quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Rondas da Guarda Municipal completa três meses e recebe aprovação do público

O trabalho de segurança preventiva realiza pela  Ronda da Saúde (RondaS) nas unidades municipais de saúde da capital completa três meses e vem sendo aprovado por servidores e pacientes que necessitam de atendimento médico na capital. O serviço criado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) é operado pela Guarda Municipal do Natal (GMN), que disponibiliza um efetivo diário de 30 guardas municipais direcionado ao patrulhamento dos postos, unidades de pronto atendimento e hospital do município.

FOTO: Divulgação


A ação diária do patrulhamento realizado pela GMN com o efetivo do RondaS vem trazendo também resultados positivos para a população residente nas proximidades das áreas onde estão situadas os prédios de saúde municipais, já que esses locais são cobertos pela vigilância da GMN. Nesses três primeiros meses de atuação, a RondaS já é responsável pela prisão de assaltantes e pela recuperação de veículos roubados, entre outras medidas de combate a delitos que vem gerando maior segurança para o cidadão.

O comandante da GMN, Michel Dantas, ressaltou que com o número maior de viaturas e de guardas municipais nas ruas a corporação vem podendo não somente zelar pela segurança do cidadão que busca as unidades municipais de saúde, mas também contribuir com aquele que se encontra em outros pontos da cidade, na medida que as viaturas estão realizando deslocamento de um ponto para outro. “O RondaS é uma realidade aprovada pela população e podemos creditar isso a prefeitura e a união da Semdes, GMN e Secretaria Municipal de Saúde”, comentou o comandante.

Atualmente o RondaS realizar patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cinco distritos sanitários de Natal. O planejamento do patrulhamento foi realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação específica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um. 

O trabalho utilizar ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. A medida possibilita aplicar ações preventivas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor.

Os guardas municipais patrulham utilizando um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde fazem parte as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Governador nomeia Vagner Araújo (ex-secretario forte da guerreira) para secretário extraordinário para Gestão de Projetos

Resultado de imagem para Francisco Vagner Gutemberg de Araújo
Foto: internet

O governador Robinson Faria nomeou o secretário extraordinário para Gestão de Projetos, que terá a atribuição de acompanhar a execução de todos os projetos e metas de governo. A função será assumida por Francisco Vagner Gutemberg de Araújo. A nomeação está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 05.

O secretário extraordinário de Gestão de Projetos terá também a função de gerenciamento de ações previstas no Programa de Governo, em articulação com a União, outros Estados, Municípios e demais pastas da Administração Pública Estadual, além de avaliação sistemática das ações executadas.

Francisco Vagner Gutemberg de Araújo

Natural de Mossoró-RN, Vagner Araújo tem 47 anos, é bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Gestão Pública e graduando em Direito pela Universidade Potiguar. O novo secretário também é Técnico em Agropecuária na sua formação média. No governo estadual, já exerceu os cargos de secretário de Planejamento (2003 a 2009), Casa Civil (2009 a 2010), Trabalho e Ação Social (1994 e 2001). Na Prefeitura de Natal foi secretário de Turismo, Comércio e Indústria (2002), Gestão Estratégica, Logística e Modernização Administrativa (2011 a 2012) e na esfera federal ocupou o cargo de Delegado do Ministério de Minas e Energia no RN (1996).

Na área política, foi candidato a vice-governador do Rio Grande do Norte em 2010. Por duas vezes foi prefeito de Lucrécia-RN, com mandatos iniciados em 1996 e em 2000. Recentemente, exerceu carreira internacional atuando na formulação de programas de governo em Angola, no Panamá e na Argentina.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Contribuinte ainda pode pagar IPTU à vista com desconto de 10%



A Prefeitura do Natal deu prosseguimento à segunda fase da campanha de descontos para os contribuintes que pagarem o IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano de forma antecipada e à vista. O desconto agora é de 10% e os prazos para pagamento são os do vencimento do carnê, de acordo com as zonas da capital potiguar. Moradores das zonas leste e sul têm direito ao desconto caso paguem até o dia 10 de janeiro. Zona oeste tem prazo para 10 de fevereiro e zona norte até 10 de março. Aqueles que ainda estão em débito com a fazenda municipal podem ter acesso ao abatimento, caso regularizem suas situações antes dos prazos finais.

A Secretaria Municipal de Tributação – Semut alerta o contribuinte que recebeu o carnê do IPTU para que observe a primeira folha do talão, na parte do “Lançamento”. Nessa área deve constar o CPF do proprietário do imóvel. Caso o número não esteja impresso, o cidadão deve procurar a Semut para atualização cadastral. Somente com essa atualização, o desconto pode ser concedido. “Está sendo uma exigência inclusive da Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN para que o CPF conste dos boletos de pagamento. Ou seja, em breve o contribuinte poderá ter problema até para pagar seu IPTU. Além disso, muita gente, que inclusive está em dia e poderia ter o desconto, perde essa chance por não ter o cadastro atualizado na Secretaria”, comentou o secretário da pasta, Ludenílson Lopes.

O secretário enfatizou as ações da Semut que, compreendendo o momento de crise econômica que afetou os lares em todo País, segue dando oportunidade para que todos se regularizem, evitando problemas jurídicos, ou inscrições em cadastros negativos do consumidor. “Caso o contribuinte queira fazer sua regularização para ter acesso aos benefícios do Programa Bom Pagador, ele ainda pode fazê-lo. Pagando o débito à vista, ainda há o desconto nos juros e multas de até 50%. Se preferir, o cidadão ainda pode parcelar esse débito em 48 vezes e terá descontos escalonados. Feito esse pagamento, imediatamente ele terá como pagar seu IPTU à vista com o desconto de 10%. Para isso, basta cumprir os prazos estipulados para cada zona da cidade”, explicou Ludenílson.

De acordo com informações da Semut, a primeira fase da campanha, encerrada no dia 23 de dezembro proporcionou uma arrecadação de R$ 55 milhões. O total é R$ 10 milhões superior à campanha anterior. “Foi um sucesso absoluto e superou nossas expectativas. Estamos analisando o perfil dos que pagaram para ter uma estimativa daqueles que ainda irão aderir a essa segunda fase. No entanto, de antemão, já esperamos mais uma boa arrecadação”, antecipou o secretário.

UTI do Hospital Municipal de Natal é habilitada pelo Ministério da Saúde

Os dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo foram habilitados pelo Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 2.433 publicada no Diário Oficial da União do dia 28 de dezembro. Com isso, a primeira unidade hospitalar de Natal, inaugurado há pouco mais de um ano, passará a receber verbas federais para o custeio dos procedimentos realizados.
 
A diretora do Hospital Municipal de Natal, Renata Campos, explicou que a UTI já funcionada de forma regular desde março passado, tendo suas despesas custeadas por recursos do próprio município.
 

“Cumprimos todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde para o pleno funcionamento da UTI geral do Hospital Municipal, o que foi atestado durante a visita do auditor ministerial na unidade, ocorrida no dia 22 de novembro passado. Estamos muito felizes com mais essa conquista para a saúde de Natal”.

Projeto cuida da saúde bucal da criança na primeira infância


A Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Santa Catarina, no Distrito Sanitário Norte II, desenvolve desde o segundo semestre de 2016, o projeto ‘Um olhar odontológico para a primeira infância’ que, como o próprio nome já sugere, tem como objetivo cuidar da saúde bucal das crianças.


Inicialmente o projeto tem sido desenvolvido com crianças de 3 a 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paula Engrácia. A cada 15 dias, os profissionais da ESF Santa Catarina vão até o CMEI e realizam atividades com os jovens. “Fazemos a apresentação de um vídeo sobre o assunto, para atrair a atenção das crianças para o tema. Também realizamos a checagem da situação dentária de cada um e depois as crianças são levadas para a escovação supervisionada e aplicação de flúor”, explicou Ezilda Medeiros, dentista da unidade e responsável pelo projeto.

Os resultados das avaliações das crianças são levados até os pais. Os casos mais graves, que precisam de uma intervenção mais séria, são tratados na própria unidade de saúde. “A nossa intenção, até para ter um acesso mais fácil, a fazer o atendimento no CMEI. Entretanto, alguns casos atendemos aqui na unidade mesmo. Em algumas situações a própria criança já pede para ser atendida na unidade. Temos casos de crianças que sequer conseguiam comer, pois sentiam muita dor”, disse a dentista.

Além da situação odontológica, o projeto também explica para os pais e responsáveis das crianças, a necessidade de uma alimentação saudável para o desenvolvimento adequado da dentição. “Muita gente acaba não tendo muito cuidado com a dentição das crianças mais novas, pois acreditam que como a dentição vai ser trocada naturalmente, não tem muito problema. Mas se a criança tem hábitos não saudáveis desde pequena, é bem provável que desenvolva problemas na dentição no futuro”, afirmou Ezilda.

Para 2017, a intenção da USF Santa Catarina é conseguir expandir esse projeto para outras escolas da região.

Juninho Potiguar elogia preparação e companheiros de ataque no Fortaleza



Uma das apostas para o setor ofensivo do Fortaleza para 2017, o Juninho Potiguar integra o grupo que vem realizando treinamentos nas últimas duas semanas. Com passagem pelo futebol cearense, defendeu o Icasa em 2013, o atacante se mostra em confiante em estar pronto para a estreia da equipe na temporada, no dia 15 de janeiro, diante do Ferroviário.

"Minha condição física está boa. Estou me sentindo bem, falta aprimorar mais um pouco para estar preparado e fazer uma boa estreia no dia 15", comentou.

O jogador avaliou positivamente o trabalho efetuado na reta final de 2016.

"A avaliação é ótima até agora. Estamos treinando muito forte. Professor Hemerson juntamente com a comissão técnica tem feito um bom trabalho. Esperamos manter esse e continuar na mesma pegada nas próximas semanas", analisou.

Recém chegado e ainda conhecendo os novos companheiros, Juninho elogiou os companheiros de ataque e pontuou que acredita conseguir estabelecer um bom entrosamento com os colegas de equipe mesmo com pouco tempo de treinos juntos.

"São grandes jogadores, de excelente qualidade. Nós vamos aprimorando nos treinamentos para chegar bem no primeiro jogo. O treinador vai escolher quem tiver e nós vamos tentar fazer uma boa exibição".

Trens circularão em horário diferenciado no feriado de Reis Magos nesta sexta em Natal

A CBTU informa à população que no Feriado de Reis Magos (06/01) o Sistema de Trens Urbanos funcionará através do projeto “Trem da Praia”, com 04 viagens na Linha Norte (Ceará-Mirim/Natal) e mais 04 na Linha Sul (Parnamirim/Natal).

Confira no quadro abaixo os horários em cada uma das estações do sistema de trens na grande Natal:

Rodrigo Maia chega sexta-feira a Natal para tomar café com os deputados federais do RN

O Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia aterrissa sexta-feira no aeroporto Augusto Severo para tomar um café da manhã com todos os deputados federais do estado.

Segundo o blog apurou, o café da manhã sera na casa do governador Robinson Faria e todos os deputados já confirmaram presença.

O motivo da visita é pedir o apoio da bancada para a reeleição de Maia a presidente da Câmara dos Deputados.

Governador sanciona lei que trata da gestão democrática das escolas estaduais





Fotos: Demis Roussos

O Governador do Estado, Robinson Faria sancionou a lei que dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Estadual de Ensino. A lei complementar nº 585 foi sancionada em 30 de dezembro de 2016 e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição do dia 31 de dezembro 2016.

Proposta pelo Executivo Estadual, a lei é resultado de estudos da Comissão Estadual Central de Gestão Democrática que elaborou o texto base e das discussões realizadas nos 16 fóruns regionais e no fórum estadual.

O intuito é promover o debate na comunidade escolar, visando fortalecer a Gestão Democrática, através da eleição para Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino. A lei fortalece a democratização e a autonomia dos processos da gestão do sistema estadual, adequando sua legislação para que as escolas possam, de fato, vivenciar uma democracia participativa em todos os aspectos.
Uma das principais alterações é a ampliação do mandato dos diretores e vice-diretores das escolas. A partir das próximas eleições, os gestores terão mandato de três anos à frente da administração da escola, ao invés de dois.

Outra mudança é o fim da obrigatoriedade de o candidato ter pelo menos dois anos de atuação na escola. Com a nova lei, o gestor precisa atuar no mínimo por um ano na unidade para concorrer a uma das vagas de gestor.

“As mudanças incluídas na lei resultam de um processo democrático construído num fórum com várias entidades educacionais. Trouxemos aperfeiçoamentos no processo que acolhe a participação de estudantes, pais, professores, servidores e comunidade escolar na construção de uma escola mais justa e que atenda as necessidades da população”, explica a secretária de estado da Educação, Cláudia Santa Rosa.

A Lei 585 revoga a Lei Complementar Estadual nº 290, de 16 de fevereiro de 2005, e o Decreto nº 18.463, de 24 de agosto de 2005.

Um deputado de SP na cruzada contra a masturbação



Marcelo Aguiar, deputado federal pelo DEM de São Paulo, entrou numa cruzada contra a pornografia e a masturbação. Apresentou um projeto à Câmara propondo que as operadoras telefônicas criem uma maneira de vetar “conteúdos de sexo virtual, prostituição e sites pornográficos”.

Na justificativa ao projeto, Aguiar diz que há “viciados em conteúdo pornô e na masturbação”. Explica o deputado na justificativa do projeto: “Estudos atualizados informam um aumento no número de viciados em conteúdo pornô e na masturbação devido ao fácil acesso pela internet e à privacidade que celular e o tablet proporcionam.

Os jovens são mais suscetíveis a desenvolver dependência e já estão sendo chamados de autossexuais – pessoas para quem o prazer com sexo solitário é maior do que o proporcionado, pelo método, digamos, tradicional.”

Lauro Jardim – O Globo