turística litorânea do Rio Grande do Norte. A Suvisa vai desenvolver as ações de categorização dos serviços de alimentação nos municípios mais próximos a Natal, cidade-sede da Copa. Em agosto inicia as reuniões, nos municípios de Parnamirim, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, e em Natal a atuação será da Coordenadoria Vigilância Sanitária (Covisa). As reuniões acontecem com proprietários de estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação nestas cidades.
Segundo a Subcoordenadora da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte, Maria Helena da Motta Urbano, após a apresentação do projeto, os fiscais farão dois ciclos de inspeções sanitárias nos municípios, seguindo metodologia padronizada pela Anvisa. Em seguida irão divulgar na mídia a qualidade do serviço fiscalizado através da classificação por grupo, sendo os Grupos 1, 2, 3 e 4 os de qualidade sanitária aceitável e os do Grupo 5 os de qualidade sanitária inaceitável. Neste caso os estabelecimentos serão eliminados da categorização e serão aplicadas as medidas legais cabíveis – destaca.

Nenhum comentário: