quinta-feira, 28 de março de 2013

Caicó sediará Encontro de Mídias Sociais do Seridó


Nos dias 25 e 26 de Maio deste ano, acontecerá no auditório da Dired de Caicó, o Encontro Regional de Mídias Sociais do Seridó, reunindo os grandes nomes da imprensa potiguar.
Alguns palestrantes já estão confirmados, dentre eles a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (SINDJORN), Nelly Carlos Maia, os blogueiros Marcos Dantas e Robson Pires, o editor da Revista Seridó S/A, Gerson Luiz e o jornalista Roberto Guedes. O encontro Regional de Mídias Sociais do Seridó tem o apoio da Gráfica RN Econômico, Malagueta Design, Hotel Guanabara, Governo Municipal de Felipe Guerra e CK Comunicação Visual.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Recuperação da malha viária chega as zonas Norte e Oeste em abril


Uma nova programação voltada para a recuperação da malha viária da cidade será iniciada na primeira semana do mês de abril pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). O benefício contemplará inicialmente as zonas Norte e Oeste da cidade com serviços de recapeamento asfáltico em diversas ruas.

A programação começa pela avenida Paulistana, na zona Norte da cidade, que também será beneficiada com a extensão do serviço nas ruas Nosso Senhor do Bonfim e Blumenau, entre outras. Na zona Oeste, serão recuperadas as ruas Rio Grande do Sul, Paraíba e Ceará, todas no bairro da Cidade da Esperança, bem como a avenida Bom Pastor, localizada no bairro do Bom Pastor. 

Nesta terça-feira, 26, a Semopi estará concluindo o capeamento asfáltico das ruas Miramangue, Paracati e Rainha do Mar. As três integram o anel viário do bairro Planalto junto com as ruas Engenheiro João Hélio Rocha, Monte Rey e Agrestina, recentemente beneficiadas com o mesmo serviço. Com quase cinco quilômetros de extensão, o anel viário até então contava com uma pavimentação a paralelepípedos antiga e que causava grandes transtornos, informa o secretário adjunto de Planejamento e Obras da Semopi, Caio Pascoal.

Segundo ele, vias com calçamento necessitam de uma constante manutenção, o que onera em muito os cofres públicos. Já com asfalto, a via favorece o tráfego e o usuário. “Além de mais segura e confortável, esse tipo de pavimentação permite, inclusive, a diminuição do tempo de viagens”.

Caio Pascoal salienta que na melhoria da malha viária da capital já foram gastos, até o momento, quase R$ 3 milhões. Entre as obras, citou o recapeamento asfáltico da avenida dos Pinheirais, Alameda das Acácias e da avenida dos Ipês, em Neópolis; rua da Saudade, em Morro Branco: e rua Juçara, na zona Norte. Além do capeamento asfáltico do anel viário do Planalto (ruas Monte Rey, Agrestina, Engenheiro João Hélio Rocha, Miramangue, Paracati e Rainha do Mar) e da avenida Nascimento de Castro, trecho entre a avenida Salgado Filho e a avenida Xavier da Silveira, em Morro Branco.

Secretaria Municipal de Comunicação -(84) 3232.8825


quarta-feira, 20 de março de 2013

A CAERN ESTA NO BOA ESPERANÇA COLOCANDO ALGUNS CANOS NA RUA PONTAL DO NORTE, ONDE SEGUNDO MORADORES E FUNCIONARIOS DA OBRA TRATA DO INICIO DA OBRA DE SANEAMENTO NO LOCAL FEITO PELO GOVERNO DO ESTADO

FOTOS: ZÉ NEGÃO PRODUÇÕES
Via celular




Esperamos que a governadora e o prefeito resolvam a situação deste loteamento o qual esta anos em completo apandono e muito antes de Micarla e Rosalba só pra lembrar. Os mesmo do passado estão de volta, e ai?

segunda-feira, 18 de março de 2013

Prefeitura iniciou neste sábado a Operação Nossa Cidade Mais Limpa

A Prefeitura do Natal está incrementando ações conjuntas e estratégicas visando realizar - além da limpeza cotidiana que a cidade já recebe - serviços de limpeza e pintura em monumentos públicos. É com esse objetivo que o município iniciará neste sábado, 16, a partir das 8h, no Viaduto do Quarto Centenário, em Lagoa Nova, a Operação Nossa Cidade Mais Limpa.

A meta é desenvolver um processo de sensibilização visando diminuir os impactos causados pelos processos de publicidades irregulares e as pixações em equipamentos públicos. A ação também tem o propósito de promover uma harmonia visual no sistema de limpeza pública da cidade. O trabalho beneficiará viadutos, passarelas, relógio do bairro do Alecrim e demais áreas que sejam identificadas com a necessidade de realização da ação.

A operação será realizada por meio de uma ação conjunta entre a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), as secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Mobilidade Urbana (Semob), Serviços Urbanos (Semsur) e a Guarda Municipal. Começando pelo sábado e extensivo a semana, o trabalho envolve serviços de limpeza, pintura, recuperação de iluminação onde houver necessidade e disciplinamento da publicidade, ressalta o diretor de Planejamento da Urbana, Josivan Cardoso.

Segundo ele, a Operação Nossa Cidade Mais Limpa também contará com uma ação educativa que será realizada de forma simultânea ao serviço de limpeza. O processo educativo irá ocorrer nas áreas próximas ao Viaduto do Quarto Centenário, como, por exemplo, os cruzamentos da avenida Romualdo Galvão com a avenida Lima e Silva e da avenida Amintas Barros com a avenida Salgado Filho. Nesses pontos será feito uma sensibilização e entrega de panfletos.

Josivan Cardoso revela que a intenção da atual administração municipal é realizar a operação a cada 15 dias. A partir da abertura do trabalho neste sábado, adiantou ele, será feita uma programação para atender a limpeza dos demais viadutos e monumentos públicos da cidade. “Além de fazer a limpeza necessária dos equipamentos, a operação provocará uma harmonia no quesito visibilidade de limpeza pública principalmente agora que Natal voltou a ser uma cidade limpa”.

Prefeitura envia ao Governo Federal projeto de urbanização para bairros das regiões Norte e Oeste

 
A secretária Virgínia Ferreira (Planejamento) enviou nesta segunda-feira (11) à Secretaria Nacional de Habitação dois grandes projetos de urbanização integrada que atenderão aos bairros Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, na Região Administrativa Norte, e Guarapes e Planalto, na Região Administrativa Oeste.
Os projetos preveem pavimentação, drenagem, construção e melhorias de casas, regularização fundiária, construção de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), unidades de saúde, centro de zoonose, centro odontológico, centro de medicamentos, praças, quadras, construção de centros de artesanato, pontos de memória, centro de educação musical, Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) e ecopontos, entre outros equipamentos urbanos. O projeto prevê ainda a construção de um parque ecológico às margens da Lagoa Azul Dendê, no bairro Lagoa Azul, para recuperação e preservação ambiental (a área está inserida em Zona de Proteção Ambiental) e uso da comunidade. “Essas articulações com o Governo Federal começaram já no período de transição. Nós explicamos a situação de Natal e pedimos prioridade para esse projeto junto ao Ministério do Planejamento. A secretária Inês Magalhães (Habitação Nacional) pediu urgência no projeto para avaliação e seleção”, explicou Virgínia Ferreira.

Caso o projeto seja aprovado, cerca de 180 mil pessoas serão beneficiadas diretamente. Apenas em termos de moradia (construção e melhoria de casas e regularização fundiária), 16.796 famílias serão contempladas. O custo total é de R$ 367 milhões.

As ações foram pensadas por todas as secretarias, num trabalho coordenado pela Secretaria de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla) desde janeiro deste ano e fazem parte do programa de governo do prefeito Carlos Eduardo. Os bairros, situados em regiões periféricas da cidade, apresentam infraestrutura urbana precária, número insuficiente de equipamentos urbanos e difícil acesso a serviços públicos - resultados do crescimento populacional e falta de planejamento urbano.
A ideia é transformar o espaço urbano daqueles bairros, facilitando deslocamentos, ampliando o acesso a serviços como educação, saúde, esporte, cultura e lazer, estimulando o convívio em comunidade, a prática de exercícios físicos e o exercício da cidadania.

“Em Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, nós vamos expandir o Natal do Futuro, iniciado na gestão anterior. Já Planalto e Guarapes estão crescendo rapidamente e nós precisamos agir preventivamente para evitar problemas urbanos futuros”, explicou o prefeito Carlos Eduardo. “Esses projetos melhorarão a qualidade de vida da população e trarão de forma indireta mais emprego e renda para aquelas regiões”.

quarta-feira, 13 de março de 2013

ETERNAS SAUDADES DA MINHA QUERIDA SALY FARIA - MÃE DA NOSSA GUERREIRA WILMA E NOSSA OS QUAIS ELA CHAMAVA DE GUERREIRO DA GUERREIRA. OBRIGADO POR TODOS OS CONSELHOS QUE UM DIA OUVI DA SENHORA DONA SALY. DESCANSSE EM PAZ NA ETERNIDADE.

Na foto abaixo, dona Sally com os 7 filhos e a enteada Paulininha, filha do marido Morton Faria


 
Paulininha, Carlos Faria, Fernando, Nelson Newton e Newton Nelson, Wilma, Fátima e Rui: os filhos de dona Sally.
 

Câmara instala painel eletrônico em Natal/RN

 
Fotos: Elpidio Junior (Tv Camara)
 
 





A Câmara Municipal de Natal enfim ficou muito mais moderna.
 
Um painel de led, como o que já tem em Mossoró, foi instalado no plenário da Casa.
 
Agora, como já acontece em Mossoró, a votações serão realizadas eletronicamente, uma forma de em tempo real vereadores, assessores, jornalistas e os mais importantes fiscais do legislativo, os eleitores poderão ter acesso ao voto do vereador que você elegeu.
 
Dica de música agora é aquela velha do molejo:"Todo mundo de olho, de olho, de olho, no voto dos caras".
 
A estreia do painel foi na sessão de ontem.
O painel, com 6 monitores, controla a presença dos vereadores, agiliza o processo de votação dos projetos, cronometra o tempo dos pronunciamentos e desliga os microfones do plenário

Argentino Jorge Mario Bergoglio é o Papa Francisco I


 
Inesperadíssimo? Surpresa? eu acho que não.

O Papa escolhido foi o Cardeal argentino, de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio.
Ele tem 76 anos e é o primeiro Papa latino-americano, e primeiro Jesuíta Papa.
Ele escolheu ser chamado de Papa Francisco I.
Ele é considerado um religioso humilde, que faz a própria comida e utiliza transporte público para se locomover, como tambem é muito comprometido com o social. Isso poderá fazer a diferença no seu papado que desejamos que seja duradouro e promissor a frente da comunidade católica em todo mundo.
 
Benevenute Papa Francisco I!

terça-feira, 5 de março de 2013

Tribunal de Justiça do RN é um dos primeiros tribunais estaduais a transmitir sessões ao vivo

A sessão das quartas-feiras do Tribunal de Justiça passará a ser transmitida ao vivo a partir de amanhã. Prevista para começar às 8h30, a sessão pode ser acompanhada pela internet, através do www.tjrn.jus.br
A iniciativa da nova gestão do TJ visa dar mais transparência às atividades do Tribunal.
“A exibição ao vivo das sessões jurídicas ordinárias do Pleno é mais um passo para o cumprimento de uma das principais metas da nossa gestão: a maior transparência das ações do Poder Judiciário. A partir desta quarta-feira, o cidadão comum poderá acompanhar os julgamentos de qualquer local onde possa acessar o site do Tribunal de Justiça, agilizando a propagação de medidas judiciais e dando conhecimento público às decisões dos desembargadores”, disse o presidente do TJ, desembargador Aderson Silvino.
“O Tribunal de Justiça segue o exemplo do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho, que passaram, recentemente, a exibir ao vivo suas sessões. Mas é um dos pioneiros, entre os tribunais estaduais, a dar acesso público via rede mundial de computadores”, ressalta a secretária de Comunicação Social do TJRN, jornalista Juliska Azevedo.

domingo, 3 de março de 2013

Vereador Luiz Almir participou de Audiência em Brasília no ultimo dia 27 de fevereiro, juntamente com o Ministro da Previdência Garibaldi Filho, do Senador Paulo Davim e Deputado Federal João Maia, com o Exmo. Sr. Jorge Ernesto Pinto Fraxe, Diretor Geral do DNIT.

Apadrinhado pelo ministro Garibaldi Filho, pelo senador Paulo Davim, e pelo deputado federal João Maia, o vereador Luiz Almir foi ao gabinete do diretor-geral do DNIT, Jorge Ernesto Pinto Fraxe na ultima quarta-feira.

Almir levou debaixo do braço, pedidos de ajuda ao Ministério para sanar problemas estruturais na antiga ponte de Igapó, no túnel de Neópolis (BR 101), e ainda para construção das passarelas da Tomaz Landim, em Igapó, e do Complexo Viário do Gancho, para desafogar o trânsito da entrada de São Gonçalo do Amarante…

O diretor do DNIT recebeu as reivindicações e adiantou a resposta de um pedido antigo, feito pelo deputado João Maia: o projeto de duplicação da Reta Tabajara, uma de suas principais lutas, está concluído, e o DNIT vem fazendo todos os esforços para inseri-la no PAC.
 

 
Parabéns a iniciativa do Vereador Luiz Almir, o unico vereador q foi a Brasilia falar por Natal e pela zona norte da cidade e isso deve sim ser aplaudido.
 

Vestibular da UERN começou hoje

O processo seletivo vocacionado(PSV 2013) da UERN, começou hoje e vai até amanhã. São 2.602 vagas disponibilizadas para uma disputa entre mais de 14.000 inscritos. O curso de medicina continua a ser o mais disputado, 140 concorrentes para uma vaga.
O PSV 2013 acontece em seis cidades: Natal, Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu e Caicó.
Os gabaritos serão divulgados duas horas após a conclusão das provas no site da UERN: www.uern.br/comperve

PRESENTE DO PREFEITO DE NATAL AOS ESTUDANTES DE NATAL. PREFEITURA DO NATAL ENTREGA CONTROLE DA MEIA-PASSAGEM AO SETURN


 A Prefeitura Municipal Do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB) entregou o controle total da meia-passagem de transportes ao SETURN (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal), sem pensar nas graves consequências deste ato, pois agora é o SETURN quem comanda o processo... estudantil e diz quem é estudante e quem tem o direito a meia-passagem em Natal, no mais, o Secretário Adjunto de Transportes Clodoaldo Cabral o responsável por esse processo na SEMOB, não tem acesso ou gerência sobre o sistema de cadastro dos estudantes.

No entanto, é de se espantar, a atitude do secretário adjunto, que mesmo sem exercer qualquer gerencia sobre o sistema de dados dos estudantes, insiste em exigir que as escolas se cadastrem e cadastrem seus estudantes em um sistema que sequer existe, pois o único sistema de dados da SEMOB foi transferido por completo para o SETURN. Portanto surgem as seguintes indagações: que cadastro seria este? O cadastro do SETURN?

Porque complicar um mecanismo que foi simplificado pela Legislação vigente (Lei Municipal 5.556/2004 e 5.670/2005), pois para estas bastaria o estudante apresentar a declaração da escola comprovando estar devidamente matriculado para adquirir sua carteira de estudante e, consequentemente, ter direito, irrestrito, a seus direitos estudantis, Logo a intenção do Secretário Adjunto da SEMOB é burocratizar o processo, retardando ao máximo que a carteira chegue à mão dos estudantes, gerando imensuráveis lucros aos empresários representados pelo SETURN.
Logo se constata que esta burocratização, sem precedentes, se coloca acima da Lei, prejudicando demasiadamente o direito constitucional a meia passagem, favorecendo o setor privado (SETURN) em detrimento do interesse público (Estudantes).

O sistema eletrônico (www.ieegratuita.com.br), o servidor e a senha de acesso ao programa em que as escolas devem cadastrar seus alunos pertencem agora ao SETURN, ou seja, é de uso exclusivo dos empresários, dados públicos sendo gerenciado pelo setor privado.

Atualmente o banco de dados contendo todas as informações dos alunos da rede pública e privada de ensino do município de Natal está hospedada no SETURN o que é inaceitável, além de ilegal. E pelo que se percebe, nem mesmo a Secretária de Mobilidade Urbana de Natal, a Sra. Elequicina Santos, tem planos para que a SEMOB volte a ter o controle total do sistema.

Começou o ano letivo de 2013 e o banco de dados utilizados é o de 2012, retardando o processo de emissão das carteiras do ano em curso, prejudicando diretamente os estudantes, obrigando estes a pagar pela passagem inteira aumentando, significativamente, os lucros das empresas de transporte público.

Ademais, vale o registro que o numero de estudantes, ou melhor, “falsos estudantes” com o sistema de passagem na mão dos empresários, SETURN, cresceu significativamente, comparado a época que este controle era exercido pela prefeitura, e operado pelas entidades estudantis, o que consubstancia na elevação da planilha de custos dos empresários, resultando diretamente no aumento do valor da passagem, argumento este, já experimentado por diversas vezes em Natal.
Vale mencionar, que o aumento do número de estudante é uma prática manipulada pelo SETURN, que distribui carteiras de estudantes para depois bloqueá-las, aumentando assim o numero de estudantes que futuramente irá justificar o aumento da tarifa de ônibus.

Em resumo, o que ocorre em natal é inaceitável, os empresários do setor de transporte público em Natal representados pelo SETURN controlam os dados, emitem e bloqueiam carteira dos estudantes sem qualquer fiscalização do poder público, vetando o estudante a usufruírem da meia passagem que é um direito garantido pela nossa Constituição Federal.

Portanto, só nos resta indagar até quando esta prática ilegal vai prevalecer em nossa cidade? Até quando os interesses dos empresários continuarão sobrepondo os direitos dos estudantes? E até quando o chefe do Executivo, o Ministério Público e o Poder Judiciário vai se omitir diante desta pratica criminosa que gera diariamente incontáveis lucros as empresas de transporte público em Natal.