quarta-feira, 30 de abril de 2014

Governo Dilma vive inferno astral, diz Agripino sobre o “Volta Lula.” Senador ressalta dificuldade da presidente na área econômica e política

Fotos: Agência Democratas/Mariana Di Pietro
Fotos: Agência Democratas/Mariana Di Pietro
O senador José Agripino, comentou sobre o manifesto “Volta Lula” protagonizado pelo PR, partido da base aliada da presidente Dilma Rousseff. O presidente nacional do Democratas considera o fato uma prova de que a administração da chefe do Executivo enfrenta dificuldades em vários setores.  “O governo vive hoje um inferno astral. Tem dificuldade no campo político, no campo econômico e agora mais essa. Um partido da base do governo fazer uma reunião e afrontar a presidente da República com a indicação de uma preferência diferente da preferência oficial do PT?”, questionou Agripino.

No início da semana, deputados do PR divulgaram um manifesto assinado por 20 parlamentares da sigla afirmando que o Brasil precisa de um “reencontro com os princípios da aliança de 2002”, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela primeira vez.

O líder do PR na Câmara, Bernardo Vasconcellos (PR-MG), pendurou na sala da liderança do PR na Casa uma foto de Lula, mas disse que a posição assumida pelos parlamentares da legenda não significa um rompimento com o governo.

“Volta Lula” é “uma situação normal”, comenta Dilma em rádios na Bahia. Em entrevista hoje (30) a rádios de Salvador, a presidenta Dilma Rousseff considerou “normal” o manifesto “Volta Lula”, anunciado na…

2ufsqw8qid_f95c5lx4u_file
Em entrevista hoje (30) a rádios de Salvador, a presidenta Dilma Rousseff considerou “normal” o manifesto “Volta Lula”, anunciado na última segunda-feira (28) pelo líder do PR na Câmara, deputado Bernardo Vasconcellos (MG). Para Dilma, em ano eleitoral é possível ocorrer fatos “concebíveis” e “até as inconcebíveis”.

“[O volta Lula] é uma situação normal. Gostaria que, quando eu for candidata, eu tenha o apoio da minha própria base. Mas não havendo esse apoio, vamos tocar em frente. Sempre por trás das coisas existe outras explicações. Daqui até o final do ano, tenho uma atividade importantíssima para fazer, que não posso me desligar”, explicou a presidenta.

Na última segunda-feira, o líder do PR, leu um manifesto, assinado por 20 dos 32 deputados da bancada, em que pedem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja candidato à Presidência da República. De acordo com o líder do PR, Lula é o único capaz de conduzir o país “neste momento de crise econômica”.
Em resposta ao radialista Mário Kertész, da rádio Metro1, Dilma ressaltou que gosta de sua função. “Eu gosto [de ser presidenta], sabe por quê? Porque vamos fechar este ano com mais 750 mil cisternas 

construídas no Semiárido. Com as cisternas construídas no governo do ex-presidente Lula e no meu, vamos chegar a 1,1 milhão de unidade. Isso me faz gostar muito de ser presidenta”, destacou. Dilma citou também números do Pronatec e do Programa Minha Casa, Minha Vida para justificar o gosto de ser presidenta.

Conjunto Ponta Negra tem maior número de casos de dengue na zona Sul. Até o dia 24 de abril, o conjunto da zona Sul já tinha 115 notificações.

Macha-contra-Dengue-na-Vila-de-Ponta-Negra-WR
Com direito à trilha sonora e “mosquito-humano”, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram na manhã desta quarta-feira (2) uma caminhada na Vila de Ponta Negra. A ação faz parte do projeto “Mãos em ação: unidas contra dengue”. “O objetivo de hoje é mobilizar a população para retirar das suas casas os possíveis criadouros”, explicou Zenilton Torres, coordenador de endemias do Distrito Sanitário Sul de Natal.

O bairro de Ponta Negra foi escolhido porque tem registrado a maior quantidade de casos de dengue entre todos os bairros da região Sul da cidade. Até o dia 24 de abril, o bairro já tinha 115 notificações. Em seguida estão: Planalto, 105 casos; Pitimbu, 94; Nova Descoberta, 87; Neópolis, 81; Lagoa Nova, 64; Capim Macio, 32; e Candelária com 10 casos. No total, foram 588 casos em toda a região Sul de Natal.
Boa parte dos casos ocorreu entre pessoas de 35 a 49 anos, 44%. A segunda faixa etária mais atingida são os idosos de 65 anos a 79 anos, 29% do total. A faixa de idade menos atingida é de 15 a 19 anos com 5% dos casos. O que preocupa é que pessoas mais velhas podem estar adquirindo a doença pela segunda ou terceira vez, visto que já viveram mais períodos de epidemia. Dessa forma, há mais possibilidades de manifestação da modalidade hemorrágica da dengue.

Dentre esses bairros, aconteceu apenas uma morte de uma jovem de 20 anos, moradora do bairro de Nova Descoberta. “Houve o agravamento do quadro de dengue que evoluiu para a forma hemorragia”, informou Cristiana Souto, técnica em epidemiologia do Distrito Sul. Em função da morte, o primeiro bairro a receber as ações do “Mãos em ação: unidas contra a dengue” foi Nova Descoberta.

Durante a caminhada, panfletos foram entregues à comunidade e sacolinhas informativa para colocar lixo foram dadas para motoristas. “Já fizemos coleta de pneu, parte educativa nas escolas, na visita do agente fizemos os pontos estratégicos para o combate”, descreveu Torres. Parte dessas ações também é contínua. A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) participa da iniciativa com a limpeza de terrenos baldios indicados pelos servidores da saúde.


O percurso começou ao lado da Igreja da Vila de Ponta Negra foi até a Escola Municipal Josefa Botelho, onde o grupo de teatro do Distrito fez uma encenação educativa para as crianças. “A gente quer atender o público infantil porque eles são veículo de comunicação para casa”, disse o coordenador de epidemiologia do Distrito Sanitário Sul.

Quem não nunca teve problemas com a dengue é a dona de um restaurante e tapiocaria vizinha à Igreja Católica da Vila de Ponta Negra. “Como a gente trabalha com comida, a gente está sempre coberto pela Covisa [Coordenadoria de Vigilância Sanitária], a caixa d’água fica sempre tampada, limpamos de seis em seis meses e não temos plantas aquáticas”, disse Sônia Maria da Silva de 50 anos de idade.

Numerólogo garante que Lula morre até 2015 e Dilma perde as eleições. Walter Prado trabalha para grandes nomes da música, ciência e do meio empresarial

y54y45ruytyuiy67u67
O numerólogo bíblico, Walter Prado, traz previsões negras para o PT nos próximos dois anos. Em matéria publicada na página 10 do jornal Diário da Manhã deste domingo 27/10, o jornal da cidade de Goiânia apresenta previsões que são um verdadeiro desastre para o partidos dos trabalhadores.


Walter Prado informa que os números bíblicos mostram que Dilma Rousseff não vencerá as eleições presidenciais de 2014. Ele aponta que Dilma tem um desgaste muito grande e que as pesquisas que a mostram bem avaliada estão na verdade maquiadas. Prado chega a dizer que um novo nome que vai aparecer em breve será ungido para vencer as eleições para presidente.

O outro grande desastre que Walter Prado garante estar decretado pelos números é a perda do maior líder do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Sim, Walter Prado afirma textualmente que Lula não chegará a 2015 vivo. É isso mesmo! O famoso numerólogo bíblico garante que Lula morre em 2014. Walter prado ainda falou em relação ao estado de Goiás onde ele destaca as atuações de Marconi Perillo e de Junior Friboi.

YTI67IHRTY54RY45Y

Bombeiros capacitarão 400 voluntários para Copa no próximo final de semana. Durante a capacitação, os voluntários terão aulas de atendimento pré-hospitalar, controle de pânico e Combate a Incêndios

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Nos dia 3 e 4 de maio, o Corpo de Bombeiros Militar do RN, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Brasília e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) estarão oferecendo uma capacitação a cerca de 400 voluntários cadastrados pela UFRN para atuarem como voluntários na Copa do Mundo da Fifa 2014.

O treinamento presencial dos voluntários nas cidades-sedes da Copa de 2014 ocorre motivado pelo projeto “Desenvolvimento de Processos Inovadores para Formulação de Políticas Públicas de Voluntariado em Megaeventos” desenvolvido pela UnB, em parceria com o Ministério do Esporte. Universidades públicas federais e o Corpo de Bombeiros das 11 unidades da federação e do Distrito Federal estão empenhadas na realização destas ações.

O treinamento ocorrerá no setor de Aulas III, do Campus da UFRN, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Durante a capacitação, os voluntários terão aulas de atendimento pré-hospitalar, controle de pânico e Combate a Incêndios.

Sitoparn causa a ira dos vereadores na capital potiguar: “Atitude é irresponsável e irracional.” Júlio Protásio: “Para que a gente não faça papel de bobo, vamos encerrar a sessão”

4574574575678474574
Papel de bobo. É isso que os vereadores de Natal estavam fazendo (na visão dos próprios parlamentares) ao conversar com o presidente do Sindicato dos Transportes Alternativos (Sitoparn), Pedrinhon Santos, enquanto os motoristas do transporte alternativo fechavam o acesso as duas pontes de Natal (a de Todos e a de Igapó), impedindo o retorno para casa de milhares de natalenses.

“A população é quem está pagando a falta de entendimento entre Seturn e Sitoparn”, afirmou o vereador Júlio Protário (PSB), que presidia a sessão plenária com a presença de Pedrinho Santos, justamente, com o objetivo de intermediar um acerto para a implantação da bilhetagem unificada, principal pleito do Sitoparn. “Faço um pedido público para que o presidente, até pelo esforço que a Câmara está fazendo, para que essas duas pontes possam ser liberadas e o povo possa voltar para suas casas”, pediu Júlio Protásio, vendo, em seguida, a negativa de Pedrinho.

“Para que a gente não fique aqui fazendo papel de bobo e em respeito a população de Natal, que possamos encerrar essa sessão”, propôs Protásio, sendo acatado pelos companheiros vereadores. “Atitudes como essa colocam a população contra o Sindicato, porque a população é a favor da bilhetagem, mas não pode concordar com uma situação”, ressaltou o vereador Felipe Alves, do PMDB, sendo seguido por Júnior Grafith, do PRB. “É uma atitude irresponsável, travar ainda mais uma área já comprometida como é a zona Norte. Isso é uma atitude irracional. Irracional”.

“Essa atitude distância muito mais o entendimento com relação a essa situação (bilhetagem unificada). Saio daqui indignado e chateado com a situação”, analisou Ubaldo Fernandes, já conformado com o fim da sessão e de negociação entre os vereadores e Sindicato. “Não aceito esse tipo de atitude, até porque é um desrespeito a nos vereadores, que estamos aqui tentando diariamente um entendimento”, acrescentou o vereador Felipe Alves.

DONOS DA CIDADE
Em meio ao protesto, a Justiça potiguar decidiu liminarmente impedir que o Sitoparn fechasse, em novos protestos, as ruas de Natal. “A ação é recente, foi proposta no final de março, quando vi uma notícia do Sitoparn anunciando que iria fechar as ruas de Natal. Ora, eles (sindicato) têm que entender que não são os donos cidade. Não podem, simplesmente, decidir que vão fechar as ruas e pronto. Não podem”, afirmou a promotora Rossana Sudário, autora da ação civil pública com pedido de liminar deferido hoje, por volta das 16h.

Na liminar, inclusive, foi solicitado que o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Araújo Silva, informe pessoalmente os sindicalistas sobre a proibição. “Ainda bem que essa decisão foi proferida e, muito provavelmente, o Sindicato já deve ter sido notificado. Por isso, liberaram o trânsito na noite de hoje”, afirmou Rossana Sudário. “Eu espero que, pelo menos, novas situações como essa não ocorram. O povo não pode continuar pagando por isso, a merce do Sindicato”, acrescentou a promotora. (Ciro Marques)

Deputado quer saber porque Foliaduto, Hygia e Ouro Negro não deram em impeachment. Líder de Rosalba defende Rosalba Ciarlini e parte para o ataque contra ex-governadora Wilma de Faria

tyui65u45ye4y45u54
Alex Viana
Repórter de Política

Ao justificar posição contrária ao impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), disse, nesta terça, que durante o governo da pré-candidata ao Senado pelo PSB, Wilma de Faria (2003 a 2010), houve “escândalos escancarados”, que, entretanto, não renderam afastamento da então governadora por crime de responsabilidade, como o que se propõe agora em desfavor de Rosalba.

Neste sentido, o deputado criticou suposta omissão do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), autor do pedido de impeachment contra a democrata, na gestão passada, afirmando que a entidade silenciou na administração do PSB. Para o parlamentar, não há razões para o impeachment da atual governadora.

“As razões, do meu ponto de vista de avaliação dos argumentos, para instalação de um impeachment contra Rosalba são fragilíssimas. Porque no passado recente o RN testemunhou escândalos escancarados com dinheiro público e nunca o MARCCO veio pedir impeachment do governante”, disse Rego, citando o Foliaduto – contratação fraudulenta de bandas para o réveillon de 2005 e o carnaval de 2006 -, Hygia – que resultou na prisão, pela Polícia Federal, do filho da ex-governadora Wilma de Faria, o advogado Lauro Maia -, e Ouro Negro – fraude com tributos estaduais que resultaram em sangria aos cofres do Estado.
“Foliaduto, Hygia… Precisa de mais? Ouro Negro…”, disse Getúlio. “E ninguém viu pedido de impeachment”, criticou. “Eu acho que o juiz, para julgar os governantes, é o povo. Na democracia, quem tem que botar e tirar é o povo, na hora que não se comportar direito”, completou.

Na quinta passada, o MARCCO protocolou pedido de impeachment contra a atual governadora Rosalba Ciarlini. A entidade alega crime de responsabilidade da governadora e pede seu imediato afastamento do cargo. Ontem, o pedido foi lido na Assembleia Legislativa. Agora, o processo tramitará na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

CORRUPÇÃO
De acordo com Getúlio, se houvesse corrupção comprovada na gestão Rosalba Ciarlini, o impeachment faria sentido. “Na hora que houvesse no RN um caso de corrupção flagrante, escancarado. Mas não há na petição nenhum pedido nesse sentido. Então, votarei contra na CCJ por entender que isso é uma fantasia”.
Para o líder governista, Rosalba é uma gestora “seriíssima”, que atua com a marca da correção, do zelo e do cuidado com a coisa pública. “Basta que se diga que o RN, somente ele e mais dois estados do país que foram avaliados pelo Conselho Monetário Nacional, têm saúde na sua balança fiscal. Só três estados brasileiros tiveram superávit primário, gastaram o que arrecadaram, com pouquinho mais que o que pagaram. As receitas foram maiores que as despesas. Houve equilíbrio fiscal. O RN e mais dois. 24 estados brasileiros tiveram déficit primário. Então nós estamos sendo corretamente dirigidos”, defendeu.

O problema do RN, segundo o parlamentar, são as dificuldades de investimento em setores importantes. “Ninguém avalia quando Rosalba recebeu o governo nós éramos lanterninha na avaliação do MEC para educação. Saímos do 27º lugar, hoje estamos em quarto. Então, deu um salto importantíssimo na coisa que é mais importante numa sociedade, que é a transmissão do conhecimento”, continuou o democrata.
Para Getúlio, a governadora Rosalba é vítima de uma campanha duríssima de críticas. “Ela está sendo vítima de uma campanha muito dura de críticas. Quando não tem dinheiro sobrando para agradar os que estão de plantão, evidentemente que tem críticas a ser feitas”, frisou.

Policiais confundem vítima com ladrão e atingem mulher com tiro em perseguição. Vítima foi atingida com tiro próximo ao pescoço e, por sorte, não veio a óbito; Ladrão continua foragido e agentes irão responder pelo ocorrido

hy54y45y45y4
Um show de trapalhadas da Polícia Civil por pouco não resulta em tragédia no Cidade Satélite, zona Sul de Natal. Ao confundir vítima com assaltante, agentes da 11ª DP iniciaram uma perseguição com direito a tiroteio em via pública, atingindo uma jovem que trafegava pelas ruas do conjunto, junto a filha de 1 ano e meio. Segundo os médicos, faltou apenas dois centímetros para que a munição perfurasse a jugular da mulher, provocando morte por hemorragia. O descalabro só não foi maior porque a criança não sofreu nada. O bandido continua foragido e os policiais deverão ser ouvidos pela Delegacia Geral de Polícia (Degepol) e Corregedoria Geral de Polícia.

Tudo começou por volta das 10 horas, após um assalto à loja Space Nutrition. Segundo a comerciante Glaucielle, o bandido – que já seria bastante conhecido pelos moradores do Cidade Satélite – entrou no estabelecimento, fez algumas perguntas sobre os produtos e, em seguida, anunciou o assalto ao puxar uma faca peixeira da cintura. “Ele pediu todo o dinheiro do caixa e ainda levou três potes de suplementos”.
Assim que ele saiu, Glaucielle acionou a polícia, como também seu marido, Wagner Riquelme. Enquanto os agentes tentavam localizar o ladrão pelo conjunto, presenciaram o proprietário, que chegava apressadamente ao estabelecimento, em um Corolla Preto. “Ao dar voz de parada, Wagner se assustou com a abordagem e saiu em arrancada, dando início a uma perseguição pelo Satélite”, explicou.
Nas proximidades da avenida dos Xavantes, os agentes começaram a disparar contra o veículo. Foi quando a comerciante autônoma Poliana Carla Lima, 24 anos, passava no momento com sua filha, em um Ford Ka branco. A bala atravessou o vidro do veículo e atingiu o queixo da vítima, próximo ao pescoço. 

Desesperada, ele continuou dirigindo até a casa da sogra, e lá, pediu socorro ao Samu. “Cheguei ensanguentada e tremendo muito. Graças a Deus, minha filha não foi atingida. Os médicos deram 21 pontos no meu queixo e disseram que eu tive muita sorte. Nasci de novo”, desabafou.

Ela pretende processar o Estado pela negligência cometida pelos policiais civis. “Além do terror que passei, fui ferida por quem deveria me proteger. Acredito que isso é fruto de uma péssima formação profissional, já que eles deveriam ter cautela e além de tudo responsabilidade, ao iniciar um tiroteio em via pública”.
O proprietário da loja, também vítima da violência, foi interceptado e a confusão foi desfeita. O carro dele ficou perfurado pelos disparos. Enquanto isso, o assaltante permanece foragido. A suposta imagem do bandido (abaixo) foi postada no perfil do proprietário da loja, no Facebook.

A reportagem entrou em contato com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Elieser Monteiro Girão, mas ele estava em reunião. O delegado geral de polícia da Grande Natal (DPGran), Matias Laurentino, prometeu designar um delegado especial para apurar se houve dolo ou excessos, por parte dos agentes, após abertura de inquérito policial. A Corregedoria, segundo ele, também irá acompanhar o caso.
juetyj5e6u56u56u5

terça-feira, 29 de abril de 2014

Rocam apreende armas,drogas,munições em assentamento próximo a Serra do Mel. Duas pessoas detidas uma terceira conseguiu fugir

rocamserrafg rocamserra rocamserrtr rocamserrahj
Agnaldo foi autuado na lei do desarmamento,por posse de munições de arma de fogo
Agnaldo foi autuado na lei do desarmamento,por posse de munições de arma de fogo

Uma Operação desencadeada na tarde de domingo 27 de abril pelos Policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas -ROCAM no comando do Cabo Renixon com apoio do tenente Jota Pereira no Assentamento Maracanaú,próximo a Serra do Mel apreendeu armas,drogas e munições.

Na Operação duas pessoas foram detidas,um menor de idade que assumiu a propriedade da droga e de uma espingarda bate bucha,e uma Pessoa identificada como Agnaldo,que segundo a polícia responde bronca na justiça,acusado de participação em assaltos a correios. Ele foi preso de posse de munições de revolver calibre 38.

Uma terceira pessoa identificada como Erivelton também acusado de assaltos,conseguiu fugir do cerco policial. Na fuga ele deixou cair um revolver calibre 22 municiado.
Os dois detidos e o material apreendido foram encaminhados a Delegacia de Plantão no Alto São Manoel em Mossoró e apresentados ao Delegado.

Elemento toma moto de assalto e na fuga colide com Hillux e acaba preso pela PM


rocam04
Moto Pop tomada de assalto
rocam042
Arma usada pelo elemento no assalto
rocam044 rocam04weUm identificado como Paulo Jerônimo Pereira Davi ,20 anos de idade e já com passagem pela polícia se deu mal após tomar uma moto Pop de assalto,fato ocorrida na manhã desta segunda-feira 28 de abril de 2014  no bairro Sumaré em Mossoró.

De acordo com as informações da polícia o mesmo após o assalto,na fuga bateu violentamente em em um veículo tipo Hilux e no acidente fraturou o fêmur.

policiais da Rocam 04 (Cb Miguel – SD Jucenário e SD Renato),foram acionados e ao chegar no local,acionou o SAMU e escoltou o elemento até o Hospital Tarcísio Maia.

A Motocicleta roubada foi encaminhada a Delegacia de Furtos e Roubos e após os procedimentos foi entregue a legítima dona que compareceu aquela especializada para confecção do Boletim de Ocorrência
Após ser liberado do HRTM o elemento que estava em condicional será recambiado à Cadeia Pública.

Polícia Civil localiza esconderijo dos assaltantes da agência dos Correios de Patu.


esconderijopatu12 esconderijopatuwert esconderijopatubnmesconderijopatubnm2
Corsa com placas de Mossoró foi localizado no esconderijo
Corsa com placas de Mossoró foi localizado no esconderijo

Policiais Civis das cidades de São Bento e Catolé do Rocha após investigações entraram em diligências,durante o domingo 28 de abril no sentido de localizar os demais elementos que participaram da ação criminosa ocorrida no último dia 24/04/2014 que culminou com a morte do gerente dos Correios da cidade de Patu/RN e também com um policial gravemente ferido.

Após serem surpreendidos pela policia, os assaltantes entraram em confronto e houve troca de tiros no meio da mata na divisa RN/PB, o saldo foi um assaltante morto, já identificado como sendo SAMARONE PEREIRA DE CARVALHO, de 38 anos, o qual era procurado pela justiça do RN.

Havia a informação de os outros elementos da quadrilha eriam paraibanos e de fato, policiais civis das cidades de São Bento e Catolé do Rocha, após receberem uma denuncia anônima fizeram uma incursão numa mata, na zona rural, da cidade de Paulista/PB.

Ao chegarem no local visualizaram um veiculo Chevrolet Corsa, cinza, placas NNP-8102/Mossoró-RN escondido por trás do possível local utilizado como ponto de saída e encontro dos assaltantes.

No esconderijo, que se trata de uma casa, ainda em fase de acabamento, foram encontrados rádios comunicadores, um carregador de pistola Glock .380, um porta munições, uma touca ninja, e até um equipamento utilizado para bloquear sinais de satélite de rastreamento de veículos e cargas.
As buscas pelo outros integrantes da quadrilha continuam
São Bento Onlin

Empresa de saneamento deixa Caicó um verdadeiro Buraco

RUAS
Avenida Cel. Martiniano com a Seridó no centro de Caicó, buraqueira total

Por onde a empresa responsável pela implantação do saneamento básico em Caicó tem passado, deixa sua marca de destruição, ruas esburacadas e o risco a qualquer momento de um acidente de trânsito. Inclusive vale salientar que qualquer dano provocado pelos buracos deixados pela empresa deve ser sim objeto de uma ação de indenização na justiça, pois foi por causa dos buracos que o motorista ficou no prejuízo em caso de acidente.

A imagem acima mostra o cruzamento da principal avenida de Caicó que é a Cel. Martiniano com a Seridó, uma verdadeira esculhambação deixada pela empresa.


Vale salientar que a culpa não é da prefeitura não, como algumas pessoas pensam, é sim da empresa responsável que está sendo paga pelo governo do estado

Ponte será iterditada

A ponte que liga Macau à Praia de Camapum/Salinor foi  interditada a partir das 17h30 desta segunda-feria [28]
011
Segundo Secretário de Gestão e Serviços, Junior Mathias ” em parceria com a salinor estamos buscando oferecer um tráfego com segurança para os pedestres e caminhoneiros que por aqui passam. Por isso vamos interditar todo tráfego das 17h30 às 00h00 de hoje, já que é o melhor horário para realizarmos o procedimento necessário na ponte para segurança de todos.”
deina
A ponte que liga Macau à Praia de Camapum/Salinor já expirava cuidados por todos que trafegavam naquele espaço. Em visita a ponte o secretário destaca que “  as tábuas que ficam por cima da ponte já se encontram soltas, podendo causar um acidente a qualquer momento.”

Choveu forte na região do Trairi na noite desta segunda-feira [29]

Blogs da região do Trairi informam que choveu forte na noite desta segunda-feira(28) principalmente nos municípios de Campo Redondo e Lajes Pintada, onde açudes chegaram a sangrar. 

Em alguns setores da zona rural desses municípios, choveu mais de 100 mm.  Em Campo Redondo a vazão das águas pluviais  tomaram conta de alguns pontos da cidade.

Pendências: Moradores protestam contra crime ambiental praticado por empresa de camarão


Moradores protestam em frente a empresa

Moradores de três bairros da cidade de Pendências(Massapê, Pendências do Meio e Pendências de Cima), denunciam crime ambiental praticado pela empresa Potiporã que é responsável pelo beneficiamento de pescado(camarão) na cidade e faz parte do Grupo Queiroz Galvão.

A empresa que emprega um bom número de pessoas, faz sua parte quando o assunto é contratar pessoas da cidade, mas está sendo denunciada por mais de 400 pessoas, em virtude do mau cheiro exalado de uma lagoa próximas a essas residências.

No domingo( 27), um caminhão que transportava restos dos camarões (cabeça e casca) que seriam levados para as fazendas do grupo, terminou caindo do caminhão e se espalhando pela Avenida Domingos Praxedes. Indignada, a população recolheu o que tinha caído e foi deixar na portaria da empresa. Alguns mais exaltados espalharam os restos nos vidros da portaria da empresa. A ação foi acompanhada  de perto pelos seguranças da empresa, mas não revidaram a ação da população.

Não é de hoje que a população reclama da empresa. Há anos que a população reclama do mau cheiro insuportável que vem de uma lagoa onde são jogados líquidos, restantes da operação do beneficiamento do pescado. Produtos para diminuir o odor eram colocados, mas nos últimos anos, a empresa não vem fazendo esforço concentrado para resolver rapidamente o problema que além de ser um grande crime ambiente, está prejudicando a população.
Alto notícias

Gustavo Carvalho busca solução para desabastecimento d’água em Santa Cruz

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS) esteve reunido na tarde desta segunda-feira (28) com o secretário interino de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luciano Cavalcanti. Em pauta, o abastecimento de água para a comunidade Bonsucesso, no município de Santa Cruz, na região Trairi.

Acompanhado do ex-prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, dos vereadores Pedro Dério, Josemar Bezerra e Samuel Palhares, o deputado ouviu do secretário Luciano Cavalcanti que dentro de dez dias o governo iria apresentar um orçamento para a realização da obra.

“Desde 2012 garanti emenda parlamentar no valor de 350 mil reais para a construção de adutora que resolva o problema da falta d’água no Bonsucesso, a maior comunidade da zona rural de Santa Cruz. Precisamos encontrar uma solução urgente. As pessoas precisam de água para viver”, afirmou Gustavo Carvalho

PM apreende 18 motocicletas e prende duas pessoas em Extremoz


Motos apreendidas(Foto: Reprodução/PM)

A Polícia Militar (PM) realizou durante o fim de semana uma operação que resultou na apreensão de 18 motos e na prisão de dois condutores por embriagues ao volante em Extremoz. A operação ocorreu nos Distritos de Santa Maria e Vila de Fátima e teve como objetivo fiscalizar veículos e condutores em desacordo com a legislação vigente.

De acordo com os policiais, os crimes mais recorrentes são conduzir veículo automotor, em via pública, sob a influência de bebidas alcoólicas e Dirigir sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação.
Outra reclamação repassada pelos policiais é relacionada as motos de 50 cilindradas que são alteradas gerando grande barulho nas localidades. "A substituição dos escapamentos originais dos veículos, principalmente das motos de 50 cilindradas, são práticas que geram altos níveis de ruídos ocasionando reclamações dos moradores", informou o capitão Couceiro.
Portal Bzzz

Lula diz a amigos que será novamente candidato à Presidência. Lula e o PT ainda não se pronunciaram sobre o assunto

Lula cumprimenta Dilma em encontro: o ex-presidente afirmou que vai "fazer campanha pra Dilma", mas teria confidenciado a amigos que será candidato à Presidência. Foto: Divulgação
Lula cumprimenta Dilma em encontro: o ex-presidente afirmou que vai “fazer campanha pra Dilma”, mas teria confidenciado a amigos que será candidato à Presidência. Foto: Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a amigos próximos nesse fim de semana que será o candidato do PT à Presidência da República, conforme a jornalista Joyce Pascowitch. A colunista afirmou no site Glamurama que o presidente expressou sua intenção de voltar ao posto, apesar de Lula der dito que vai “ser cabo eleitoral da Dilma”, em entrevista veiculada no domingo na RTP, de Portugal, e negar frequentemente sua intenção de concorrer nas eleições de 2014.

“Eu vou ser cabo eleitoral da Dilma, vou pra rua fazer campanha pra Dilma”, afirmou Lula à RTP. Lula reiterou que não será candidato este ano e diz acreditar que, mesmo com a queda nas pesquisas, a presidente petista Dilma Rousseff será reeleita. Ele ainda afirmou que não terá cargo no governo.
Lula também teria garantido ao pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, que não será candidato nas eleições deste ano. A informação foi dada pelo presidenciável socialista durante ato em apoio a sua pré-candidatura em Timon (MA).

“A última vez que falei, pessoalmente, com o (ex) presidente Lula e conversamos muito sobre o Brasil e sobre o futuro, eu fiz essa pergunta (se será candidato) e ele me disse que não seria candidato em nenhuma hipótese”, disse Eduardo Campos durante coletiva de imprensa.

Lula e o PT ainda não se pronunciaram sobre o assunto. No Facebook, o ex-presidente repercutiu ontem a entrevista à rede portuguesa, destacando o apoio a Dilma. Procurada, a assessoria de imprensa do Instituto Lula negou a informação dada por Joyce Pascowitch. Segundo o assessor José Crispiniano, Lula não será candidato à presidência, mas sim cabo eleitoral da presidente Dilma Rousseff, que busca a reeleição.
Fonte: Terra

Traficante é presa acusada de levar drogas usando fraldas da própria filha. Ela foi detida após visitar o seu companheiro no conjunto Penal de Serrinha

Suspeita era responsável por transportar drogas entre Serrinha e Bom Jesus da Lapa. Foto: Divulgação
Suspeita era responsável por transportar drogas entre Serrinha e Bom Jesus da Lapa. Foto: Divulgação
A traficante identificada como Jaqueline Ferreira de Souza, de 28 anos, foi presa na sexta-feira (25), no município de Serrinha, localizado a 173 km da capital baiana.

Ela foi detida após visitar o seu companheiro, e Fracileno de Jesus Nunes, conhecido como “Su”, no conjunto Penal do município, onde ele está recolhido em (RDD) Regime Disciplinar Diferenciado, na ala de segurança máxima.

A suspeita era responsável por transportar drogas entre Serrinha e Bom Jesus da Lapa. Segundo apuração do delegado Mozart Cavalcanti, da 15º Coorpin (Coordenadoria Regional de Policia do Interior de Serrinha), ela fazia isso escondendo as drogas nas fraldas da filha do casal.

Outra integrante da quadrilha de “Su”, identificada como Viviane Vieira Maia, de 26 anos, foi capturada em Bom Jesus da Lapa, por policiais militares. As investigações apontam que ela emprestava sua conta corrente para o tráfico, fazendo depósitos e retiradas bancárias, a mando do líder. Viviane trabalhava na Pastoral da Criança, naquela cidade, e  teve a prisão decretada pela Justiça local.

Desarticulação
O esquema de tráfico entre Serrinha e Bom Jesus da Lapa começou a ser desarticulado no final de janeiro deste ano, durante a Operação Líder, deflagrada na Fazenda Jibóia, de propriedade de “Su”, na zona rural de Bom Jesus da Lapa. Ali foram apreendidos mais de 100 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack, 517 munições de diversos calibres quatro pistolas, duas carabinas, 14 carregadores, um rifle com mira de longo alcance e supressor de ruídos, 13 cadernos com anotações da contabilidade do tráfico, extratos de comprovantes em contas bancarias, e a quantia de R$ 28 mil.

A operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou ainda nas prisões de vários integrantes da organização criminosa de “Su”, que dominava o tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa e região. Além de Nunes, estão presos no Conjunto Penal de Serrinha os criminosos identificados como Franclin Darling de Oliveira Lima, o “Frank”, e José Nativo Ferreira de Almeida Junior o “Nativinho”, este irmão de Jaqueline.
De acordo com o delegado Mozart Cavalcanti, todos respondem por uma série de crimes como homicídio, tráfico, associação para o tráfico, porte ilegal de arma, inclusive de uso restrito. “Su” estava preso inicialmente no Presídio da Mata Escura, em Salvador, mas continuou comandando  o tráfico  de dentro da cadeia, até ser transferido para o sistema prisional de Serrinha.
Fonte: R7

Quatro são presos e um menor apreendido por morte de policial civil em Petrópolis. Suspeitos foram detidos na zona Norte de Natal e em Parnamirim.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Polícia Civil prendeu quatro jovens e apreendeu um adolescente de 17 anos suspeitos de terem participado do assalto que resultou na morte do policial civil Ilfran André Tavares de Araújo, de 51 anos. As investigações vinham sendo realizada desde após o crime, ainda no domingo (27). Os suspeitos foram presos na zona Norte de Natal e em Parnamirim.

Foram presos Thiago Jerônimo Pinheiro, de 18 anos, Marcelo Pegado Correia, de 18 anos, Glaucio Herculano Fonseca, de 19 anos, e Alessandro Wallace de Freitas Procópio, de 20 anos. Além deles, um adolescente de 17 anos foi apreendido. Este, inclusive, teria sido reconhecido e denunciado por um parente após a divulgação das imagens de segurança dentro da padaria onde o crime aconteceu.

De acordo com as investigações, o adolescente de 17 anos e o jovem Glaucio Herculano teriam entrando na padaria, enquanto os outros ficaram do lado de fora para auxiliar na fuga. O policial Ilfran estav no local com a irmã e tentou defendê-la de um dos criminosos, entrando em luta corporal com ele. No entanto, o APC acabou sofrendo dois tiros na cabeça e não resistiu.

A Delegacia Geral da Polícia Civil informou que vai realizar uma coletiva de imprensa, ainda na manhã desta terça-feira (29), para explicar detalhes da operação e da investigação.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fonte: Portal BO

MPF investiga empresa responsável por concursos públicos na Saúde do RN. Um dos pontos recorrentes nas denúncias diz respeito a irregularidades na pontuação das “provas de títulos”

uy56u7574574
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) vem investigando um total de 41 representações recebidas quanto a supostas irregularidades ocorridas nos três concursos promovidos em fevereiro pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no estado, destinados a preencher vagas nas maternidades Ana Bezerra (localizada em Santa Cruz), Januário Cicco (Natal) e no Hospital Universitário Onofre Lopes (também na capital).

Os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão titular e substituto, Caroline Maciel e Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, vêm analisando os processos resultantes das representações e deverão se reunir, nesta terça-feira (29), com um representante da EBSERH, para esclarecer diversos pontos com relação aos concursos e ainda buscar sanar os problemas apontados.

Dentre as denúncias feitas ao MPF, estão reclamações quanto a irregularidades na aplicação dos concursos, falhas na fiscalização, nas inscrições, equívocos na distribuição das provas, supostos erros nos conteúdos programáticos, na correção e até possíveis problemas nos editais. Um dos pontos recorrentes nas denúncias diz respeito a irregularidades na pontuação das “provas de títulos”.

Os três concursos realizados pela EBSERH no Rio Grande do Norte foram aplicados pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e ofereceram um total de 1.971 vagas voltadas às áreas da saúde, administração e serviços, sendo 375 para a Maternidade Ana Bezerra, 1.104 vagas para o Onofre Lopes e 492 destinadas à Januário Cicco. Todos os três hospitais pertencem à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, porém são administrados em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde agosto do ano passado.

Passageira brasileira morre durante voo para os Estados. Unidos Alina Bragança Levy, de 34 anos, viajava com esposo e filha quando supostamente teve uma parada cardiorrespiratória

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Uma passageira brasileira morreu nesta segunda-feira, 28, enquanto voava entre São Paulo e Dallas, nos Estados Unidos, o que obrigou o avião a aterrissar em Costa Rica. A mulher, identificada como Aline Bragança Levy, de 34 anos, que viajava com seu esposo e uma criança de seis meses, morreu supostamente por causa de uma parada cardiorrespiratória.

As autoridades estão realizando a autópsia para confirmar a causa da morte, conforme afirmou uma porta-voz do Organismo de Investigação Judicial (OIJ). O voo, que transportava 120 passageiros, aterrissou no Aeroporto Juan Santamaría, para que a mulher fosse atendida. Quando a Cruz Vermelha de Costa Rica atendeu a brasileira, ela já havia morrido.

“O administrador do aeroporto (a empresa privada) Aeris recebeu o alerta sobre o problema de saúde de uma passageira. Foi coordenada a aterrissagem e o atendimento com as demais autoridades”, explicou o chefe da Polícia Aeroportuária de Juan Santamaría, Carlos Víquez.

A embaixada do Brasil em Costa Rica deve coordenar o traslado do corpo ao País. O voo com os outros passageiros partiu nesta segunda às 12h30 (hora local) em direção a Dallas.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Jovem com câncer terminal tem crise de tosse e acaba expelindo tumor. Stephen Sutton ficou famoso depois de sua despedida comovente postada em uma página do Facebook, na semana passada

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na semana passada, um jovem, que parecia estar em estado terminal devido a um câncer, apareceu nas mídias mundiais por conta de sua despedida comovente no Facebook. Stephen Sutton, no entanto, parece que teve seu panorama de saúde alterado depois de supostamente ter tossido um tumor.

O jovem disse na semana passada que sua respiração estava muito ruim, devido ao colapso de seu pulmão direito. Mas, no último domingo, comentou que ficou sufocado com uma crise de tosse, e, durante o pânico de não conseguir respirar, acabou expelindo um objeto sólido oval, manchado de vermelho. Em seguida, sua respiração começou a voltar ao normal, e agora ele diz estar muito melhor.

“Desde então, minha respiração melhorou dramaticamente. Ao longo da noite minha garganta estava muito dolorida, mas o meu oxigênio e outros níveis de saturação estão altos. Nesta manhã eu não precisei de nenhum oxigênio externo para respirar (com equipamentos do hospital), e estou me sentindo fantástico!”, disse Stephen.

A conclusão dos médicos para o acontecimento é que Stephen tenha tossido um tumor, que estava bloqueando suas vias aéreas. O jovem ainda segue se recuperando.
Fonte: R7

Fernando Collor critica Joaquim Barbosa e ataca MP ao comemorar absolvição. Collor disse ter sido o homem mais investigado do País e questionou: “quem poderá me devolver tudo aquilo que perdi? A começar pelo meu mandato presidencial”.

No plenário do Senado, Collor disse ter sido o homem mais investigado do País. Foto: Divulgação
No plenário do Senado, Collor disse ter sido o homem mais investigado do País. Foto: Divulgação
O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) criticou nesta segunda-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e atacou o Ministério Público ao comemorar sua absolvição no último processo contra ele da época em que exerceu a Presidência da República. No plenário do Senado, Collor disse ter sido o homem mais investigado do País e questionou: “quem poderá me devolver tudo aquilo que perdi? A começar pelo meu mandato presidencial”.

“Em que pese ter sido o homem público mais investigado da história política deste País, estou absolvido de todas, absolutamente todas as acusações. Estou inocentado de todas as delações. Repito: estou inocentado de todas as delações. A ninguém é mais dado o direito, salvo por reiterada má-fé, de dizer o contrário ou sequer fazer meras ilações”, disse o senador.

“Depois de mais de duas décadas, cabe agora perguntar: quem poderá me devolver tudo aquilo que perdi? A começar pelo meu mandato presidencial e o compromisso público que assumi. A tranquilidade perdida por anos a fio, assim como toda a retratação proporcional que todo o ser humano merece ao ser prejulgado sem julgamento, injustiçado sem culpa, vitimado sem dolo e responsabilizado por fatos inventados e versões forjadas”, acrescentou o ex-presidente.

Collor acusa o Ministério Público de alterar provas testemunhais na tentativa de condená-lo pelas acusações de falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva, referentes à época em que ele era presidente da República, entre 1990 e 1992, pelas quais foi julgado na semana passada. Ele foi denunciado por envolvimento em um suposto esquema de fraude em licitações e pagamento de propina.

Segundo a denúncia, empresários do setor de publicidade pagavam propina a auxiliares diretos do então presidente. Em contrapartida, as empresas ganhariam contratos em concorrências direcionadas. Contas pessoais de Collor, como pagamento de mesada para um filho só depois reconhecido pelo presidente, eram quitadas com a arrecadação ilícita, segundo o Ministério Público Federal.

Para Collor, a acusação retirou expressões utilizadas por depoentes para favorecer a acusação. “Um elemento foi sumariamente excluído da peça principal dos autos. Isso é ou não é má-fé, senhoras e senhores? Isso chega a caracterizar um crime, crime de falsidade ideológica praticado pelo Ministério Público”, disse.

O senador também criticou comentários feitos por Joaquim Barbosa ao fim do julgamento, mesmo tendo votado pela sua absolvição. O ministro disse que havia mais que indícios contra o parlamentar e reclamou da demora no julgamento.

“Se no Brasil a Justiça como um todo padece de letargia, como ele próprio reconheceu, o presidente da mais alta corte judicial carece de liturgia. O senhor presidente da Suprema Corte tem uma carência de liturgia para o exercício do seu cargo”, disse. “De que provas fala ele? Que ordens ou determinações esperava encontrar o senhor Joaquim Barbosa? Sinceramente, não é esta a conduta, a razoabilidade e o estoicismo que se espera do presidente do Supremo”, disse.
Fonte: Terra

Prefeitura do Natal manda retirar imediatamente decoração da Copa do Mundo. Revolta da população fez com que a decoração fosse retirada ainda neste final de semana

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Não durou nem um final de semana inteiro a decoração alusiva à Copa do Mundo que estava “enfeitando” a cidade de Natal.

Após uma intensa campanha nas redes sociais desde que a decoração passou a ser vista, a Prefeitura de Natal não teve outra alternativa que não fosse a de mandar retirar imediatamente a “obra de arte”.

Caminhões com funcionários foram flagrados na noite deste domingo trabalhando na retirada da decoração.

Após negar assumir cargo de prefeita de Natal, Wilma Faria está inelegível. Paulo Lopo Saraiva acredita que vice-prefeita de Natal assumiu automaticamente com viagem do prefeito

Wilma-de-Faria---vice-de-Carlos-Eduardo---e-(84)
Alex Viana
Repórter de Política

O advogado Paulo Lopo Saraiva afirmou nesta manhã que poderá haver impugnação de eventuais candidaturas da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), ao Senado Federal, e do presidente da Câmara Municipal, Albert Dickson (PROS), a deputado estadual, caso eles venham a se candidatar. Para o professor de Direito Constitucional, Wilma e Albert poderão ser questionados porque, com a ausência do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) da cidade, eles seriam automaticamente prefeitos em prazo de desincompatibilização.

“Eu acho que vai ter complicação jurídica. Pela Lei Orgânica do Município, a prefeita é a vice. Quem deveria ter assumido é ela. O prefeito deveria ter passado para ela. Teremos um imbróglio jurídico nas candidaturas. Vai haver sinalização. O juiz já sinalizou, mandou Júlio tomar posse”, disse o advogado, para quem, com a nomeação de Júlio, fica patente o entendimento de que houve vacância do cargo com a viagem de Carlos Eduardo. Sendo assim, a vice-prefeita, estando na cidade, automaticamente, assume o mandato.
O mesmo raciocínio aplica-se ao presidente da Câmara, Albert Dickson, que, constitucionalmente, é o segundo a linha de sucessão governamental. “Porque realmente eles deviam ter cumprido a lei. O prefeito devia ter passado o cargo para a vice, e ela assumiria ou não. Ficou isso tudo sem providência. É desrespeitoso para a sociedade natalense e para a Lei Orgânica do Município. Acho que pode haver complicação”, acrescenta Saraiva.

Segundo o advogado, o desdobramento deste caso “vai depender do juiz” Luiz Alberto Dantas, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal. “Já citou. Vamos ver. Acho que vai haver impugnação da prefeita e do presidente”. Saraiva adiciona: “A prefeita de direito é Wilma. E o prefeito deveria ter passado o cargo. Ele não viajou? É questão de respeito à comunidade, à Lei e ao próprio poder que ele representa”.
Sobre a alegação de que, para haver convocação do vice, a viagem do prefeito Carlos Eduardo teria de ser superior a 20 dias, Paulo Lopo Saraiva diz que a Lei não estabelece prazo. “Mas, de qualquer modo, saiu tem que ficar o vice. Alguém tem que governar a cidade. A cidade não pode ficar acéfala. Alguém tem que governar”, afirmou
.
HISTÓRICO
O prefeito Carlos Eduardo viajou para as Ilhas Canárias no último dia 16 de abril. Comunicou à Câmara Municipal de Natal. O gestor não transmitiu o cargo à vice-prefeita Wilma de Faria, por razões óbvias eleitorais – Wilma deverá tentar se candidatar ao Senado numa aliança que também envolve o PDT, do prefeito Carlos Eduardo. Se assumisse, Wilma ficaria inelegível por conta da legislação que proíbe determinados detentores de cargo público permanecerem na função por prazo inferior a seis meses antes do pleito, no caso dela, desde o dia 4 de abril.

Como reação, os vereadores Maurício Gurgel (PHS) e Fernando Lucena (PT) entraram com mandado de segurança na Justiça Estadual, solicitando providências quanto à designação do comando da capital. O mandado foi distribuído para a 5ª Vara da Fazenda Pública, do juiz Luiz Alberto Dantas.
O magistrado solicitou oficialmente informações sobre o paradeiro da vice-prefeita e do presidente da Câmara. Ambos informaram estarem impedidos de assumirem a prefeitura, não por conta da legislação eleitoral, mas deram outras justificativas. Contudo, essa manifestação se deu apenas em sede judicial, não em forma de ato legislativo. Ao juiz, Wilma afirmou que estava fora do Estado. Albert idem.

Assim, o magistrado mandou dar posse ao segundo vice-presidente da Câmara, vereador Júlio Protásio (PSB), que assumiu a Prefeitura na última sexta-feira. Hoje o prefeito de Natal estaria de volta ao comando municipal. Na visão de Paulo Lopo Saraiva, se o juiz mandou dar posse a Júlio, é porque entendeu que a cidade não poderia estar sem prefeito.

Governo do RN arrecada R$ 1 bi em 4 meses e ainda atrasa os salários dos servidores. Arrecadação é R$ 117 milhões maior que a do mesmo período do ano passado. E Governo ainda reclama

Rosalba-Ciarlini-(9)
Ciro Marques
Repórter de Política

O potiguar reclama que paga muito imposto e não tem o retorno nos serviços, sobretudo, em setores chave, como saúde, segurança e educação. Do outro lado, o Governo reclama da arrecadação de impostos, que é abaixo do esperado e impede que o Estado saia da crise. Quem está errado? Ao que parece, o Governo. Afinal, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a arrecadação estadual de impostos só aumenta. Alias, já são mais de R$ 1 bilhão arrecadados em menos de quatro meses de 2014.

A informação foi divulgada hoje, pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern). A categoria finalizou na semana passada o estudo sobre a situação econômica do Estado, analisando: receitas e despesas; as principais fontes de recursos e variações nos últimos três anos. A análise é baseada em dados do Estudo de Desempenho Econômico do Estado, com base na arrecadação e PIB, feito pelo Dieese.
“Quanto aos resultados da administração tributária do RN, numa análise comparativa do 1º Trimestre 2014 x 2013 dos impostos geridos pela Secretaria Estadual de Tributação (SET) em relação à Receita Corrente do RN, por exemplo, verificou-se que entre janeiro e abril deste ano a arrecadação dos impostos locais estaduais (geridos pela SET) cresceu 12,1% em relação ao ano passado. Chegamos a R$ 1.089.166.800 contra R$ 971.520.767 em 2013. Ou seja, o crescimento nominal foi de R$ 117.646.033″, adiantou Pedro Lopes, auditor fiscal presidente do Sindifern.

Com esses números, é possível dizer que, só de imposto, o Governo do Estado arrecadou R$ 272,2 milhões por mês, o que significa R$ 9 milhões por dia ou R$ 378 mil por hora, se preferir. Mesmo assim, a situação de crise no Rio Grande do Norte se manteve, inclusive, com o Executivo cortando parte do duodécimo previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) para os demais poderes. Fato que, até, já resultou numa ação civil pública pedindo o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e, agora, um pedido de impeachment apresentado pelo Movimento Contra a Corrupção (Marcco) na Assembleia Legislativa.

NÚMEROS FEDERAIS
É bem verdade que, ao reclamar das contas públicas, o Governo do Estado fala, principalmente, da redução no repassa das verbas federais, principalmente, do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Contudo, segundo o Dieese, os repasses constitucionais aumentaram. O que reduziram foram os convênios, ou seja, aquelas parcerias firmadas entre as gestões estadual e federal para obras públicas ou programas federais no RN. E isso aconteceu mesmo com o Rio Grande do Norte tendo, hoje, o presidente da Câmara Federal, o deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB.

“Nos últimos três anos, os convênios sofreram redução de 45,02%. As transferências da União (FPE, royalties, SUS, entre outros) cresceram 26,23%, e as demais receitas correntes cresceram juntas 44,3%”, analisou o auditor Pedro Lopes. “Em virtude desses comportamentos, as transferências da União perderam participação em relação à receita corrente, passando de 39,4% em 2010, para 37,3% em 2013. O mesmo aconteceu com os convênios, que representavam 3,4% em 2010, e em 2013 participaram com 1,4% da receita corrente. Já as demais receitas correntes aumentaram sua representatividade, passando de 13,3% em 2010 para 14,4% em 2013″, destaca Lopes.

COBRANÇA
Segundo o presidente do Sindifern, como uma das principais fontes de receitas, os impostos locais poderiam ter maior desempenho, caso o Governo investisse mais na própria estrutura da Secretaria de Tributação do Estado. É o que apontam os auditores.

“Embora a arrecadação esteja crescendo, o que se observa nos últimos três anos é uma redução nos investimentos relacionados à SET. Para termos uma ideia, na rubrica custeio/investimentos/outros gastos com a SET, o Governo gastou em 2010 R$ 11.612.784; em 2011 foram R$ 11.336.621 (-2,4%); em 2012 destinou R$ 12.816.440 e em 2013 aplicou apenas R$10.215.047, ou seja 20,3% a menos. Não é a toa que a categoria cobra melhores condições de trabalho e mais investimentos na secretaria”, avalia Lopes.