sexta-feira, 27 de março de 2015

Semdes solicita abertura de concurso com 114 vagas para a Guarda Municipal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) encaminhou na última quinta-feira (19) ao processo de solicitação de abertura de concurso público para a função de guarda municipal da cidade do Natal. O documento aponta a necessidade de contratação de 114 novos agentes, que devem atuar na segurança preventiva do cidadão natalense, reforçando a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) e a Ronda de Proteção Escolar (Rope).

O titular da Semdes, Paulo César Ferreira da Costa, explicou que o processo de requerimento de concurso público foi encaminhado para análise da chefia de gabinete da Prefeitura. O secretário disse que a quantidade de vagas solicitadas foi feita levando em consideração a lei municipal 5.829/2007, que determina um efetivo de 555 agentes. “Atualmente, a Guarda Municipal do Natal conta com 441 guardas municipais na função de agente, o que resulta num déficit de 114 homens”, informou.
 
Outro ponto levantado pelo secretário e que fortalece o pleito, é a ampliação dos serviços de segurança pública realizados pela GMN, que nos últimos meses se tornaram mais frequentes e necessários. “A população precisa cada vez mais da Guarda Municipal. Para se ter uma ideia, no ano passado o atendimento de ocorrências cresceu 77% em comparação com 2013. A Guarda é uma realidade e tem a sua importância dentro do sistema de segurança pública”, ressaltou.

Fonte | Assecom GMN

Banheiros Vigiados na orla de Natal recebe elogios da população e turistas que visitam a terra do sol.

Por Cristiano Barbalho

A Prefeitura do Natal contratou em situação emergencial e experimental, segurança privada como forma de diminuir o alto índice de vandalismo, assalto e depredação dos equipamentos públicos nas obras de revitalização dos quiosques e banheiros nas praias de ponta negra, do meio e do forte. Para tentar evitar estas ações criminosas a prefeitura reduziu de 24 horas para o período das 6h às 18h o horário de funcionamento das estruturas.

Fotos: Cristiano Barbalho
 
A SEMSUR secretaria municipal de serviços urbanos, através da viabilização desta segurança aos banheiros e equipamentos públicos na orla da cidade, faz com que os vândalos principalmente no período noturno possam ter suas ações desarticuladas, já que a vigilância no local é 24h, e a população por sua vez possa ser beneficiada com as obras. Os problemas de insegurança começaram no final de janeiro onde pias foram quebradas, registro d’água foram roubados além de outras ocorrências que foram registradas deste o inicio desta importante obra para cidade do Natal.


Na realidade esta segurança poderia ser feita pela guarda municipal se a mesma tivesse um bom efetivo, infelizmente a nossa guarda municipal não consegue honra os serviços na sua totalidade. A polícia militar ter feito ronda ostensiva na orla através de com o apoio de motocicletas da Rocam.

O blog Nova Natal Noticias, esteve nas praias de ponta negra, do meio e do forte. Verificamos que a situação das instalações e da estrutura na maioria já foi restaurada, e constatou a presença de vigilantes nos locais apontados pelos leitores, como também constatamos esta mesma vigilância na iluminação da ponte Newton Navarro. 

quarta-feira, 11 de março de 2015

Fraude: Caern alerta clientes sobre falsos empregados

 IMG000000000068569

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em Mossoró alerta a população sobre a ação de pessoas que oferecem serviços em residências afirmando serem empregados ou aposentados da Companhia. Nenhum funcionário ou prestador de serviço está autorizado pela Caern a oferecer atividade particular em imóveis, nem a Companhia se responsabiliza pelos danos causados por estas pessoas no local em que realizaram serviço.
 
A orientação é que quem necessitar de serviço interno nas residências procure bombeiros hidráulicos de sua confiança e procure referências anteriores. Chegaram ao conhecimento da Companhia alguns casos de pessoas que estão visitando residências e oferecendo serviços na rede de água e fazendo cobranças diretamente ao consumidor.

A Caern lembra que o consumidor deve procurar o escritório da Companhia quando necessitar de algum tipo de serviço e tiver dúvidas sobre a quem recorrer. O pagamento de serviços executados ou multas deve ser feito na rede bancária conforme orientação dos escritórios. Qualquer dúvida o consumidor deve entrar em contato com os escritórios da Companhia para receber mais informações. Caso seja um problema de ordem interna, o consumidor será informado de que terá de contratar um serviço de particular e a Caern não indica este profissional. Ele deve ser da confiança de quem contrata o serviço.

É importante lembrar que pessoas mal intencionadas podem provocar danos à rede de água ou ao hidrômetro. Caso o equipamento seja encontrado avariado, o proprietário do imóvel está sujeito às penalidades cabíveis. Da mesma forma que se for detectada religação em ramais de água cortados pela Caern vai caracterizar infração, em caso de fiscalização da Companhia.

Assim como empregados não estão autorizados a realizar serviço particular, os de empresa contratada pela Caern também não estão. As empresas terceirizadas que trabalham para a Companhia em Mossoró são a Cível Engenharia, responsável pelo corte e religação de água, e a HL, responsável pela instalação e substituição de hidrômetros.

Batalhão Potengi completa 22 anos de atuação na zona Norte de Natal



Foto: Divulgação / Polícia Militar

O 4º Batalhão de Polícia Militar, localizado no conjunto Gramoré, em Natal, completa, nesta semana, 22 anos de atuação no policiamento ostensivo da zona Norte da capital potiguar.
O Batalhão Potengi foi criado durante o comando do coronel PM Luiz Pereira, no ano de 1993, através do Decreto nº 11.609, publicado no Diário Oficial em 11 de março daquele ano.

Com sede primeira nas atuais instalações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o 4º BPM teve como primeiro comandante o tenente-coronel Hugo Nunes de Melo e como missão proporcionar o policiamento preventivo e repressivo em sete bairros na zona Norte de Natal, atendendo atualmente uma população de 303.543 habitantes.

Tendo como comandante o major Manoel Kennedy, e como subcomandante, o major Alexandre, o Batalhão Potengi foi responsável por 319 prisões no ano de 2014, com 120 apreensões de armas de fogo e 44 apreensões de drogas e entorpecentes, além de recuperar 96 veículos com queixa de roubo e furto.

Atualmente, o 4º BPM é formado por três companhias, que realizam o policiamento motorizado com viaturas de área e a Força Tática, além de disponibilizar dez postos fixos com o desenvolvimento do projeto Ronda Cidadã.

 Atualmente, o 4º BPM é formado por três companhias.

Procon Natal autua supermercados e estabelece prazo para contratação de embaladores

Em decorrência da Semana do Consumidor, o Procon Natal intensificou as fiscalizações adotando um caráter mais punitivo e voltando a sua atuação para as empresas reincidentes em práticas infracionais, já devidamente orientadas e autuadas pelo órgão.
Durante esta terça feira (10), a equipe de fiscalização do Instituto constatou uma série de irregularidades em três grandes supermercados de Natal, sendo a principal delas a ausência de embaladores nos caixas de atendimento ao consumidor, conforme determina a legislação municipal. Esses estabelecimentos já haviam sido autuados e multados pelo órgão e mesmo assim persistiam na prática infracional.

Para o diretor-geral do Procon Natal, Kleber Fernandes, não há mais possibilidade de tolerância a esse tipo de infração, visto que a lei está em vigor desde o ano de 2002 e mesmo com aplicação de sanções administrativas impostas pelo instituto, como a aplicação de multas, os estabelecimentos insistem em descumprir a norma e desrespeitar o consumidor.

O órgão concedeu prazo de 48 horas para que os supermercados autuados apresentem a escala de trabalho conforme o quantitativo de caixas, contemplando inclusive os caixas para compras rápidas. Além disso, foi determinada a contratação de um embalador para cada caixa no prazo máximo de 15 dias, sob pena de suspensão das atividades e interdição do estabelecimento comercial.

A intenção do Procon Natal é fiscalizar todos os supermercados de Natal e dar efetividade à Lei Municipal 209/2002. Essa medida vai garantir uma melhor prestação do serviço, agilidade e comodidade para o consumidor e consequentemente a geração de novos empregos.

Novas instalações do CMEi Santa Cecília serão inauguradas nesta sexta-feira

O prefeito Carlos Eduardo e a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva, inauguram nesta sexta-feira (13) às 16h30, mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).  No prédio, que foi totalmente construído, será instalado o CMEI Santa Cecília, que funcionava em um imóvel alugado. A unidade de ensino funcionará na Rua da Garoupa, s/n, no loteamento Parque das Dunas, zona Norte de Natal. Com a nova sede, o CMEI vai ampliar o atendimento de 54 para 140 alunos. Construído no modelo de Creche Padrão Tipo “C”, na obra foram investidos recursos de R$ 768.833,62 oriundos do Governo Federal e com adequações do município do Natal.
A estrutura física do novo CMEI conta com três salas de aulas para crianças com três solariuns; um berçário com banho, repouso e solarium; quatro banheiros infantis; dois banheiros acessíveis; sala de multiuso e informática com três salas de apoio; sala para professores; direção com almoxarifado; copa para funcionários; uma sala de higienização; um lactário; cozinha com despensa, carga e descarga; lavanderia com depósito de material de limpeza; casa de gás; área de serviço coberta; e estacionamento com três vagas externas, sendo uma acessível e oito vagas internas, sendo uma acessível.

O Centro Municipal de Educação Santa Cecília atenderá crianças na faixa etária dos dois aos cinco anos de idade, com turmas de níveis I ao IV. Nessa faixa da educação infantil, há uma ênfase no desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo das crianças. A instituição vai contar com o trabalho de oito professores, oito auxiliares de salas, dois assistentes de secretaria, três merendeiras, quatro auxiliares de serviços gerais, quatro vigias e dois coordenadores pedagógicos. As turmas de níveis I e II vão funcionar em tempo integral, das 07 às 16 horas e os níveis III e IV em tempo parcial, das 07 às 11h e ou das 12 às 16h.

A diretora do Santa Cecília, Semira Rodrigues do Nascimento, explica que a primeira sede da creche funcionava em uma casa alugada, no loteamento Santa Cecília, dai a origem do nome. Depois se mudou para outro imóvel alugado, dessa vez no loteamento Novo Horizonte. “Funcionávamos em um prédio inadequado, com salas e espaços pequenos”, disse a diretora.

“Já agora, todos nós que fazemos parte da equipe do CMEI, as crianças e também os pais e a comunidade, estamos muito felizes com a construção da nova escola. Será maravilhoso trabalhar em um ambiente todo novo e apropriado, bastante amplo, arejado, limpo e bonito. Tudo foi totalmente pensado para o bem estar das crianças, para recebê-los de maneira adequada, melhorando assim a qualidade da Educação de todos”, afirmou a diretora.

 Adrovando Claro

Manifestação do MST contribui para engavetamento que deixa três mortos carbonizados na BR-101/SE dentre as vítimas uma criança

Fonte: Portal das Rodovias do Brasil

Na manhã desta quarta-feira (11), um grave acidente envolvendo uma carreta, deixou várias pessoas gravemente feridas e pelo menos três mortos, dentre eles uma criança. O acidente ocorreu na manha de hoje na BR101, nas proximidades do município de Itaporanga D`Ajuda, onde o trafego foi interrompido por conta das manifestações do MST.

As primeiras informações são de que o motorista de uma carreta não teria visto a movimentação na pista e com isso não conseguiu parar seu veiculo, e acabou passando por cima de pelo menos quatro carros pequenos que estavam parados por conta da manifestação. O engavetamento ocorreu por volta das 9h30. Com a colisão houve uma grande explosão e algumas vítimas sofreram ferimentos graves. O MST, que está realizando ações em várias rodovias nega sua responsabilidade no ocorrido, mas a PRF confirmou que a pista estava sendo liberada na hora do acidente. O fato é que manifestação em rodovia é um perigo e nenhum movimento social tem o direito de colocar a vida de terceiros em risco sob qualquer justificativa.

Deputado Felipe Maia coordenará grupo do RN na Frente Parlamentar de Segurança Pública

O deputado Felipe Maia (DEM) foi escolhido nesta terça-feira, coordenador do Rio Grande do Norte na Frente Parlamentar de Segurança Pública.
 
A intenção do grupo é promover eventos nos estados reunindo os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além da imprensa, universidades e da sociedade civil para discutir estratégias de políticas públicas para reduzir a violência no país.
 
“A fundação City Mayors, um centro de estudos de temas urbanos, elencou as 50 cidades mais perigosas do mundo. Um terço delas fica no Brasil e Natal está em 12º lugar. Essa é uma triste estatística para o país e que precisa ser combatida com urgência. E a Frente Parlamentar pretende envolver toda a sociedade para identificarmos as principais causas, debatermos eixos ligados à segurança e apresentarmos soluções emergenciais para o estado e para o país”, explicou Felipe.

O Vereador Chagas Catarino é o novo líder da bancada do Governo

Nesta terça-feira (10), o vereador Chagas Catarino (PROS) foi nomeado o novo líder da bancada do Governo na Câmara Municipal de Natal, em substituição ao vereador Júlio Protásio (PSB). O Poder Executivo encaminhou um ofício à Mesa Diretora da Casa formalizando a modificação.

Cresce número de prisões feitas pelas polícias do RN

Os índices de homicídios e de outros crimes violentos letais intencionais (CVLI) tiveram uma queda no Rio Grande do Norte tanto de janeiro para fevereiro deste ano, como na comparação dos dois primeiros meses de 2014 e 2015. No primeiro comparativo, a redução foi de 30,9% (de 145 para 107 crimes) e, no segundo, de 7,09% (de 282 para 262 crimes). Se a violência diminuiu em Natal e Região Metropolitana, por outro lado, aumentou mais de 13% no interior do Estado. 
 
Policiamento aumentou no Vale Dourado, localizado no N. Sra. da Apresentação, um dos 21 bairros onde o índice de crimes reduziuPoliciamento aumentou no Vale Dourado, localizado no N. Sra. da Apresentação, um dos 21 bairros onde o índice de crimes reduziu.
 
Magnus Nascimento
 
Os dados estão no Relatório Info-Estatístico Analítico de Ocorrências e Ações do Rio Grande do Norte referente a fevereiro de 2015, apresentado ontem pela manhã por representantes dos órgãos que compõem a Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). As autoridades policiais, entretanto, ainda estão se debruçando sobre os números e gráficos para entender e explicar por que foi registrado um aumento de 13,95% no índice de crimes no interior do Estado, que saltaram de 43 para 49, comparando os dois primeiros meses de 2014 e 2015.

"Ainda estamos fazendo a análise criminal para apontar as causas desse aumento. Devemos concluir até a próxima quinta-feira”, disse Ivênio Hermes, coordenador de Informática e Estatística da Sesed, que em relação  ao resultado geral considera ter havido um avanço. Segundo ele, há quatro anos o Estado não registrava uma queda nos índices de violência.

O relatório info-estatístico referente a fevereiro de 2015 aponta que as ações integradas das polícias Militar e Civil estão surtindo efeito. De acordo com o estudo, o trabalho ostensivo nas ruas reduziu consideravelmente o índice de furtos, roubos e lesões corporais, bem como o número de homicídios e outros crimes violentos letais intencionais.

Segundo o relatório, em fevereiro deste ano foram registrados 107 crimes violentos no Rio Grande do Norte, o que corresponde a uma redução de 26,21% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 145 crimes. Comparando-se com janeiro deste ano, quando foram contabilizados 155 mortes, a redução foi ainda maior, com uma queda de 30,9%. Já em relação ao acumulado nos dois primeiros meses do ano, num comparativo com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 7,09%. Nesses dois meses foram registrados 262 crimes, enquanto que em janeiro e fevereiro de 2014 foram contabilizados 282.    

Os índices de crimes violentos diminuíram em todas  as regiões de Natal e em 21 dos 24 bairros da cidade. Somente em Potengi e Igapó, na zona Norte, e  Planalto, na zona Oeste, houve um acréscimo no número de mortes. As duas regiões seguem liderando o ranking de violência, seguidas pelas Leste e Sul.

Ivênio Hermes destaca que o estudo estatístico da Sesed segue uma linha bem analítica que direciona para onde o crime está acontecendo. E ao confrontar um período de um ano, como foi feito, é possível observar a mudança do cenário dos bairros, da iluminação pública, coisas que contribuem para a violência. 

“Temos essa estatística por ruas, por estabelecimentos como bares. Mergulhamos fundo na criminalidade. Esse é um estudo muito importante para orientar as ações ostensivas e de prevenção da polícia”, concluiu.
 

   
Tribuna do Norte

Ruas de Felipe Camarão são beneficiadas com obras de drenagem e pavimentação


Trinta ruas de Felipe Camarão, na zona Oeste, estão recebendo obras de drenagem e pavimentação executadas pela Prefeitura do Natal. As obras foram iniciadas na travessa Peixe-boi e na rua Felipe Dias. Segundo o secretário adjunto de Operação da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Caio Múcio, na área, a empresa Teconpav já concluiu a drenagem das ruas Felipe Dias e Leonardo Gama I, além de ter iniciado a drenagem da rua Maricel. A empresa trabalha com 56 homens no local e duas retroescavadeiras. O valor do contrato é de R$ 2.226.000,00 milhões.

As ruas que irão receber os serviços são as seguintes: rua Leonardo Gama I, rua Leonardo Gama II, rua Itamar Maciel, rua Maricel, rua Felipe Dias, travessa São José II, travessa Peixe Boi, travessa Padilha, 7ª travessa Maricel, travessa Leonardo Gama, travessa Leonardo Gama II, travessa Leonardo Gama III, 5ª travessa Leonardo Gama, travessa Itamar Maciel II, 6ª travessa Itamar Maciel, travessa Miraí, 4ª travessa Miraí, travessa Pedro Gomes, travessa Maricel, travessa Itamar Maciel, travessa Projetada, travessa Itamar Maciel III, travessa Sofia, 4ª travessa Miraí II, 5ª travessa Miraí, 6ª travessa Miraí, travessa Miramangue, rua José da Barra, no trecho compreendido entre as ruas Ferro Cardoso e professor Coutinho, rua Saturnino Rodrigues, no trecho compreendido entre as ruas pastor Josino Galvão e Antônio Carolino, e pavimentação do caminhamento da galeria principal.

Nova Iluminação do Calçadão da Engº Roberto Freire em Ponta Negra

Av. Engenheiro Roberto ganha nova Alameda  
Divulgação Semsur
 
A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, iniciou a recuperação do Calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, onde será instalada a mais nova alameda da cidade. O local receberá serviços de alvenaria, recuperação de bancos, nova iluminação, pintura e lixeiras.
A alameda receberá 154 postes de vapor metálico branco com potência de 150 watts, que proporcionam mais economia e melhor luminosidade, semelhantes aos instalados na Alameda Marilene Dantas e na Avenida Campos Sales. O novo espaço público também receberá recuperação de alvenaria de 23 bancos, pintura, 21 novas lixeiras e recuperação de 2,5 Km do calçadão. A obra terá um investimento da ordem de R$ 23.800,00 oriundos de recursos próprios.

O secretário Municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa destaca a importância da do incentivo à prática de exercícios físicos e da construção de espaços de convivência para a população. “Natal é atualmente uma das cidades mais sedentárias do país e é uma preocupação da nossa gestão mudar este quadro e inserir a atividade física no cotidiano dos cidadãos natalenses”, afirma.
Para 2015 o local também será contemplado com uma Academia ao Ar Livre, os adultos adeptos a um estilo de vida saudável terão acesso a dez novos aparelhos para realização de exercícios físicos. 

Zona Norte terá 455 ruas beneficiadas com obras de drenagem e pavimentação


Arquivo Secom 

A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), lança no mês de abril edital para obras de drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário em mais de 400 ruas de bairros da Zona Norte. A informação foi confirmada nesta terça-feira (10), pelo secretário Tomaz Pereira de Araújo Neto.

De acordo com o titular da Semov, os loteamentos de Boa Esperança, Nordelândia, Cidade Praia (do bairro de Lagoa Azul), Parque Industrial, Bom Jesus (bairro de Nossa Senhora da Apresentação), Vila Paraíso, Parque dos Coqueiros, José Sarney e Câmara Cascudo receberão obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação em um total investido de R$ 136 milhões (convênio assinado com o Ministério das Cidades) e 10% de contrapartida da Administração Municipal. “Será uma obra de grande magnitude para a região, onde iremos capacitar esses bairros também com um novo sistema de abastecimento de água, adutora e rede de distribuição”, ressaltou Tomaz Neto.

A primeira etapa já foi licitada e a empresa vencedora iniciará os serviços nos próximos dias. São equipamentos, 2 ec0-pontos (para coleta de lixo), 1 Centro de Referência da Assistência Social (Cras), 2 escolas, 3 praças e 2 quadras. Ainda de acordo com o secretário Tomaz, a obra vai atender a mais de 180 mil moradores da região. “Com toda certeza, com a finalização dos trabalhos, vários problemas que antes eram constantes na área serão amenizados e toda uma infraestrutura será organizada para contemplar toda a área”.

Prazos
O prazo de início dos trabalhos será na primeira ou segunda semana de abril e a sua conclusão será em 12 meses. “Estamos correndo contra o tempo para licitar a obra o mais rápido possível e com isso, e com todas as licenças confirmadas, tocar a obra e entrega-lá a população no prazo determinado”, finalizou o secretário Tomaz Neto.

terça-feira, 10 de março de 2015

Tragédia: Acidente com dois helicópteros mata 10 pessoas durante filmagens de "reality show", incluindo três atletas

Foto: Reprodução/José Alamo/AP Photo
O acidente com dois helicópteros que matou 10 pessoas na segunda-feira (9) na Argentina durante as filmagens do "reality show" de sobrevivência "Dropped", incluindo três atletas franceses, é a maior tragédia da história deste tipo de programa de televisão.

Leia outras notícias no Nova Palmeira Notícia

A navegadora Florence Arthaud, a nadadora Camille Muffat e o boxeador Alexis Vastine, os dois últimos medalhistas olímpicos, estão entre os oito franceses que morreram no choque de dois helicópteros durante as filmagens do programa para o canal "TF1".

Foto: Reprodução/Bertrand Guay, Jacques Demarthon, Jean Christophe Magnenet/AFP
Os dois pilotos argentinos dos helicópteros também morreram na tragédia.

Esta não foi a primeira vez em que morreram participantes de 'reality shows' durante as filmagens de programas de sobrevivência, muito populares e que testam o físico e o lado psicológico dos participantes.

Na França, em 2013, o programa "Koh-Lanta", que assim como o "Dropped" era produzido pela empresa ALP para o TF1, foi interrompido após a morte de um candidato, Gérald Babin, vítima de uma parada cardíaca durante as filmagens da 13º temporada. O médico do programa cometeu suicídio pouco depois.

Apesar da tragédia, o "Koh-Lanta" voltou a ser exibido ano passado.

Em maio de 2009, um candidato da versão búlgara do programa "Survivor", Noncho Vodenicharov, de 53 anos, sofreu uma parada cardíaca em uma ilha das Filipinas durante uma prova.

No mesmo ano, na versão paquistanesa do "Survivor", o candidato Saad Khan, de 32 anos, se afogou diante das câmeras e dos olhares de outros participantes, durante uma prova de natação na Tailândia. Ele deveria atravessar o lago de Bangcoc a nado, com uma mochila de sete quilos.

France Presse

Três mulheres são agraciadas com a Medalha do Mérito Nísia Floresta

Marco Polo

A Prefeitura do Natal, juntamente com o Conselho dos Direitos da Mulher, entregou na tarde desta segunda-feira (09) a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta a três mulheres que pela sua obra ou atividade tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade ou tenham se destacado em ações de interesse social. As homenageadas este ano foram a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Ângela Paiva Cruz, a conselheira da OAB/RN e tenente da Aeronáutica, Juliana Rocha, e a secretaria municipal de políticas públicas para as mulheres, Aparecida França.

Em seu discurso, o prefeito Carlos Eduardo Alves ressaltou a importância de cada uma das homenageadas. A professora Ângela Paiva, por exemplo, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora de universidade no Estado. Já Juliana Rocha, tem uma atuação forte na luta pelos direitos das mulheres. E de Aparecida França ele ressaltou o trabalho que ele já realizou na saúde e atualmente na Secretaria da Mulher.

“Estamos aqui hoje inspirados em Nísia Floresta – mulher audaciosa, intelectual e corajosa – para homenagear essas três mulheres que exercem com brilhantismo suas atividades, cada uma em sua área. É um momento de reconhecimento para elas e de alegria para nós”, disse o chefe do Executivo. O prefeito destacou ainda que as comemorações do Dia Internacional da Mulher da Prefeitura começou no último domingo com a reabertura da Maternidade Professor Leide Morais.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Lucineide Medonça Freire, falou das conquistas alcançadas, do reconhecimento dado a cada homenageada e da importância de se continuar lutando pelos direitos das mulheres.
A entrega da Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta aconteceu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e contou com a participação de diversas representantes dos movimentos de lutas pelo direito das mulheres em Natal. O evento faz parte da programação da Prefeitura em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. 

Ônibus com banda de forró 'Garota Safada' tomba no interior do Ceará; quatro estão es estado grave

Quatro pessoas se feriram gravemente no acidente. Veículo saiu de Fortaleza e saiu em direção ao Piauí.

Ônibus saiu de Fortaleza e seguia para o estado do Piauí (Foto: Polícia Federal do Ceará) 
Quatro pessoas ficaram feridas gravemente em um acidente com o ônibus que conduzia a Banda 'Garota Safada', na madrugada desta terça-feira (10),  em São Luiz do Curu, a 79 Km de Fortaleza.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Ceará(PRF-CE), o ônibus tombou na BR-222, na altura do quilômetro 82. Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas. Outros integrantes da banda foram encaminhados aos hospitais de Umirim, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante.

De acordo com a empresária da banda, o ônibus saia de Fortaleza em direção ao Piauí. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam no ônibus.

O vocalista “Wesley Safadão” não estava presente. As quatro pessoas feridas foram levadas ao Hospital Instituto José Frota (IJF), no Bairro Centro, na capital. A  empresária do cantor informou que está prestando toda a assistência aos feridos.
Segundo a PRF-CE, 18 pessoas ficaram feridas. Quatro em estado grave (Foto: Polícia Federal do Ceará)

G1 CE

sexta-feira, 6 de março de 2015

STTU define operação no trânsito para conclusão das obras do Viaduto do Baldo


O motorista deve ficar atento à mudança no trânsito de veículos que será realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana para conclusão das obras do Viaduto do Baldo a partir desta segunda-feira (9).

De acordo com o Departamento de Engenharia de Trânsito, toda a operação será dividida em duas etapas. Na primeira etapa, o fluxo de veículos seguirá normal no sentido bairro/centro até a altura da rua Coronel José Bernardo, onde os veículos acessarão a Meira e Sá, Praça Almirante Tamandaré, Olinto Meira, onde seguirão pelas ruas Ernani da Silveira, José de Alencar, av. Governador Juvenal Lamartine, rua Mermoz, av. Deodoro da Fonseca, onde terão trânsito normal. Para os usuários de transporte público na região será criado um ponto de ônibus provisório na rua Mermoz com a av. Deodoro da Fonseca.

Já na segunda etapa, prevista para ocorrer a partir do dia 21 de março, as mudanças ocorrerão no sentido contrário com fluxo de veículo normal até a descida da av. Deodoro da Fonseca, seguindo na contramão num pequeno trecho que será sinalizado pela STTU, e acesso novamente a av. Deodoro da Fonseca, onde será retomado o trânsito normal sem alterações nos pontos de paradas na região.

A STTU pede que o motorista respeite a sinalização, reduza a velocidade no trecho e que na dúvida solicite informações sobre os desvios aos agentes de mobilidade que estarão na região orientando os condutores de veículos, ônibus e opcionais. A previsão é que o trecho será liberado até o dia 3 de abril.

MPF apresenta 45 novas ações da Operação Pecado Capital

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou 45 novas ações relacionadas à Operação Pecado Capital, que trata de irregularidades cometidas durante as gestões dos ex-diretores do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN), Rychardson de Macedo e Augusto Halley Targino, entre 2005 e 2010. Dessas, 21 são denúncias relacionadas a fatos já revelados em ações de improbidade impetradas em 2014 contra o ex-deputado Gilson Moura; porém há 13 novas denúncias, dez novas ações de improbidade e ainda uma ação civil pública.

O ex-deputado, que indicou Rychardson para a direção do Ipem em 2007, está envolvido também na maior parte das irregularidades listadas nas novas ações e é apontado como um dos “líderes” do esquema de desvio de recursos montado no instituto, assim como o advogado Lauro Maia, filho da ex-governadora Wilma de Faria.

A lista de implicados nas 102 ações já apresentadas pelo MPF inclui 79 pessoas e 24 empresas. Dentre os denunciados estão a ex-governadora e o advogado Fernando Antônio Leal Caldas Filho, apontado como o elo entre Lauro Maia e Rychardson de Macedo, sem contar diretores do Inmetro, como o auditor-chefe José Autran Teles e o ex-diretor administrativo-financeiro Antônio Godinho.

As 102 ações, todas de autoria do procurador da República Rodrigo Telles, somam R$ 4,2 milhões em pedidos de ressarcimento aos cofres públicos, em valores ainda não corrigidos. Esse dinheiro foi desviado através de ilegalidades como a contratação de “funcionários fantasmas”, concessão indevida de diárias, realização de fraudes em licitações e em contratos administrativos, além da cobrança de propina, superfaturamento de gastos e pagamento por serviços não prestados.

Execução de pena – Somado às novas ações, o Ministério Público Federal também está enviando à Justiça o requerimento de execução imediata de uma pena aplicada a Rychardson de Macedo que já transitou em julgado, pelo fato de o réu não ter recorrido. A sentença, relacionada ao processo 0007296-34.2011.4.05.8400, prevê cinco anos, nove meses e 26 dias de reclusão, a ser inicialmente cumprida no regime semiaberto, e ainda pagamento de multa de R$ 387.175,00.

O MPF requer, também, a execução da sentença no tocante à perda, em favor da União, dos bens móveis e imóveis, cotas societárias e haveres financeiros adquiridos a partir de 2007, existentes em nome do réu e das empresas a ele pertencentes; além das cotas empresariais na Platinum Automóveis; Supermercado É Show; e Piazzale Mall Restaurante Ltda. (neste último caso, apenas as cotas pertencentes a Maria das Graças de Macedo Bernardo).

Blog do BG:

Inscrições abertas para Caminhada Ecológica; percurso passa por pontos turísticos de Natal

http://blogdobg.com.br/wp-content/uploads/2015/03/img.php_.jpg

Estão abertas as inscrições para mais uma Caminhada Ecológica promovida pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN). As inscrições serão realizadas gratuitamente até o preenchimento das 250 vagas disponíveis por meio do telefone 3231-9762 ou no Sesc Potilândia, em Natal. Toda a caminha é orientada por profissionais de Educação Física do Sesc RN. A caminhada acontece dia 29/03, com saída marcada para as 7h30 do Sesc Potilândia.
 
Para participar da trilha ecológica, é necessário chegar às 7h, ir de tênis, usar roupas leves, levar garrafa com água e protetor solar.. A trilha ecológica proporciona benefícios para o corpo e para a mente. Além da atividade física, o contato com a natureza melhora a circulação sanguínea, aumenta a sensação de bem estar e a disposição física. A Caminha Ecológica alia lazer, turismo, saúde e consciência ambiental.

O percurso de 8 km percorre alguns cartões postais da capital potiguar: os participantes passarão pela UFRN – a entrada da trilha do parque das Dunas fica em frente ao departamento de Geologia –, pelo Mirante na Via Costeira e pela Praia de Ponta Negra. O ponto final é a unidade Sesc Ponta Negra, onde os participantes terão acesso ao parque aquático e ao serviço de bar.

Serviço:
O quê? Inscrições abertas para mais uma Caminhada Ecológica do Sesc
Quando? Até o preenchimento das 250 vagas
Como se inscrever? Pelo telefone 3231-9762 ou na portaria do Sesc Potilândia (Avenida Senador Salgado Filho, S/N, Potilândia, Natal/RN)
INSCRIÇÕES GRATUITAS

SOBRE A CAMINHADA ECOLÓGICA
Dia 29/03, às 7h30 (chegar às 7h), saindo do Sesc Potilândia

Fonte: Ascom Sesc RN

STTU homenageará mulher no trânsito da cidade

Divulgação
Uma série de ações marcará a passagem do Dia Internacional da Mulher na cidade. A Data será celebrada no domingo (8), mas a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), irá antecipar o momento com a realização de Curso de Pilotagem Consciente exclusivo para mulheres, além de ações educativas na Praça Gentil Ferreira.
No sábado (7), será realizado o curso de Pilotagem Consciente em parceria com a ONG Trânsito Consciente que está disponibilizando cerca de 80 vagas. O evento acontece na Praça Sete de Setembro, no Centro, das 8h30 ao meio dia.  No conteúdo serão tratados temas relativos a cidadania, trânsito e o uso correto da motocicleta. Os requisitos para participar são: ser maior de idade, ter habilitação categoria A; Trazer sua própria moto, bem como equipamentos de segurança (sapato fechado e sem salto, capacete). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Educação de Trânsito da STTU (na Ribeira) ou pelo site www.potiguar.com.br.  

O evento conta com a parceria da Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito, composta pela STTU, Secretaria Municipal de Saúde, SESAP, ITEP, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, DETRAN, Comando de Policiamento Rodoviário Estadual e Polícia Rodoviária Federal, Trânsito Consciente e Potiguar Honda.entre outros.   

Já na segunda-feira (9), será realizada uma ação na Praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim, das 8h ao meio dia, com distribuição de material educativo, brindes e informes para um trânsito mais seguro e humano. Mais informações sobre o tema pelo telefone (84) 9922 2136/8831 1555.

Chuva causa transtornos em vários pontos da Grande Natal

A chuva que cai desde a madrugada desta sexta-feira (6) na Grande Natal já causa transtornos aos moradores. Em vários locais da cidade são registrados pontos de alagamento. A previsão é que o tempo permaneça chuvoso, pelo menos, até terça-feira (10).

Foto: Alice AndradeBairro de Candelária, em Natal, com o céu completamente nublado; moradores relatam pontos de alagamento na zona Sul de NatalBairro de Candelária, em Natal, com o céu completamente nublado; moradores relatam pontos de alagamento na zona Sul de Natal


Na avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim, a chuva formou um espelho d'água na pista, deixando o trânsito lento no local. No mesmo bairro, moradores já registram ruas alagadas.

No bairro do Alecrim, na altura do Camelódromo, um engarrafamento prejudica o fluxo do trânsito para quem sem no sentido do viaduto do Baldo, na Cidade Alta.

Na estrada da Coophab, que dá acesso ao Estádio Frasqueirão, na Rota do Sol, motoristas relatam vários pontos difíceis de trafegar devido às chuvas.

Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas devem acontecer na região durante os próximos cinco dias. "Essa instabilidade climática acontece em toda em região Nordeste, o que pode causar chuvas pelo menos até a próxima terça-feira (10)", explicou ele. Até o momento, Natal registrou 65 mm de chuva, sendo o pico no bairro de Neópolis, na zona Sul, onde chuveu 84 mm.

Ainda segundo o meteorologista da Emparn, a quantidade de chuva pode oscilar dentro do período. "Não há como saber se vai chuva forte como a de hoje até a terça-feira, mas é certo que irá chuver em algum momento do dia durante o período, as vezes mais intensa e as vezes menos", completou.

Em 6 horas, chove quase metade do previsto para março em Natal

Deu no Portal G1

De acordo com o Cemaden, choveu 86 milímetros na capital em seis horas.
Chuva causou alagamentos, congestionamentos e queda de árvores.

Fernanda Zauli Do G1 RN

Avenida Itapetinha, na Zona Norte de Natal (Foto: Otávio Vieira)Avenida Itapetinga, na Zona Norte de Natal, ficou alagada (Foto: Otávio Vieira)
 
Em apenas seis horas, choveu em Natal quase a metade do previsto para todo o mês de março. De acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 86 milímetros na capital em seis horas. A média do mês de março, de acordo com a Emparn, é de 208 milímetros. A chuva causou alagamentos em vários pontos da cidade, congestionamento e queda de árvore.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Dólar bate em R$ 3, maior valor desde agosto de 2004

O dólar comercial subiu 2,46% e rompeu a casa de R$ 3 na manhã desta quarta (4) devido à crescente instabilidade política no país, que ameaça a aprovação no Congresso Nacional do corte de gastos do governo. É o maior valor desde 16 de agosto de 2004.

O dólar à vista, referência do mercado financeiro, também bateu R$ 3, mas logo depois recuou e operava em R$ 2,995 (3,15% de alta), também o maior valor desde 16 de agosto de 2004.

Folha Press

terça-feira, 3 de março de 2015

MORRE ZÉ RICO

Morreu nesta terça-feira (3) o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário, informou a assessora de imprensa Amália Barros, que é sobrinha de Milionário, em seu perfil no Instagram.

'‘Mas o tempo cercou minha estrada e o cansaço me dominou, minhas vistas se escureceram e o final da corrida chegou.’'

Ele nasceu em Pernambuco e se criou no Paraná, foi candidato a deputado federal ano passado.  


"O maior de todos se foi... O mito, a melhor voz desse país! Meu coração está despedaçado... Muito muito triste. Obrigada por tudo, Zé Rico! Me sinto privilegiada de ter convivido um pouco com você!", escreveu a assessora.

"José Rico Alves dos Santos foi internado hoje de manhã em Americana (SP) com complicações no coração, rins e joelho e não resistiu", diz a página da dupla no Facebook. 

Fonte: G1


Prefeitura inicia macrodrenagem de Mãe Luiza


Divulgação Semov

As obras de macrodrenagem da encosta do bairro de Mãe Luiza, localizado na zona Leste,
foram iniciadas na manhã desta terça-feira (3). A empresa Teconpav recebeu os primeiros mil metros de tubulação, de um total de 2.200 metros. De acordo com o secretário adjunto de Operação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Caio Múcio Pascoal, a macrodrenagem vai escoar as águas da chuva, não permitindo que as mesmas acumulem em um único lugar.

Ele disse que a drenagem principal, que vai da rua Guanabara à avenida Silvio Pedrosa também começou. Dos 70 metros de tubulação previstos, 18 metros já foram feitos, o que corresponde a seis vezes mais à galeria que existia no local. Ainda segundo Caio Múcio, serão precisos mais quatro meses para a segurança total da obra. “A escadaria que construiremos mede 73 metros e a rampa de acessibilidade chega aos 300 metros”, informou o adjunto.

A Semov também trabalha na drenagem e pavimentação de 31 ruas no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste. As obras iniciaram na travessa Peixe-boi e na rua Felipe Dias. Na área, a empresa Teconpav já concluiu a drenagem das ruas Felipe Dias e Leonardo Gama I, além de ter iniciado a drenagem da rua Maricel. A empresa trabalha com 56 homens no local e duas retroescavadeiras. O valor do contrato é de R$ 2.226.000,00 milhões.

As ruas que irão receber os serviços são as seguintes: rua Leonardo Gama I, rua Leonardo Gama II, rua Itamar Maciel, rua Maricel, rua Felipe Dias, travessa São José II, travessa Peixe Boi, travessa Padilha, 7ª travessa Maricel, travessa Leonardo Gama, travessa Leonardo Gama II, travessa Leonardo Gama III, 5ª travessa Leonardo Gama, travessa Itamar Maciel II, 6ª travessa Itamar Maciel, travessa Miraí, 4ª travessa Miraí, travessa Pedro Gomes, travessa Maricel, travessa Itamar Maciel, travessa Projetada, travessa Itamar Maciel III, travessa Sofia, 4ª travessa Miraí II, 5ª travessa Miraí, 6ª travessa Miraí, travessa Miramangue, rua José da Barra, no trecho compreendido entre as ruas Ferro Cardoso e professor Coutinho, rua Saturnino Rodrigues, no trecho compreendido entre as ruas pastor Josino Galvão e Antônio Carolino, e pavimentação do caminhamento da galeria principal.



http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/album/7894.jpeg

 http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/album/7893.jpeg

 http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/album/7892.jpeg




http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/album/7891.jpeg

REFORMA‬ DO CENTRO DE VELÓRIO DO NOVA NATAL ESTA SENDO FEITA PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DO NOVA NATAL.

O Conselho Comunitário do Nova Natal, esta reformando em forma de mutirão o centro de Velório Enfª Solange Cardoso Vasconcelos, situado a avenida ciranda nº 50 - Nova Natal.

Esta obra é necessária para que a população carente possa ter um espaço gratuito, mais humano e organizado para homenagear seus entes queridos.

Na nova reforma inclui a cobertura da passarela de entrada, sala reservada a família, nova iluminação, ventiladores de teto, acessibilidade e um novo piso no local. O presidente do CCNN Januario Titico e sua diretoria estão precisando de doações diversas.

Informações: 8850-8643

Fotos: Blog Nova Natal Noticias / Zé Negão