quarta-feira, 29 de abril de 2015

LIXÃO: CIDADE PRAIA na zona norte de Natal continua com os seus pontos de lixão, trazendo doenças e muitos transtornos graças a colaboração de moradores locais.








FOTOS: Cristiano Barbalho

Comissão irá formular proposta de nova unidade institucional na UFRN

A instalação da comissão para formular uma proposta da criação de unidade específica para as demandas relativas ao Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) foi realizada na tarde desta terça-feira, 28, pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz.

Ao explanar sobre a situação existente hoje, a gestora expôs que a UFRN sabe das especificidades que a área do EBTT abarca. “Em virtude disso, vislumbramos a necessidade de uma unidade para ser a referência institucional para dar andamento às demandas e apoiar as iniciativas formuladas”, destacou Angela Paiva.

Presente à reunião, o pró-reitor de Planejamento, João Emanuel Evangelista de Oliveira, enfatizou que esse novo espaço terá, entre outras incumbências, o papel de mediação institucional. A PROPLAN, inclusive, será responsável por acompanhar e dar subsídio para os trabalhos da comissão.

O grupo de trabalho será formado por Ronaldo Ferreira de Lima, Edilene Rodrigues da Silva, Gilka Silva Pimentel, Harim Revoredo de Macêdo e Marcel Vinicius Medeiros Oliveira. Cada um é vinculado às unidades que tem atividades desenvolvidas dentro do âmbito do ensino básico, técnico e tecnológico: Escola de Música, Escola de Enfermagem, Núcleo de Educação Infantil, Escola Agrícola de Jundiaí e Instituto Metrópole Digital. A comissão, de acordo com a portaria 708/15, tem o prazo de 60 dias para conclusão dos trabalhos.

Com informações da UFRN

Júnior Grafith deixa Câmara para assumir ouvidoria do município

Discurso proferido por mim na tarde de ontem (28) na minha despedida da Câmara Municipal de Natal.

Senhoras e senhores Vereadores, população da nossa amada Cidade Natal que nos acompanha pela TV Câmara, boa tarde a todos!

Como é do conhecimento de vocês, me licenciei ontem como vereador suplente desta casa legislativa. Acredito que todos que estão aqui presentes acompanharam a minha trajetória política desde que assumi como vereador e sabem que, mesmo com todas as barreiras impostas pelo fator chamado “suplência”, tenho me dedicado e dado a minha contribuição por meio de trabalhos positivos em prol das comunidades da nossa cidade.

Como já expus aqui mesmo nesse plenário, me interessei em entrar na vida política porque sempre presenciei a realidade vivenciada por muitas comunidades carentes da nossa cidade; como bem sabem sou um amante do esporte amador, e sempre vi o quanto essa classe é carente de estrutura física e de apoio de um modo geral.

Passei a ajudar times de futebol por conta própria, e assim, o meu nome que já era conhecido devido a Banda Grafith, passou a se popularizar ainda mais, e me tornei o vereador “amigo popular”.

Como homens e mulheres públicos, temos que aprender a lidar com as críticas, nem sempre construtivas, que surgem ao longo do nosso mandato. A mídia, veículo de informação necessária e presente no nosso dia-a-dia, nem sempre nos favorece e enaltece os frutos colhidos pelo nosso trabalho. Fico muito triste, pois em meu caso a mídia expôs a minha transição de "ofício" de uma forma distorcida e pretensiosa.

Alguns blogs chegaram a divulgar que eu estava "INFLACIONANDO" a minha saída da câmara, como se o Prefeito Carlos Eduardo dependesse do Ver. Junior Grafith. A esses blogs e informo que "inflacionar" é o que fazem alguns vereadores, que depois de eleitos, mas com a intenção de assumir uma ou outra secretaria, fazem exigências surreais, muitas vezes tirando o espaço de um suplente , que mesmo assim, assume e desenvolve o trabalho e no final ainda é tratado como uma peça descartável no cenário político.

Mesmo assim, durante toda a minha vida de pessoa pública e principalmente nesse período como vereador, sempre soube administrar e conviver da melhor forma com todas as fofocas, comentários e mídia distorcida. Graças a Deus, nenhuma delas abalou a pessoa que sou. Minha honestidade e integridade permanecem fortes como nunca! E de cabeça erguida, deixo a Câmara com um sentimento de satisfação por ter conseguido realizar alguns feitos para a nossa amada cidade.

Fico muito feliz em ter conseguido alcançar nesses quase 02 anos e meio como Vereador o objetivo de apoiar a classe, não só do futebol, mas do esporte de um modo geral. E fico ainda mais feliz por saber que a minha contribuição foi muito mais além, consegui com a ajuda de meus colegas vereadores, a mudança no regimento interno da casa, dando a oportunidade a Vereadores suplentes de conseguir integrar e agregar aos trabalhos das comissões. Foi uma honra ter sido o Primeiro Vereador Suplente a conseguir isso!

Consegui melhorias para a nossa cidade por meio de requerimentos e emendas de minha proposição, que foram atendidos. Posso citar como exemplos a academia de terceira idade do Loteamento Parque Floresta, a revitalização da quadra de esportes de Santos Reis, a iluminação de ruas do Bairro Pajuçara e Conjunto Vila Verde I, o recapeamento asfáltico de ruas em Felipe Camarão, e tantas outras.

Consegui também a aprovação de dez projetos de lei (fora os que estão tramitando na casa), todos eles feitos de forma muito consciente, pois como sempre preguei, não adianta sair aprovando projetos, é preciso apresentar projetos viáveis e fiscalizá-los;
Além disso apoiei no meu mandato diversos projetos sociais e culturais que enriqueceram e contribuíram na formação de muitas pessoas.

Porém, não teria conseguido realizar tantos feitos nesse período se não tivesse contado com o trabalho ativo de minha equipe. Desde o início de meu mandato, uma equipe comprometida comigo, com o trabalho e com a comunidade. Entre lideranças e assessores, posso chamá-los também de amigos. E a todos eles, agradeço de coração todo o esforço e dedicação.

Aos meus amigos vereadores, agradeço o apoio, os conselhos, a amizade independente de escolhas partidárias e a oportunidade que me foi dada de poder integrar a Comissão de Educação Cultura e Desporto. Aos servidores da câmara, agradeço a dedicação, a paciência, o bom humor e admiração sempre tão presentes no dia-a-dia de trabalho aqui da câmara e externo meus votos de sucesso a todos que aqui deixo.

Em meu novo ofício, irei exercer a função de Ouvidor Geral do Município de Natal. Com a responsabilidade de receber as sugestões de melhoria, reclamações e pedidos da nossa população.

E perante esse quórum, assumo o compromisso com a sociedade e com o Prefeito Carlos Eduardo, que está me dando essa oportunidade, de exercer esse ofício com dedicação e seriedade, cumprindo com meus deveres, mas jamais deixando de ser o Vereador Júnior Grafith, "o amigo popular", e espero que possamos nos encontrar em breve, aqui, nesta casa legislativa.
 
Concluiu o Vereador Junior Grafith recebendo no final do seu discurso o reconhecimento pelo trabalho prestado durante o seu mandato por parte de todos os vereadores presentes na sessão.
 







 
 FOTOS: Elpídio Junior

Parceria entre PMDB e o prefeito Carlos Eduardo já diminui resistência

A parceria administrativa do PMDB com o prefeito Carlos Eduardo Alves avança e já começa a diminuir as resistências dentro do partido. O atual prefeito vai nomear Fred Queiroz, indicado pelo PMDB, como secretário de Turismo e caminha para ter o apoio de praticamente toda a sua família em torno da candidatura à reeleição em 2016.

A situação política e eleitoral deverá ser bem diferente da campanha de 2012, quando Carlos Eduardo enfrentou o deputado Hermano Morais, do PMDB, que teve o apoio do então deputado Henrique Eduardo Alves e do senador Garibaldi Filho. Hermano foi o principal adversário de Carlos Eduardo, que chegou a fazer críticas diretas aos primos.

Mas tudo mudou, dois anos depois. Em 2014 era Henrique Alves o candidato a governador. Carlos Eduardo o apoiou e a parceria administrativa em processo de consolidação parece ser a contrapartida política do apoio dado no ano passado.

Com esta realidade, quem sobra é justamente o deputado Hermano Morais, presidente do diretório municipal do PMDB na capital. Na Câmara, os vereadores do partido estão divididos quanto à aliança com Carlos Eduardo, mas nem isso é uma certeza sólida. Felipe Alves, primo de Carlos Eduardo, apoia a aliança. Bertone Marinho e Ubaldo Fernandes, não. Pelo menos por enquanto. Reclamam que o partido não é consultado pra nada pelo atual prefeito. Mas isso pode mudar.

Novas conversas estão agendadas. Mas é muito provável que Hermano receba um pedido do agora ministro Henrique Alves e do senador Garibaldi Filho para não atrapalhar a aliança. E com a nomeação de Fred Queiroz, o PMDB vira governo novamente.

E o partido não deverá ter candidato próprio a prefeito da capital em 2016. Mas abre-se a possibilidade de indicar o candidato a vice. Quem se habilita?

Fonte: BlogdoBG

INDONÉSIA: Brasileiro cantou e não quis usar venda antes de execução

Pouco antes de amanhecer nesta quarta-feira na Indonésia, os corpos do brasileiro Rodrigo Gularte, 42, e de outros sete condenados por tráfico executados na tarde desta terça-feira foram trazidos da ilha Nusakambangan para Cilacap, em caixões brancos, alguns deles bordados. Angelita Muxfeldt, prima de Gularte e que está desde fevereiro na Indonésia, chorava muito enquanto era conduzida pelo padre Charlie Burrows, que abria caminho em meio à multidão. Segundo informações da agência AFP, uma pastora que acompanhou um dos presos em seus últimos momentos disse que os condenados se comportaram com “força e dignidade” até o fim.

O caixão de Gularte foi levado do porto de Cilacap para uma casa funerária em Jacarta, onde uma breve cerimônia foi realizada. Angelita, desolada, tocou o caixão do primo durante vários momentos. Ela cuidará dos trâmites para trazer o corpo ao Brasil.

Nos minutos que antecederam à execução, os oito condenados recusaram ter os olhos vendados e optaram por encarar o pelotão de fuzilamento, de acordo com informações da AFP. Eles entoaram cânticos religiosos, como “Amazing Grace”, segundo uma testemunha da execução, até o pelotão começar a disparar nos presos atados em postes. Um grupo de pessoas que se reuniu na cidade portuária de Cilacap – que dá acesso à ilha de Nusakambangan – segurava velas acesas e também cantava “Amazing Grace”.

Angelita acompanhou os disparos da execução à distância, ao lado do encarregado de negócios do Brasil em Jacarta, Leonardo Carvalho Monteiro, maior autoridade brasileira na Indonésia. O fuzilamento ocorreu por volta de 0h25 (horário local, 14h25m em Brasília).

Segundo a BBC Brasil, durante o encontro final com parentes, Gularte deixou um recado para a família:

“Daqui irei para o céu e ficarei na porta esperando por vocês”, declarou o brasileiro, de acordo com o encarregado de negócios do Brasil em Jacarta.

O corpo de Rodrigo Gularte será trazido ao Brasil e enterrado em Curitiba. O pedido foi feito pelo próprio Gularte, em seus últimos dias na prisão. Ainda não há data prevista para o traslado do corpo da Indonésia para o Brasil. A mãe de Gularte, Clarisse, recebeu a notícia da morte do filho em seu apartamento, acompanhada de parentes. Desde que soube que o filho seria executado, Clarisse ficou com a saúde debilitada.

Além de Rodrigo Gularte foram executados dois australianos, quatro africanos e um indonésio. A filipina Mary Jane Veloso foi poupada pouco antes da execução. Logo que chegou ao porto de Cilacap, o corpo do indonésio Zainal Abidin foi enterrado em um cemitério próximo.

O Globo

Várias obras no Brasil vão parar por falta de recursos, diz ministro

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, afirmou nesta quarta-feira (29) que “várias obras no país vão parar” e que ele “não pode esconder o que está acontecendo no ministério”.

Segundo ele, o ministério ainda não tem previsão de quanto poderá investir neste ano, o que atrapalha o desenvolvimento dos projetos de infraestrutura.

“Eu nunca esperava chegar no início de maio sem saber quais recursos teríamos”, disse.
O ministro participa de audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Logo ao iniciar sua exposição, Rodrigues se desculpou com os senadores e disse que era muito complicado comentar o investimento em obras neste momento e chegou a brincar que era preciso sensibilizar o ministro Joaquim Levy (Fazenda).

“Vou receber várias reclamações do senhores de “parou a obra tal” e vai parar sim. Assusta receber um telefonema dizendo “ou você paga hoje ou eu paro a obra” e eu não tenho [dinheiro para pagar]”, afirmou.

“Os telefonemas que eu recebo e as visitas, nesse período de quatro meses, são só de reclamações por falta de dinheiro e de estabilidade porque não sabemos o que vamos ter pela frente”, completou.

Depois do desabafo, os senadores riram e perguntaram se, então, seria o caso de encerrar a audiência, já que não seria possível fazer nenhuma nova pergunta.

“Não acabou. Estou à disposição. Quando eu souber quanto tenho de recursos e as prioridades eu posso voltar aqui e dizer”, disse.

O ministro destacou que o envolvimento de empreiteiras em escândalos de corrupção também ajudaram a travar o setor.

Rodrigues disse que para este ano é esperado um investimento na área de transportes de R$ 13,6 bilhões. Segundo ele, esses gastos serão bastante menores que em 2014, quando foram R$ 18,8 bilhões.

Folha Press

Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN quer reapresentação de 800 PMs cedidos

Assim como na gestão passada, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN) tenta trazer de volta cerca de 800 policiais militares cedidos para órgãos de diferentes poderes. Apesar do insucesso na administração anterior, o atual governo mira nestes policiais que representam 10% do contingente da corporação e, de fato, reforçaria o efetivo disponível na capital e demais cidades potiguares.

Recentemente, o tema foi discutido no pleno da Assembleia Legislativa, que possui 55 militares cedidos da Sesed no seu quadro funcional. Na ocasião, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) defendeu o retorno de parte dos policiais militares cedidos às ruas, principalmente aqueles que estão no poder Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

Sorte fica mais cara: aposta mínima da Mega-Sena vai subir de R$ 2,50 para R$ 3,50


As apostas simples da Mega-Sena ficarão 40% mais caras a partir de 24 de maio, segundo Portaria da Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae) do Ministério da Fazenda, publicada nesta quarta-feira no “Diário Oficial da União”.

A aposta de seis números da Mega-Sena subirá de R$ 2,50 para R$ 3,50. As apostas de 7 a 15 números vão variar entre R$ 24,50 e R$ 17.517,50.

Subirão também outros programas de sorteio da Caixa, como Lotofácil e Quina, Dupla-sena e as loterias esportivas Loteca e Lotogol. O preço da aposta mais barata da Lotofácil vai subir de R$ 1,50 para R$ 2,00. A Quina vai de R$ 1,00 para R$ 1,50.

Já o Timemania, com aposta mínima de R$ 2,00, teve o seu preço mantido aos apostadores, assim como o Lotomania, de R$ 1,50.

A Caixa deverá informar a seus clientes sobre as mudanças de preços com pelo menos dez dias de antecedência das datas estabelecidas para mudanças de preço.

O Globo

Pleno do TJRN reafirma ilegalidade da greve dos servidores do Judiciário

Os desembargadores que integram o Pleno do TJRN, na sessão ordinária desta quarta-feira (29), mantiveram a declaração de ilegalidade da greve dos servidores do Poder Judiciário, iniciada por meio do seu sindicato, o Sisjern, em 17 de março. A paralisação foi julgada ilegal, nos autos da Ação Cível Originária nº 2015.003423-4, mas, após assembleia realizada no dia 22 de abril, a entidade sindical decidiu pela sua continuidade.

Em seu voto, o desembargador Glauber Rêgo manteve os mesmos argumentos de sua decisão inicial e apontou que o direito de greve não é absoluto e que não pode ser exercido por tempo indeterminado. O voto do relator foi acompanhado à unanimidade pelos demais desembargadores.

Em decisão monocrática, no dia 17 de abril, Glauber Rêgo decidiu pela ilegalidade do movimento grevista, determinando o retorno imediato dos servidores às atividades, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Em consequência da decisão, mantida no Pleno do TJRN, a administração do TJRN também foi autorizada a cortar o ponto dos servidores – a partir da data da intimação sobre a decisão – com a possível compensação dos dias em paralisação ou por meio do desconto nos salários dos grevistas.

Antes da declaração de ilegalidade da paralisação, o desembargador Glauber Rêgo conduziu uma audiência de conciliação entre as partes, mas a proposta apresentada terminou rejeitada pela categoria.

Em consequência da decisão do Sisjern em manter a greve, a Presidência do TJRN resolveu suspender, enquanto perdurar a paralisação, a utilização do Registro Eletrônico de Ponto nas unidades do Poder Judiciário.

(Ação Cível Originária nº 2015.003423-4)
TJRN

Vacina que poderá eliminar vício em cigarro é testada em humanos

Fumantes poderão no futuro ser vacinados para que deixem de sentir prazer com o cigarro. Uma vacina que leva o organismo a produzir anticorpos contra a nicotina, uma das substâncias presentes no cigarro que provoca sensação de prazer e dependência, já está sendo testada em 275 pessoas, com idades entre 18 e 60 anos, no Canadá. A pesquisa, que está sendo desenvolvida pela farmacêutica Pfizer, começou em 2012 e já teve sucesso em roedores. Não há previsão de término do estudo e lançamento no mercado.
A vacina tem como objetivo estimular o sistema imunológico e criar anticorpos contra a nicotina, de acordo com a diretora médica de vacinas da América Latina e Canadá da Pfizer, Jéssica Presa.

— A ideia é que esses anticorpos “grudem” na nicotina e, como se tornarão uma única molécula “grande”, não conseguirão ultrapassar a barreira hematoencefálica [cerebral]. Assim, a nicotina não chegará ao cérebro e a pessoa não irá obter a sensação de prazer com o cigarro.

Uma das 7.000 substâncias inaladas pelo fumante em uma tragada, a nicotina que provoca dependência e sensação de prazer, conforme explica a cardiologista Jaqueline Issa, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor (Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo).

— Nós temos vários receptores espalhados pelo corpo e cérebro e a nicotina tem afinidade com eles. Na área do cérebro responsável pelo prazer, há uma grande concentração. Quando o indivíduo fuma, a nicotina entra nesse circuito, ocupa o espaço e a sensação de prazer é amplificada. Em situações adversas, como estresse e ansiedade, por exemplo, a pessoa fuma para atenuar sensações desagradáveis. Então, ela aprende a usar o cigarro no prazer e na dor. Por isso, há legiões de fumantes, pois entre 7 a 10 segundos a pessoa já sente prazer.

Além de ajudar na possibilidade de reduzir ou eliminar o vício do cigarro, novas doses da vacina fariam o corpo continuar produzindo mais anticorpos por conta própria, e isso contribuiria para impedir recaídas. De acordo com a diretora da Pfizer, a vacina seria destinada a pessoas que são viciadas no tabaco e têm o desejo de parar de fumar.
Na opinião da cardiologista do Incor, a imunização “seria mais atrativa no aspecto preventivo do que como tratamento”.

— Na medida em que a vacina faz um bloqueio da nicotina, a pessoa passa pelo processo de abstinência, que provoca sintomas como irritabilidade, falta de concentração, fome excessiva e ansiedade. Essa situação poderia ser tratada de outra forma, com medicação por exemplo. Então, a princípio, o ideal seria vacinar pacientes que já pararam de fumar para evitar a recaída, já que mais de 50% das pessoas que param de fumar acabam voltando. E também grupos de riscos, como filhos de fumantes e pessoas de classes sociais mais baixas, para que não caiam no vício.

A Pfizer informou que o estudo clínico da vacina antitabaco está em estágios iniciais (fase 1) e deverá ser concluído em dezembro desse ano. Nessa etapa, são avaliadas a segurança, a tolerabilidade, a imunogenicidade (capacidade de dar resposta imunológica) e mensuração de dose em adultos.

Vacinas para doenças não infecciosas

Essa não é a primeira vez que um laboratório tenta fabricar uma fórmula contra o vício do cigarro. Jaqueline explica que outros estudos não foram para frente, “pois os anticorpos não tinham durabilidade suficiente”.

— Os pacientes então teriam que ser revacinados com frequência e isso seria inviável até mesmo financeiramente. Desde 2006 fala-se em método terapêutico contra o vício no tabaco. Esperamos que a nova pesquisa consiga reverter esse problema técnico.

Atualmente, não há nenhuma vacina que reduza ou elimine o vício em cigarro. Mas, na visão do infectologista e vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Renato Kfouri, a ciência avançou muito no conhecimento sobre agentes infecciosos, suas formas de reprodução e os hospedeiros. Agora, o grande desafio é conhecer melhor o desenvolvimento molecular para controlar as doenças não infecciosas.

— Quando falamos em genoma humano, é algo de grande complexidade. É necessário conhecer os marcadores de quem vai ter obesidade, câncer e até dependências de drogas e álcool. Muitas dessas doenças não são exclusivamente cromossômicas, já que também se consideram os fatores ambientais, mas conhecendo seus mecanismos será possível se antecipar e assim prevenir. O desenvolvimento de vacinas para doenças não infecciosas é questão de tempo.

Segundo Kfouri, a ciência está evoluindo a passos largos e, em alguns anos, será possível imunizar as pessoas também contra doenças não infecciosas.

— Estamos caminhando nesse sentido, não apenas contra o tabaco, mas contra obesidade e até mesmo o câncer. Acredito que daqui alguns anos poderemos ter novidades em termos de aplicação prática.

R7

Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social discute implantação de Bike Patrulha na Via Costeira

21248

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, participou na tarde dessa terça-feira (28) de uma reunião com o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, com o representante dos hotéis situados na Via Costeira, Luiz Sérgio Barreto, e com o comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), João Gilderlan Alves de Sousa, quando foi discutida a implantação da Bike Patrulha com intuito de reforçar a segurança em toda orla da Via Costeira.

Na oportunidade, foi apresentado o planejamento de uma atuação conjunta do poder público com a iniciativa privada, possibilitando o patrulhamento da região com a utilização de bicicletas elétricas. A ideia é que a rede hoteleira entre com as bicicletas e dez diárias operacionais por dia, enquanto a Prefeitura do Natal, por meio da Semdes, escalaria dez guardas municipais equipados com rádios comunicadores, armamento letal e menos que letal para patrulhar regularmente a localidade.

Durante o encontro foi exibido o modelo de bicicleta elétrica que poderá ser utilizado no patrulhamento da Via Costeira. O representante da empresa mostrou os benefícios do transporte, que conta com sistema integrado de GPS e câmera filmadora acoplada ao capacete de segurança que deve ser utilizado pelos agentes da Guarda Municipal. Os equipamentos de registro de imagens e som inseridos na bicicleta são de alta qualidade e permitem a filmagem de possíveis ocorrências.

Segundo o secretário da Semdes, Osório Jácome, a iniciativa vai levar mais segurança para a região turística da capital, na medida em que o sistema de bike patrulha vai poder monitorar cotidianamente toda a extensão da Via Costeira. “Se a parceria for realmente efetivada ganha o cidadão natalense, o turista e o empresariado local, pois a segurança desse corredor hoteleiro será reforçada”, informou.

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves, explicou que o efetivo de dez guardas municipais ficará exclusivo para apoiar ações de segurança na área da Via Costeira. “O plano é manter esses agentes atuando em dupla de serviço, patrulhando e realizando ponto base na extensão da via. Acreditamos que com essa atitude os índices de delitos praticados naquele setor vão cair drasticamente”, assegurou.

O representante da rede hoteleira da Via Costeira, Luiz Sérgio Barreto, ficou de levar o projeto para análise do empresariado, que é composto por proprietários de dez hotéis situados na localidade. Outra reunião deve ser marcada nas próximas semanas para definir os rumos do projeto.

Globo suspende série de repórter envolvido em escândalo sexual

Sem aviso prévio, a Globo tirou do ar as reportagens Memórias de um Gol, do Esporte Espetacular. A série, que prometia “recontar a história de gols marcantes dos principais clubes brasileiros” e alguns da seleção, estreou no último dia 5, mas não foi exibida nos três domingos seguintes. Foi suspensa por tempo indeterminado após o afastamento de seu criador, o repórter Thiago Asmar.

Na semana seguinte à estreia da série, Asmar viu envolvido em um escândalo sexual. Vazou na internet um vídeo em que ele aparecia nu numa cama com a modelo Carol Muniz, ex-namorada do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. No vídeo, Carol exibia os seios e falava de sua relação com Del Nero. Disse que foi atraída pelo “poder” e pela “inteligência” do cartola, e não pelo “dinheiro”.

Interlocutores da CBF procuraram a cúpula da Globo e pediram a cabeça de Asmar. A emissora não entregou, mas colocou o jornalista na “geladeira”. O quadro, que já tinha algumas edições gravadas, ficou apenas no primeiro, que dedicou 15 minutos ao gol do sérvio Petkovic que deu ao Flamengo, em 2001, o tricampeonato carioca sobre o Vasco.

A Globo nega que o quadro tenha saído do ar. Diz que Memórias de um Gol “não tem periodicidade definida, entrando esporadicamente no Esporte Espetacular”. De acordo com a emissora, o quadro “não é feito apenas por um repórter”, mas pela “equipe de repórteres do Esporte da Globo”.

Não é o que diz o próprio Thiago Asmar em vídeo disponível no site oficial do Esporte Espetacular. No material promocional da estreia, Asmar é apresentado como o “dono” do quadro. Ele conta como surgiu a ideia e se coloca como repórter único da atração, que teria “um padrão bem documental”, segundo o próprio.

“A gente leva o personagem principal até o estádio em que ele marcou o gol histórico e os outros personagens, os coadjuvantes, falam em outros ambientes”, afirma. “Eu fico lá batendo papo no estádio, a gente conversa, a gente lembra exatamente onde foi o gol, a emoção que ele sentiu, o que ele pensou quando a bola entrou”.

Asmar fala até qual seria o time protagonista do segundo episódio de Memórias de um Gol. “Já podemos adiantar que é do Corinthians, um gol bem marcante. E os próximos, a gente já sabe, a gente vai correr atrás do César Sampaio, que fez um gol histórico no Palmeiras, vamos correr atrás de gols da seleção brasileira. Tem muito gol pela frente”, diz, pedindo para os internautas enviarem sugestões.

O Notícias da TV tentou falar com Asmar, mas não conseguiu. Ele apagou contas em redes sociais e não atendeu ao telefone celular.

UOL

Começa, em Natal, preparação para maior encontro de organizadores de eventos da América Latina

Os preparativos para a realização do Encontro Latino-Americano da ICCA (Internacional Congress and Convention Association), que acontece de 1 a 4 de setembro, em Natal, teve início oficialmente nesta semana. O Natal Convention Bureau, entidade responsável pela captação do evento para a cidade, recebeu a visita do diretor regional da ICCA, Santiago Gonzalez, que esteve, em Natal, para visitas técnicas.

“Trazer esse evento para Natal significa mostrar a cidade para os principais organizadores de eventos da América Latina, que estarão presentes neste encontro”, explica o presidente executivo da entidade, Max Fonseca. O Encontro vai acontecer no Hotel Serhs, na Via Costeira, e terá programação em várias partes da cidade. O objetivo é que os organizadores conheçam as potencialidade de Natal como destino para o turismo de eventos.

O turismo de negócios é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros no país e o Brasil ocupa a 9a posição no ranking mundial de eventos internacionais, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). A ICCA tem como missão a criação de uma comunidade global para a indústria de eventos internacionais e compreende cerca de 1.000 empresas e organizações associadas em mais de 90 países do mundo.

No Nordeste, apenas os conventions de Natal, Recife e Salvador possuem a chancela da ICCA, que representa uma certificação de qualidade.

FNF confirma quarta edição do Prêmio Craque Potiguar

O presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, José Vanildo da Silva, anunciou para a próxima segunda-feira (4), a realização da quarta edição do Prêmio Craque Potiguar. O evento, que premia os melhores do Campeonato Potiguar, será realizado na Zona Mista da Arena das Dunas, a partir das 19h. Além da premiação dos destaques do Estadual deste ano, a festa também marcará escolha da nova musa do futebol potiguar.

Durante o evento, serão conhecidos os jogadores que irão compor a seleção do Campeonato Potiguar, bem como destaques da competição nas categorias Craque, Artilheiro, Revelação, Melhor Dirigente, Melhor Treinador e Melhor Árbitro. A escolha da seleção e dos destaques será feita por representantes da imprensa esportiva potiguar.

Musa

A noite também será dedicada à beleza. A Zona Mista da Arena das Dunas irá se transformar numa verdadeira passarela para o desfile das musas que representam os dez clubes que disputaram o Campeonato Potiguar em 2015. Serão três finalistas, duas delas escolhidas pelos jurados durante o evento e uma que chega com vaga garantida pela votação que acontece até o próximo dia 3 de maio, nos sites www.fnf.org.br e www.tribunadonorte.com.br/musa.

A escolhida para ser a nova Musa do Futebol Potiguar irá receber uma premiação no valor de R$ 3.000,00 oferecida pela Aquacoco e pela Sparta Incorporadora, além de um book profissional oferecido pela Trafego Models. O concurso da Musa do Futebol Potiguar chega a sua terceira edição e tem a coordenação do jornalista e empresário George Azevedo.

Executivos investigados na Lava Jato deixam a prisão

Depois de quase seis meses presos, os executivos Ricardo Pessoa, da UTC, e Gerson de Mello Almada, da Engevix, deixaram a carceragem da PF em Curitiba no fim da manhã desta quarta-feira (29).

Eles e outros sete executivos e funcionários das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato, também presos preventivamente no Complexo Médico Penal do Paraná, ficarão em prisão domiciliar, por decisão do Supremo Tribunal Federal.

Almada e Pessoa saíram escoltados pela PF por volta das 11h30 e não falaram com a imprensa.

Os outros sete presos -José Aldemário Pinheiro Filho, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, José Ricardo Nogueira Breghirolli e Mateus de Sá Oliveira, da OAS; Sérgio Cunha Mendes, da Mendes Júnior; João Ricardo Auler, da Camargo Corrêa; e Erton Medeiros Fonseca, da Galvão Engenharia-, que estão no Complexo Médico Penal, seriam liberados também nesta manhã.

Todos devem ir à Justiça Federal do Paraná, para instalar tornozeleiras eletrônicas que monitorarão seus movimentos, e terão que cumprir condições como não manter contato com outros investigados e entregar o passaporte.

Acusados do pagamento de propina em obras da Petrobras, eles deverão ainda se manter afastados das empresas em que trabalhavam, não poderão sair de casa sem autorização, terão que se apresentar à Justiça a cada 15 dias e estão proibidos de viajar para fora do país ou ingressar nos estabelecimentos das empreiteiras.

DECISÃO

Nesta terça (28), o STF decidiu livrar os acusados da cadeia após a 2ª Turma do Supremo analisar o pedido de liberdade de Pessoa, apontado como líder do chamado clube das empreiteiras envolvidas com o esquema de desvio de recursos e pagamentos de propina em contratos com a Petrobras.

Após a análise do caso de Pessoa, Teori propôs estender o entendimento para outros acusados ligados a grandes empresas.

Eles são acusados pelo Ministério Público Federal de compor cartel de empreiteiras, que, entre outros crimes, superfaturava contratos da Petrobras e pagava propina a diretores da estatal e agentes políticos.

A maioria dos ministros da turma (3 votos a 2) seguiu entendimento de Teori, de que provas de crimes, por mais graves que sejam, não podem justificar a prisão preventiva. Usar provas para embasar a prisão preventiva seria, de acordo com o ministro, antecipar a condenação, sem que o acusado tivesse chance de se defender. Para manter a prisão, seria necessário apresentar indícios reais de que o réu pode fugir do país ou interferir na investigação, o que não foi feito, na visão do ministro.

“A credibilidade das instituições, especialmente do Judiciário, só se fortalecerá na exata medida em que manter o estrito cumprimento da lei, seja na apuração e no julgamento de graves delitos, seja nos direitos constitucionais da presunção da inocência, da ampla defesa e do devido processo legal”, disse.

Segundo o ministro, a prisão preventiva é uma medida “extrema que já não se faz indispensável, podendo ser substituída por medidas alternativas”.

Para ele, utilizar a prisão preventiva para tentar forçar a delação premiada representaria uma medida “medievalesca”. Zavascki disse, no entanto, não era isso que acontecia nesse caso.

DEFESA

O advogado Alberto Toron, que representa o executivo da UTC, elogiou a decisão. “O Supremo resgata uma de suas características mais importantes: o direito de defesa do acusado, que é a expressão maior de uma democracia”, disse.

Advogados que atuam na defesa de de empresas investigadas interpretaram a decisão tomada do STF como uma tentativa da instância máxima da Justiça brasileira de colocar um freio no juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato no Paraná.

É consenso entre os advogados ouvidos pela Folha de S.Paulo que haverá menos acordos de delação premiada daqui para frente, apesar dos benefícios que eles podem proporcionar além da revogação da prisão preventiva, com a redução de multas e penas.

Folha Press

Corte nega ação para mudar atos do TCE/RN e da Presidência do TJ

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN negou provimento a um Agravo Regimental interposto pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sisjern) contra decisão do desembargador Expedito Ferreira que negou um Mandado de Segurança impetrado pelo sindicato contra o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN). O julgador reconheceu a ilegitimidade ativa ad causam do Sisjern, nos termos do artigo 6º, §5º, da Lei nº 12.016/2009, e negou a segurança. Entendimento que foi mantido na sessão de hoje (29) do Pleno da Corte Estadual de Justiça.

No Mandado de Segurança, o Sindicato do Servidores pretendia que fosse declarada a nulidade da decisão cautelar proferida pelo TCE/RN no Processo nº 3.389/2014, que suspendeu os efeitos da Resolução do TJRN nº 55/2013; além da nulidade de todos os atos administrativos que foram ou venham a ser praticados pelo presidente do TJRN durante o período de suspensão da referida Resolução, em especial, a Portaria nº 37/2015, que trata da dispensa dos ocupantes da função de diretores de secretaria.

Contudo, em sua decisão inicial, o desembargador Expedito Ferreira decidiu que “a suspensão da Resolução, por si só, não representa intromissão direta na esfera jurídica dos servidores, não cabendo a defesa de tal ato normativo pelo Sindicato impetrante”.
O relator afirmou ainda que os atos administrativos da atual Presidência do TJRN não são passíveis de apreciação naquela ação, tendo em vista que o presidente do TJ não foi demandado como autoridade coatora, e seus atos foram postos apenas como suposta consequência do ato apontado como coator, não podendo serem analisados de forma autônoma.

Alegações insuficientes

No voto levado ao Pleno, Expedito Ferreira afirmou que as alegações levadas pelo Sindicato no Agravo Regimental não são suficientes para modificar seu entendimento. O Sisjern defendeu, entre outros pontos, a impossibilidade de inclusão do presidente do TJ no polo passivo, haja vista que a autoridade coatora é aquela expediu a ordem e não a mera executora. “Mesmo que a implementação efetiva das medidas prejudiciais aos servidores dependa de um ato específico do Tribunal de Justiça, o Mandado de Segurança deve ser dirigido contra a autoridade que proferiu a ordem, e não contra o seu mero executor”.
Contudo, o relator diz não compreender “que os atos administrativos emanados da Presidência desta Corte de Justiça devam ser classificados como atos de mera execução, posto que são provenientes da discricionariedade da Administração, a qual também se observará para a elaboração do plano ordenado pela Corte de Contas. O simples comando de que seja observada a previsão do art. 169, §§3º e 4º, da Constituição Federal não afasta a discricionariedade administrativa desta Corte de Justiça sobre quais medidas serão adotadas, nem tampouco a forma de sua implementação”.


(Agravo Regimental em Mandado de Segurança nº 2015.000092-7/0001.00)


TJRN

Fusão do PSB e do PPS é aprovada

A Executiva nacional do PSB aprovou a fusão do partido com o PPS.
Com a fusão dos dois partidos, passará a ser a quarta bancada no Congresso.
O PPS no RN tem como presidente do ex-deputado Wober Junior, e o PSB a ex-governadora Wilma de Faria.

Mais informações em instantes

Sesap esclarece sobre golpes aplicados no Hospital Maria Alice

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem a público esclarecer que pessoas de má fé estão usando o nome de médicos do Hospital Maria Alice Fernandes na tentativa de aplicar golpes em familiares de pacientes internados, por meio de cobrança de dinheiro, através de ligação telefônica, para realização da cirurgia necessitada. A Sesap afirma que este tipo de procedimento não é legal e alerta aos familiares dos pacientes internados que não realizem nenhum depósito, de qualquer valor, sob qualquer pretexto e em nome de ninguém. O Hospital Maria Alice Fernandes, assim como os demais hospitais sob gestão da Sesap, são públicos e todos os seus serviços são 100% oriundos e financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria também orienta as pessoas que já sofreram esta tentativa de golpe, que se dirijam a uma delegacia, informando o fato ocorrido para registrarem um Boletim de Ocorrência (B.O), a fim de que possam ser tomadas as providências cabíveis pela polícia.

A direção do Hospital Maria Alice Fernandes irá à delegacia, na manhã desta quinta-feira (30), para depor sobre o ocorrido e solicitar a abertura de inquérito.